Brasileiros acreditam que apps são tão essenciais quanto respirar e comer

(dr) TheBitBag

Desenvolvidos sob os codenames Sailfish e Marlin, os smartphones Pixel e Pixel XL são os prováveis substitutos para a família Nexus

Segundo os resultados do Relatório de Inteligência de Aplicativos, realizado pela companhia A10 Networks, aplicativos para uso pessoal e profissional são extremamente essenciais para a maioria das pessoas no mundo inteiro, com uma importância equivalente às necessidades básicas de qualquer ser humano, como comer, respirar e socializar.

Para a realização do levantamento, foram apuradas as opiniões de mais de 2 mil pessoas que trabalham no setor de negócios e TI de empresas dos mais diversos setores em 10 países, cujos territórios nacionais apresentam as maiores economias e possuem taxa crescente de adoção de tecnologias nos últimos anos, incluindo, além do Brasil, Alemanha, França, China, Índia, Singapura, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

A pesquisa utilizou perguntas simples e diretas para analisar os aspectos humanos e culturais causado pelas tendências tecnológicas, sobretudo, das interações das pessoas com os aplicativos móveis e as possíveis implicações crescentes envolvendo a segurança da informação e o seu impacto na vida pessoal e profissional das pessoas.

O resultado da pesquisa revelou que 58% dos brasileiros consideram que os aplicativos são tão importantes quanto água, comida e moradia, em comparação com a média de global de 49%.

Ao serem questionados a respeito da dependência dos apps, 96% dos brasileiros responderam que não poderiam viver sem eles ou até conseguiriam, mas com muito esforço. Nesse último aspecto, a média mundial também é alta, com o expressivo número de 84%.

Além disso, os brasileiros ainda responderam que preferem perder as calças e as chaves do carro em vez de perderem o aparelho móvel, ficando atrás apenas dos sul-coreanos e chineses.

Segurança nos smartphones

Apesar de toda a dependência dos aplicativos, os brasileiros só se mostraram preocupados com a segurança de seus dados ao baixar e instalar aplicativos – 86% dos entrevistados admitem que há riscos, número acima da média global, de 83%.

Entretanto, aproximadamente dois terços dos usuários brasileiros de smartphones confiam nos desenvolvedores de aplicativos e no departamento de TI das empresas para cuidarem da segurança de seus aparelhos contra cibercriminosos.

Outro hábito preocupante dos brasileiros está relacionado ao uso de senhas, com 44% dos participantes da pesquisa afirmando que utilizam a mesma combinação de acesso para boa parte de seus aplicativos e serviços, frente aos 40% apresentados pela média global.

Caso queira conferir o relatório completo, basta acessar o site oficial do relatório e realizar um breve cadastro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …