Segundo os resultados do Relatório de Inteligência de Aplicativos, realizado pela companhia A10 Networks, aplicativos para uso pessoal e profissional são extremamente essenciais para a maioria das pessoas no mundo inteiro, com uma importância equivalente às necessidades básicas de qualquer ser humano, como comer, respirar e socializar.
Para a realização do levantamento, foram apuradas as opiniões de mais de 2 mil pessoas que trabalham no setor de negócios e TI de empresas dos mais diversos setores em 10 países, cujos territórios nacionais apresentam as maiores economias e possuem taxa crescente de adoção de tecnologias nos últimos anos, incluindo, além do Brasil, Alemanha, França, China, Índia, Singapura, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.
A pesquisa utilizou perguntas simples e diretas para analisar os aspectos humanos e culturais causado pelas tendências tecnológicas, sobretudo, das interações das pessoas com os aplicativos móveis e as possíveis implicações crescentes envolvendo a segurança da informação e o seu impacto na vida pessoal e profissional das pessoas.
O resultado da pesquisa revelou que 58% dos brasileiros consideram que os aplicativos são tão importantes quanto água, comida e moradia, em comparação com a média de global de 49%.
Ao serem questionados a respeito da dependência dos apps, 96% dos brasileiros responderam que não poderiam viver sem eles ou até conseguiriam, mas com muito esforço. Nesse último aspecto, a média mundial também é alta, com o expressivo número de 84%.
Além disso, os brasileiros ainda responderam que preferem perder as calças e as chaves do carro em vez de perderem o aparelho móvel, ficando atrás apenas dos sul-coreanos e chineses.
Segurança nos smartphones
Apesar de toda a dependência dos aplicativos, os brasileiros só se mostraram preocupados com a segurança de seus dados ao baixar e instalar aplicativos – 86% dos entrevistados admitem que há riscos, número acima da média global, de 83%.
Entretanto, aproximadamente dois terços dos usuários brasileiros de smartphones confiam nos desenvolvedores de aplicativos e no departamento de TI das empresas para cuidarem da segurança de seus aparelhos contra cibercriminosos.
Outro hábito preocupante dos brasileiros está relacionado ao uso de senhas, com 44% dos participantes da pesquisa afirmando que utilizam a mesma combinação de acesso para boa parte de seus aplicativos e serviços, frente aos 40% apresentados pela média global.
Caso queira conferir o relatório completo, basta acessar o site oficial do relatório e realizar um breve cadastro.
// CanalTech