Jovens nigerianas criam aplicativo que detecta remédios falsos

Após cruzar a informação coletada no código de barras de um remédio com uma base de dados, app gera alerta de autenticidade e especifica data de validade.

Até pouco tempo atrás, o Vale do Silício, na Califórnia, não era mais do que um ponto estranho no mapa para a nigeriana Promise Nnalue.  Agora, é um lugar de sonho onde ela e outras quatro amigas ganharam um concurso mundial de tecnologia pela criação de um aplicativo que detecta remédios falsos e determina sua data de validade.

“O aplicativo criado foi o ganhador porque ajuda a resolver um problema da vida real”, disse à Agência Efe a mentora das jovens, Uchenna Onwuamaegbu-Ugwu.

Ela se refere ao “FD Detector“, um aplicativo para a plataforma Android criado pelas nigerianas Promise Nnalue, Jessica Osita, Nwabuaku Osseu, Adaeze Onuigbo e Vivian Okoye, que têm entre 14 e 15 anos.  Uchenna Onwuamaegbu-Ugwu é criadora da ONG Edufun Technik STEM e capacitou as jovens nos campos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Após cruzar a informação coletada no código de barras de um remédio com uma base de dados, o aplicativo gera um alerta de autenticidade e especifica a data de validade. De acordo com autoridades médicas do país, a Nigéria possui o maior mercado de remédios falsificados da África. Eles chegam a 40% do total de importações, que, na maioria das vezes, vêm da Índia e da China.

Este comércio atinge especialmente a cidade de Onitsha, de onde elas são e onde vários cidadãos, incluindo uma das meninas, perderam parentes após tratamentos com remédios falsos.

O aplicativo foi apresentado em maio na capital da Nigéria, Abuja, durante a etapa regional do “Technovation Challenge”, um programa que encoraja jovens mulheres de todo o mundo a utilizar a tecnologia para resolver alguma demanda de sua comunidade.

As meninas ganharam o prêmio em nível nacional e, em agosto, venceram a etapa final no Vale do Silício, onde desbancaram oponentes de 12 países, incluindo Estados Unidos, China e Rússia.

No entanto, começar do zero não foi fácil. Elas precisaram enfrentar a desconfiança dos pais sobre os benefícios do projeto e o receio dos professores, que temiam que atrasassem o ano letivo.

Nem mesmo os colegas de turma mostraram grande apoio. “Disseram que estávamos perdendo o tempo”, lembrou Promise, pouco depois do sucesso na aclamada competição. A companheira Vivian, por outro lado, que não sabia digitar e nem acessar à internet, agora quer ser programadora.

A vitória trouxe reconhecimento internacional também para a Escola Regina Pacis Model, onde elas estudam, e colocou a cidade de Onitsha no mapa.

“Elas estão entusiasmadas, estão felizes e querem ver o que o futuro reserva em termos de mais conhecimento”, revelou à Efe Uchenna Onwuamaegbu-Ugwu.

Para ela, o trabalho bem feito e a fama conquistada pelas adolescentes prova que, apesar de partirem de uma situação não tão favorável como as estudantes de outros países, quando se oferece uma oportunidade, as pessoas são capazes de grandes feitos.

Uchenna Onwuamaegbu-Ugwu, que nasceu e cresceu na mesma região que as meninas, também não teve acesso a muitas oportunidades, por isso decidiu mudar a história das cinco jovens com o apoio da ONG.

“Além do reconhecimento, isso pode ajudar a aumentar o número de mulheres interessadas em ciência e tecnologia no nosso país”, opinou a jovem com entusiasmo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …