Jornalista britânica detida no Irã há 683 dias está sendo torturada

Free Nazanin / Facebook

A jornalista Nazanin Zaghari-Ratcliffe detida no Irã sob acusação de espionagem

A jornalista Nazanin Zaghari-Ratcliffe, que tem dupla nacionalidade britânica e iraniana, está presa no Irã há 683 dias, acusada de espionagem. O marido diz que ela é vítima de tortura e apela às Nações Unidas para intercederem pela sua libertação.

Nazanin Zaghari-Ratcliffe foi presa em Teerã quando se preparava para voltar para o Reino Unido com a filha bebê, após alguns dias em férias com os pais que vivem no Irã.

A jornalista da Reuters foi acusada de espionagem e está detida há 683 dias em condições de tortura, acusa o seu marido, Richard Ratcliffe, em carta enviada às Nações Unidas onde apela à organização para agir em prol da liberdade de Nazanin.

Richard Ratcliffe descreve o que define como um “catálogo de abusos”, notando que a mulher tem apresentado problemas que vão desde as dificuldades em andar, respirar e falar, até ataques de pânico e estresse pós-traumático.

O britânico refere que Nazanin foi mantida em isolamento na solitária durante mais de 8 meses, em uma cela com um metro e meio de largura, “sem janela e sem luz natural ou ar”, cita o The Independent. “As únicas horas em que lhe era permitido sair da cela era para os interrogatórios”, conta Richard.

O marido fala também da pressão psicológica de que Nazanin é alvo, frisando que não lhe deixaram ver a família durante 37 dias, nem sequer a filha de 21 meses, em uma altura em que ainda a amamentava. “Disseram repetidamente que o marido a tinha abandonado e que ele era infiel”, acrescenta Richard.

Em virtude deste quadro, sua “saúde física e psicológica se deteriorou bruscamente”, apresentando “dificuldade em andar” e “o cabelo começou a cair”, como relata o marido.

Quando a família pôde visitá-la, em maio do ano passado, Nazanin estava tão fraca que “não conseguiu se levantar da cadeira sem ajuda”, diz ainda Richard.

Richard conta também como a gafe do secretário dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Boris Johnson, que foi ao Irã para tentar negociar a libertação da jornalista, complicou sua situação.

O governante disse que a repórter tinha ido ao Irã para treinar jornalistas, o que levou as autoridades iranianas a aproveitarem esse dado para reforçarem a tese de que era uma espiã, com várias notícias divulgadas na televisão nacional que levaram Nazanin a sofrer ataques de pânico na prisão, diz Richard.

O marido da jornalista acusa as autoridades iranianas de usar suas esposa como “moeda de troca” para recuperarem 506 mil euros de uma dívida que remonta à década de 1970, no âmbito de um contrato de armamento assinado pelo Reino Unido antes da revolução iraniana de 1979.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano tem insistido que a jornalista está sendo tratada de forma justa, “de acordo com o devido processo judicial”, cita o jornal britânico.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …