Marine Le Pen é indiciada por desvio de verbas públicas

Neno / Flickr

Marine Le Pen em um comício da Frente Nacional

Os juízes franceses requalificaram nesta sexta-feira (12) as acusações contra Marine Le Pen de “abuso de confiança” para “desvio de verbas públicas” no caso envolvendo assessores parlamentares europeus de seu partido Reunião Nacional (ex-Frente Nacional).

À rádio France Info, Marine Le Pen disse que “não há nenhum elemento novo no caso”, no momento em que saía do Palácio da Justiça de Paris, onde foi ouvida nesta sexta-feira.

A líder da extrema direita foi acusada em junho de 2017, por “abuso de confiança”, pois teria usado funcionários pagos pelo Parlamento Europeu para trabalhar em sua campanha presidencial.

Marine Le Pen não respondeu às perguntas dos juízes, argumentando que ela aguarda uma decisão da Corte de cassação sobre um recurso que deve ser examinado em 27 de novembro.

“A autoridade judicial não pode se tornar o arbitro de meu trabalho de deputada europeia”, argumentou. “Nós somos totalmente inocentes dos fatos alegados”, acrescentou.

O partido Reunião Nacional (RN) e sua presidente, Marine Le Pen, já estiveram implicados em outros casos na justiça. Três processos foram abertos durante as campanhas eleitorais de 2012 a 2015.

Além disso, Marine passou a ser alvo de uma investigação preliminar após publicar no Twitter um documento que corria em segredo de justiça, no qual o juiz lhe recomendava um laudo psiquiátrico após ela divulgar nas redes sociais fotos de atos do grupo Estado Islâmico.

Jean-Marie Le Pen envolvido em casos na justiça

Jean Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional e pai de Marine, também é outro muitas vezes envolvido em processos na justiça.

No início do mês, a procuradoria de Paris pediu uma multa de € 8 mil sob pena de prisão contra o líder histórico da extrema direita francesa, por incitação ao ódio após uma série de comentários homofóbicos, incluindo um contra um policial gay morto em um atentado em Paris no ano passado.

O patriarca do clã Le Pen, de 90 anos tem múltiplas condenações por comentários xenófobos e antissemitas. Em 2017, o ultradireitista estimou que o parceiro do policial Xavier Jugelé, morto em um atentado extremista na Champs-Élysées, não deveria ter falado tão abertamente de seu amor em uma cerimônia comemorativa nacional.

Acho que esse detalhe familiar deveria ter se mantido afastado desse tipo de cerimônia”, escreveu o eurodeputado em seu blog.

Ele também foi julgado por suas declarações de dezembro de 2016, quando afirmou que “os homossexuais seriam como sal na sopa: com pouco fica sem graça; se há muito, não é comestível”.

Alguns meses antes, ele havia relacionado homossexualidade e pedofilia. Apesar das declarações polêmicas, o advogado de Le Pen disse à AFP em fevereiro que seu cliente “não tem nada contra os homossexuais”, mas “reivindica seu direito de expressar a sua opinião”.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …