Marine Le Pen é indiciada por desvio de verbas públicas

Neno / Flickr

Marine Le Pen em um comício da Frente Nacional

Os juízes franceses requalificaram nesta sexta-feira (12) as acusações contra Marine Le Pen de “abuso de confiança” para “desvio de verbas públicas” no caso envolvendo assessores parlamentares europeus de seu partido Reunião Nacional (ex-Frente Nacional).

À rádio France Info, Marine Le Pen disse que “não há nenhum elemento novo no caso”, no momento em que saía do Palácio da Justiça de Paris, onde foi ouvida nesta sexta-feira.

A líder da extrema direita foi acusada em junho de 2017, por “abuso de confiança”, pois teria usado funcionários pagos pelo Parlamento Europeu para trabalhar em sua campanha presidencial.

Marine Le Pen não respondeu às perguntas dos juízes, argumentando que ela aguarda uma decisão da Corte de cassação sobre um recurso que deve ser examinado em 27 de novembro.

“A autoridade judicial não pode se tornar o arbitro de meu trabalho de deputada europeia”, argumentou. “Nós somos totalmente inocentes dos fatos alegados”, acrescentou.

O partido Reunião Nacional (RN) e sua presidente, Marine Le Pen, já estiveram implicados em outros casos na justiça. Três processos foram abertos durante as campanhas eleitorais de 2012 a 2015.

Além disso, Marine passou a ser alvo de uma investigação preliminar após publicar no Twitter um documento que corria em segredo de justiça, no qual o juiz lhe recomendava um laudo psiquiátrico após ela divulgar nas redes sociais fotos de atos do grupo Estado Islâmico.

Jean-Marie Le Pen envolvido em casos na justiça

Jean Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional e pai de Marine, também é outro muitas vezes envolvido em processos na justiça.

No início do mês, a procuradoria de Paris pediu uma multa de € 8 mil sob pena de prisão contra o líder histórico da extrema direita francesa, por incitação ao ódio após uma série de comentários homofóbicos, incluindo um contra um policial gay morto em um atentado em Paris no ano passado.

O patriarca do clã Le Pen, de 90 anos tem múltiplas condenações por comentários xenófobos e antissemitas. Em 2017, o ultradireitista estimou que o parceiro do policial Xavier Jugelé, morto em um atentado extremista na Champs-Élysées, não deveria ter falado tão abertamente de seu amor em uma cerimônia comemorativa nacional.

Acho que esse detalhe familiar deveria ter se mantido afastado desse tipo de cerimônia”, escreveu o eurodeputado em seu blog.

Ele também foi julgado por suas declarações de dezembro de 2016, quando afirmou que “os homossexuais seriam como sal na sopa: com pouco fica sem graça; se há muito, não é comestível”.

Alguns meses antes, ele havia relacionado homossexualidade e pedofilia. Apesar das declarações polêmicas, o advogado de Le Pen disse à AFP em fevereiro que seu cliente “não tem nada contra os homossexuais”, mas “reivindica seu direito de expressar a sua opinião”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …