Brasileiros acreditam que apps são tão essenciais quanto respirar e comer

(dr) TheBitBag

Desenvolvidos sob os codenames Sailfish e Marlin, os smartphones Pixel e Pixel XL são os prováveis substitutos para a família Nexus

Segundo os resultados do Relatório de Inteligência de Aplicativos, realizado pela companhia A10 Networks, aplicativos para uso pessoal e profissional são extremamente essenciais para a maioria das pessoas no mundo inteiro, com uma importância equivalente às necessidades básicas de qualquer ser humano, como comer, respirar e socializar.

Para a realização do levantamento, foram apuradas as opiniões de mais de 2 mil pessoas que trabalham no setor de negócios e TI de empresas dos mais diversos setores em 10 países, cujos territórios nacionais apresentam as maiores economias e possuem taxa crescente de adoção de tecnologias nos últimos anos, incluindo, além do Brasil, Alemanha, França, China, Índia, Singapura, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

A pesquisa utilizou perguntas simples e diretas para analisar os aspectos humanos e culturais causado pelas tendências tecnológicas, sobretudo, das interações das pessoas com os aplicativos móveis e as possíveis implicações crescentes envolvendo a segurança da informação e o seu impacto na vida pessoal e profissional das pessoas.

O resultado da pesquisa revelou que 58% dos brasileiros consideram que os aplicativos são tão importantes quanto água, comida e moradia, em comparação com a média de global de 49%.

Ao serem questionados a respeito da dependência dos apps, 96% dos brasileiros responderam que não poderiam viver sem eles ou até conseguiriam, mas com muito esforço. Nesse último aspecto, a média mundial também é alta, com o expressivo número de 84%.

Além disso, os brasileiros ainda responderam que preferem perder as calças e as chaves do carro em vez de perderem o aparelho móvel, ficando atrás apenas dos sul-coreanos e chineses.

Segurança nos smartphones

Apesar de toda a dependência dos aplicativos, os brasileiros só se mostraram preocupados com a segurança de seus dados ao baixar e instalar aplicativos – 86% dos entrevistados admitem que há riscos, número acima da média global, de 83%.

Entretanto, aproximadamente dois terços dos usuários brasileiros de smartphones confiam nos desenvolvedores de aplicativos e no departamento de TI das empresas para cuidarem da segurança de seus aparelhos contra cibercriminosos.

Outro hábito preocupante dos brasileiros está relacionado ao uso de senhas, com 44% dos participantes da pesquisa afirmando que utilizam a mesma combinação de acesso para boa parte de seus aplicativos e serviços, frente aos 40% apresentados pela média global.

Caso queira conferir o relatório completo, basta acessar o site oficial do relatório e realizar um breve cadastro.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …