No Irã, pessoas transgênero já eram reconhecidas há 3 mil anos

Um novo estudo sugere que uma civilização persa reconheceu o terceiro gênero, além do masculino e do feminino, há 3 mil anos.

Um estudo recente, que analisou 51 túmulos em Hasanlu, um sítio arqueológico situado no noroeste do Irã, mostra que os rituais funerários incluíram um terceiro gênero, além do masculino e do feminino, há 3 mil anos. A teoria é baseada no estudo de artefatos encontrados nos túmulos.

Os pesquisadores encontraram restos humanos nas escavações arqueológicas e, de acordo com as características morfológicas do esqueleto ou dos objetos encontrados no enterro, lhes atribuiram um sexo – masculino ou feminino.

Segundo Megan Cifarelli, historiadora de arte do Manhattanville College, ao analisar 51 túmulos, os pesquisadores procuraram descobrir quais objetos apareciam com mais frequência e o que poderiam significar.

Segundo o jornal israelense Haaretz, agulhas, alfinetes de vestuário e joias eram encontrados, geralmente, juntos e associados a esqueletos femininos, enquanto vasos de metal, armas e armaduras apareciam fortemente relacionados com restos mortais masculinos.

Essa combinação de artefatos, realizada por um algoritmo, revelou, porém, um dado curioso: em 20% das sepulturas existia uma combinação de artefatos habitualmente associados ao sexo masculino e ao sexo feminino em esqueletos de ambos os sexos.

Diário de Notícias dá o exemplo de um túmulo masculino, no qual foi encontrada uma ponta de flecha – artefato considerado masculino – e um alfinete de vestuário, que, afirma Megan Cifarelli, é o objeto “mais fortemente feminino que existe”.

Em outra sepultura, foi encontrada uma lâmina e um copo de metal ao lado de um alfinete e uma agulha, em um esqueleto cujo sexo não pode ser identificado. Os pesquisadores acreditam que o indivíduo em questão realizava atividades tradicionalmente masculinas, mas também usava roupas femininas.

Por esse motivo, mais do que duas categorias de artefatos, os pesquisadores descobriram que aquela sociedade reconheceu a existência de, pelo menos, três gêneros.

Embora não existam certezas de que os artefatos indicavam um gênero ou de que as ofertas não foram feitas ao acaso, Cifarelli acredita que a identidade de gênero desempenhou um papel importante na escolha dos artefatos.

“As categorias sociais que aparecem nos enterros são mais formais, menos individualizadas e geralmente conservadoras”, diz a especialista, que considera existirem poucas chances de uma mulher deixar cair os brincos acidentalmente no túmulo do marido, por exemplo.

Segundo os dados obtidos, 50% dos indivíduos sepultados eram homens, 20% mulheres e os restantes desconhecidos. A pesquisa não permite saber se o terceiro gênero era unicamente uma questão de identidade ou uma categoria social criada para pessoas com diferentes anatomias, como os intersexuais.

Para a especialista, a arte de Hasanlu ajuda a suportar a teoria de reconhecimento de um terceiro gênero, em uma época em que vários países debatem o reconhecimento legal de uma terceira categoria de gênero.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nunca existiu um terceiro gênero.
    De fato, o homossexualismo vem de milênios, acompanhando o aprofundamento da depravação humana. Os escritos de Moisés, +- 1.400 aC, já condenam essa prática, classificando-a como abominação perante o Senhor.
    As descobertas arqueológicas, todavia, ainda não comprovam nada do que a reportagem quer, entusiasmada, alardear. Por enquanto, apenas sugerem que os objetos do sexo oposto foram colocados junto ao morto, possivelmente, como prova de afeição do cônjuge.
    Mas, é claro, sempre há quem procure chifre em cabeça de cavalo. E, depois de muitas frustrações, acaba até acreditando que encontrou.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …