Juiz condena 19 agentes de Pinochet por morte e desaparecimento de opositores

fpealvarez / Flickr

O antigo presidente do Chile, Augusto Pinochet

Um juiz especial do Chile condenou 19 ex-agentes da ditadura de Augusto Pinochet pelo desaparecimento de 16 opositores do regime e o homicídio de um outro em 1976, informaram neste sábado fontes oficiais.

Segundo o processo conduzido pelo juiz Leopoldo Llanos, da Corte de Apelações de Santiago, os opositores assassinados pelo regime de Augusto Pinochet eram dirigentes do Partido Comunista que atuavam na clandestinidade e foram presos em uma operação que tinha como objetivo matá-los.

Vários dos presos na operação foram mortos no quartel Simón Bolívar, um local revelado apenas há poucos anos. Nenhum prisioneiro do regime levado até lá deixou a prisão com vida.

Um membro arrependido da Direção de Inteligência Nacional (Dina), a polícia da ditadura de Pinochet, revelou que, no quartel, os presos foram agredidos e torturados com injeções de cianureto. Em alguns casos foi usado até gás sarín.

Os corpos eram jogados em sacos com barras de metal e levados a campos militares. De lá, eram colocados em helicópteros e jogados no mar. Outros cadáveres foram escondidos em terrenos do próprio Exército e em minas abandonadas.

Em 1990, em um terreno do Exército perto de Santiago, que tinha sido vendido anos antes, uma construtora encontrou três corpos, um deles de Eduardo Canteros Prado, uma das vítimas do caso.

Vários dos condenados hoje já estão presos por terem também sido considerados culpados em outros casos de violação de direitos humanos.

Um deles é o brigadeiro Pedro Espinoza, ex-subdiretor da Dina, que soma uma pena de mais de 500 anos de prisão. Desta vez, ele foi condenado a 20 anos de reclusão pelos 16 desaparecimentos e a mais 20 anos pelo homicídio qualificado de Eduardo Canteros.

Na parte civil, o juiz aceitou as demandas apresentadas pelos familiares das vítimas e condenou o governo do Chile a pagar 2,42 bilhões de pesos (cerca de R$ 11,7 milhões) em indenizações.

Durante a ditadura de Pinochet (1973-1990), cerca de 3.200 chilenos foram mortos por agentes do regime. Do total, 1.192 são considerados como presos desaparecidos. Além disso, 33 mil pessoas foram detidas e torturadas por motivos políticos.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Japão lembra 75 anos de bomba de Hiroshima e pede união contra armas nucleares

Esta quinta-feira (6) marca o 75º aniversário do primeiro ataque com bomba atômica do mundo. Cerca de 140 mil pessoas morreram no bombardeio à cidade japonesa, realizado pelo Estados Unidos no fim da Segunda Guerra …

Donald Trump determina bloqueio do TikTok e WeChat nos EUA em 45 dias

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na noite de ontem (6) uma ordem executiva determinando o fim de relações com as empresas responsáveis pelos apps TikTok e WeChat no país norte-americano. Em comunicado emitido …

Brasil caminha para ter 200 mil mortes pelo coronavírus até outubro, diz especialista

Na semana em que o Brasil deverá registrar 100 mil mortes pelo novo coronavírus, um especialista brasileiro indica que o país caminha para dobrar esse número em dois meses, atingindo 200 mil óbitos pela pandemia …

Petição defende que França assuma controle do Líbano

Suspeita de que desastre em Beirute foi causado por negligência eleva indignação dos libaneses, que pedem mandato francês pelos próximos dez anos no país. Apelo recebe mais de 50 mil assinaturas após visita de Macron. Quase …

Macron visita Beirute devastada e cobra reformas no Líbano

Presidente francês visita local da explosão e ouve apelos por mudanças por parte da população, para quem o desastre é consequência de anos de corrupção, caos público e má gestão. O presidente da França, Emmanuel Macron, …

Após ser engolido, besouro consegue escapar do intestino dos sapos

Uma pesquisa mostrou que o besouro aquático Regimbartia attenuata tem a capacidade de sobreviver ser engolido por um sapo. Todos já ingerimos coisas que parecem querer sair correndo de dentro de nós, mas deve ser muito …

Disney+ chegará à América Latina em novembro

Ao divulgar que ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes, a Disney também reforçou uma informação que traz esperança a muita gente: o Disney+ deve mesmo chegar à América Latina em novembro. A informação foi …

China exorta Trump a não abrir 'caixa de Pandora' com aquisição do TikTok

China apela aos EUA que não abram a caixa de Pandora, exigindo vender a companhia TikTok, eles serão os próprios culpados pelas consequências, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin. O presidente …

Twitter bloqueia conta oficial de campanha de Trump

O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) ter bloqueado temporariamente a conta oficial da campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por conta de um tuíte que continha informação equivocada sobre a …

Líbano inicia luto nacional e recebe ajuda internacional

Diversos países enviam suprimentos médicos a Beirute. Presidente da França chega ao Líbano para avaliar situação. Megaexplosão deixou ao menos 137 mortos, incluindo diplomata alemão, e mais de 5 mil feridos. Beirute amanheceu nesta quinta-feira (06/08) …