Juiz condena 19 agentes de Pinochet por morte e desaparecimento de opositores

fpealvarez / Flickr

O antigo presidente do Chile, Augusto Pinochet

Um juiz especial do Chile condenou 19 ex-agentes da ditadura de Augusto Pinochet pelo desaparecimento de 16 opositores do regime e o homicídio de um outro em 1976, informaram neste sábado fontes oficiais.

Segundo o processo conduzido pelo juiz Leopoldo Llanos, da Corte de Apelações de Santiago, os opositores assassinados pelo regime de Augusto Pinochet eram dirigentes do Partido Comunista que atuavam na clandestinidade e foram presos em uma operação que tinha como objetivo matá-los.

Vários dos presos na operação foram mortos no quartel Simón Bolívar, um local revelado apenas há poucos anos. Nenhum prisioneiro do regime levado até lá deixou a prisão com vida.

Um membro arrependido da Direção de Inteligência Nacional (Dina), a polícia da ditadura de Pinochet, revelou que, no quartel, os presos foram agredidos e torturados com injeções de cianureto. Em alguns casos foi usado até gás sarín.

Os corpos eram jogados em sacos com barras de metal e levados a campos militares. De lá, eram colocados em helicópteros e jogados no mar. Outros cadáveres foram escondidos em terrenos do próprio Exército e em minas abandonadas.

Em 1990, em um terreno do Exército perto de Santiago, que tinha sido vendido anos antes, uma construtora encontrou três corpos, um deles de Eduardo Canteros Prado, uma das vítimas do caso.

Vários dos condenados hoje já estão presos por terem também sido considerados culpados em outros casos de violação de direitos humanos.

Um deles é o brigadeiro Pedro Espinoza, ex-subdiretor da Dina, que soma uma pena de mais de 500 anos de prisão. Desta vez, ele foi condenado a 20 anos de reclusão pelos 16 desaparecimentos e a mais 20 anos pelo homicídio qualificado de Eduardo Canteros.

Na parte civil, o juiz aceitou as demandas apresentadas pelos familiares das vítimas e condenou o governo do Chile a pagar 2,42 bilhões de pesos (cerca de R$ 11,7 milhões) em indenizações.

Durante a ditadura de Pinochet (1973-1990), cerca de 3.200 chilenos foram mortos por agentes do regime. Do total, 1.192 são considerados como presos desaparecidos. Além disso, 33 mil pessoas foram detidas e torturadas por motivos políticos.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …