No Irã, pessoas transgênero já eram reconhecidas há 3 mil anos

Um novo estudo sugere que uma civilização persa reconheceu o terceiro gênero, além do masculino e do feminino, há 3 mil anos.

Um estudo recente, que analisou 51 túmulos em Hasanlu, um sítio arqueológico situado no noroeste do Irã, mostra que os rituais funerários incluíram um terceiro gênero, além do masculino e do feminino, há 3 mil anos. A teoria é baseada no estudo de artefatos encontrados nos túmulos.

Os pesquisadores encontraram restos humanos nas escavações arqueológicas e, de acordo com as características morfológicas do esqueleto ou dos objetos encontrados no enterro, lhes atribuiram um sexo – masculino ou feminino.

Segundo Megan Cifarelli, historiadora de arte do Manhattanville College, ao analisar 51 túmulos, os pesquisadores procuraram descobrir quais objetos apareciam com mais frequência e o que poderiam significar.

Segundo o jornal israelense Haaretz, agulhas, alfinetes de vestuário e joias eram encontrados, geralmente, juntos e associados a esqueletos femininos, enquanto vasos de metal, armas e armaduras apareciam fortemente relacionados com restos mortais masculinos.

Essa combinação de artefatos, realizada por um algoritmo, revelou, porém, um dado curioso: em 20% das sepulturas existia uma combinação de artefatos habitualmente associados ao sexo masculino e ao sexo feminino em esqueletos de ambos os sexos.

Diário de Notícias dá o exemplo de um túmulo masculino, no qual foi encontrada uma ponta de flecha – artefato considerado masculino – e um alfinete de vestuário, que, afirma Megan Cifarelli, é o objeto “mais fortemente feminino que existe”.

Em outra sepultura, foi encontrada uma lâmina e um copo de metal ao lado de um alfinete e uma agulha, em um esqueleto cujo sexo não pode ser identificado. Os pesquisadores acreditam que o indivíduo em questão realizava atividades tradicionalmente masculinas, mas também usava roupas femininas.

Por esse motivo, mais do que duas categorias de artefatos, os pesquisadores descobriram que aquela sociedade reconheceu a existência de, pelo menos, três gêneros.

Embora não existam certezas de que os artefatos indicavam um gênero ou de que as ofertas não foram feitas ao acaso, Cifarelli acredita que a identidade de gênero desempenhou um papel importante na escolha dos artefatos.

“As categorias sociais que aparecem nos enterros são mais formais, menos individualizadas e geralmente conservadoras”, diz a especialista, que considera existirem poucas chances de uma mulher deixar cair os brincos acidentalmente no túmulo do marido, por exemplo.

Segundo os dados obtidos, 50% dos indivíduos sepultados eram homens, 20% mulheres e os restantes desconhecidos. A pesquisa não permite saber se o terceiro gênero era unicamente uma questão de identidade ou uma categoria social criada para pessoas com diferentes anatomias, como os intersexuais.

Para a especialista, a arte de Hasanlu ajuda a suportar a teoria de reconhecimento de um terceiro gênero, em uma época em que vários países debatem o reconhecimento legal de uma terceira categoria de gênero.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nunca existiu um terceiro gênero.
    De fato, o homossexualismo vem de milênios, acompanhando o aprofundamento da depravação humana. Os escritos de Moisés, +- 1.400 aC, já condenam essa prática, classificando-a como abominação perante o Senhor.
    As descobertas arqueológicas, todavia, ainda não comprovam nada do que a reportagem quer, entusiasmada, alardear. Por enquanto, apenas sugerem que os objetos do sexo oposto foram colocados junto ao morto, possivelmente, como prova de afeição do cônjuge.
    Mas, é claro, sempre há quem procure chifre em cabeça de cavalo. E, depois de muitas frustrações, acaba até acreditando que encontrou.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …