No Irã, pessoas transgênero já eram reconhecidas há 3 mil anos

Um novo estudo sugere que uma civilização persa reconheceu o terceiro gênero, além do masculino e do feminino, há 3 mil anos.

Um estudo recente, que analisou 51 túmulos em Hasanlu, um sítio arqueológico situado no noroeste do Irã, mostra que os rituais funerários incluíram um terceiro gênero, além do masculino e do feminino, há 3 mil anos. A teoria é baseada no estudo de artefatos encontrados nos túmulos.

Os pesquisadores encontraram restos humanos nas escavações arqueológicas e, de acordo com as características morfológicas do esqueleto ou dos objetos encontrados no enterro, lhes atribuiram um sexo – masculino ou feminino.

Segundo Megan Cifarelli, historiadora de arte do Manhattanville College, ao analisar 51 túmulos, os pesquisadores procuraram descobrir quais objetos apareciam com mais frequência e o que poderiam significar.

Segundo o jornal israelense Haaretz, agulhas, alfinetes de vestuário e joias eram encontrados, geralmente, juntos e associados a esqueletos femininos, enquanto vasos de metal, armas e armaduras apareciam fortemente relacionados com restos mortais masculinos.

Essa combinação de artefatos, realizada por um algoritmo, revelou, porém, um dado curioso: em 20% das sepulturas existia uma combinação de artefatos habitualmente associados ao sexo masculino e ao sexo feminino em esqueletos de ambos os sexos.

Diário de Notícias dá o exemplo de um túmulo masculino, no qual foi encontrada uma ponta de flecha – artefato considerado masculino – e um alfinete de vestuário, que, afirma Megan Cifarelli, é o objeto “mais fortemente feminino que existe”.

Em outra sepultura, foi encontrada uma lâmina e um copo de metal ao lado de um alfinete e uma agulha, em um esqueleto cujo sexo não pode ser identificado. Os pesquisadores acreditam que o indivíduo em questão realizava atividades tradicionalmente masculinas, mas também usava roupas femininas.

Por esse motivo, mais do que duas categorias de artefatos, os pesquisadores descobriram que aquela sociedade reconheceu a existência de, pelo menos, três gêneros.

Embora não existam certezas de que os artefatos indicavam um gênero ou de que as ofertas não foram feitas ao acaso, Cifarelli acredita que a identidade de gênero desempenhou um papel importante na escolha dos artefatos.

“As categorias sociais que aparecem nos enterros são mais formais, menos individualizadas e geralmente conservadoras”, diz a especialista, que considera existirem poucas chances de uma mulher deixar cair os brincos acidentalmente no túmulo do marido, por exemplo.

Segundo os dados obtidos, 50% dos indivíduos sepultados eram homens, 20% mulheres e os restantes desconhecidos. A pesquisa não permite saber se o terceiro gênero era unicamente uma questão de identidade ou uma categoria social criada para pessoas com diferentes anatomias, como os intersexuais.

Para a especialista, a arte de Hasanlu ajuda a suportar a teoria de reconhecimento de um terceiro gênero, em uma época em que vários países debatem o reconhecimento legal de uma terceira categoria de gênero.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nunca existiu um terceiro gênero.
    De fato, o homossexualismo vem de milênios, acompanhando o aprofundamento da depravação humana. Os escritos de Moisés, +- 1.400 aC, já condenam essa prática, classificando-a como abominação perante o Senhor.
    As descobertas arqueológicas, todavia, ainda não comprovam nada do que a reportagem quer, entusiasmada, alardear. Por enquanto, apenas sugerem que os objetos do sexo oposto foram colocados junto ao morto, possivelmente, como prova de afeição do cônjuge.
    Mas, é claro, sempre há quem procure chifre em cabeça de cavalo. E, depois de muitas frustrações, acaba até acreditando que encontrou.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …