Jovens americanos se suicidam mais depois de seriado na Netflix e não sabemos por quê

(dr) Netflix

De acordo com um estudo dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) dos EUA, a taxa de suicídios de jovens norte-americanos aumentou em quase um terço no mês seguinte à estreia do popular seriado da Netflix “13 Reasons Why” (na versão brasileira, “Os Treze Porquês”), em 2017.

O enredo conta a história de uma adolescente que deixa para trás uma série de 13 fitas descrevendo por que ela decidiu tirar sua própria vida. Os autores disseram que o estudo tem limitações e que eles não podem estabelecer um nexo causal direto entre o seriado e o aumento das taxas de suicídio, ou excluir outros fatores.

Vale mencionar que uma pesquisa anterior descobriu que “13 Reasons Why” estava associado a um risco reduzido de lesões autoprovocadas em alguns adultos jovens. A taxa de suicídio em abril de 2017 foi 28,9% maior entre os jovens dos EUA entre 10 e 17 anos do que seria esperado com base em tendências observadas em anos anteriores.

A pesquisa descobriu que as taxas de suicídio para crianças de 10 a 17 anos também foram maiores no resto do ano, resultando em um adicional estimado de 195 mortes por suicídio de abril a dezembro de 2017 versus expectativas baseadas em anos anteriores. O aumento foi impulsionado principalmente por jovens rapazes.

Um porta-voz da Netflix disse que a empresa havia acabado de ver o estudo e estava revisando-o. “É um tópico extremamente importante e temos trabalhado duro para garantir que lidamos com essa questão delicada com responsabilidade”, disse.

O porta-voz também afirmou que a pesquisa está em conflito com uma descoberta recente de uma equipe da Universidade da Pensilvânia (EUA). Nesse estudo com jovens de 18 a 29 anos, os cientistas descobriram que os estudantes que assistiram toda a segunda temporada de “13 Reasons Why” eram menos propensos a relatar pensamentos suicidas do que aqueles que não assistiram à série.

O último episódio da primeira temporada mostrou a protagonista cortando seus pulsos em uma banheira. A cena gráfica causou uma reação entre pais e profissionais de saúde, o que levou a plataforma Netflix a colocar avisos adicionais aos espectadores e direcioná-los a grupos de apoio em 2017. Uma segunda temporada foi lançada em maio de 2018 e uma terceira já foi encomendada pela companhia.

O presidente-executivo Reed Hastings defendeu a renovação da terceira temporada em uma reunião de acionistas em junho de 2018. “’13 Reasons Why’ foi muito popular e bem-sucedida. É um conteúdo envolvente. É controverso. Mas ninguém tem que assistir”, argumentou.

Os pesquisadores apoiados pelo NIH disseram que suas descobertas “devem servir como um lembrete para se estar atento aos possíveis impactos não intencionais da representação do suicídio e como um apelo à indústria do entretenimento e à mídia para que usem as melhores práticas ao se envolver com esse tópico”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …