Limitar aquecimento global a 1,5ºC exige redução drástica de gases poluentes, mostra relatório

Manter a temperatura da Terra a 1,5°C será impossível sem uma redução massiva das emissões de gases poluentes. É o que mostra um novo relatório divulgado pela ONU nesta quinta-feira (16). O documento “United in Science 2021”, elaborado por várias agências da organização e cientistas associados, é divulgado poucas semanas antes da COP26, que começa dia 31 de outubro em Glasgow, na Escócia.

De acordo com o relatório, as mudanças climáticas e suas consequências estão cada vez mais graves, e a redução temporária das emissões de CO2 na atmosfera, decorrente da pandemia de Covid-19, não desacelerou o efeito estufa. O Acordo de Paris de 2015 sobre mudanças climáticas, assinado durante a COP21, recomendou que o aquecimento global ficasse abaixo de 2ºC em relação ao nível pré-industrial – o ideal sendo 1,5°C.

Para o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o relatório é um diagnóstico alarmante, que mostra a que ponto “nós desviamos da trajetória” que conduziam aos objetivos do Acordo de Paris.

“Neste ano, as emissões de energia fóssil cresceram, as concentrações de gases continuam aumentando, e eventos metereológicos graves, relacionados à atividade humana, afetaram a saúde, a vida e os meios de subsistência em todos os continentes”, escreve Guterres no documento. “Se não reduzirmos imediatamente e em grande escala as emissões, limitar o aquecimento a 1,5ºC será impossível, com consequências catastróficas para a população e o planeta”, declara.

Efeito pandêmico

As emissões de gases poluentes atingiram seu pico em 2019, antes da queda de 5,6% em 2020, causada pelas restrições e a desaceleração econômica decorrente da pandemia. Em 2021, apesar da diminuição do transporte aéreo e marítimo, elas voltaram a crescer e praticamente atingiram o mesmo nível de dois anos atrás.

Outro problema é que as concentrações dos principais gases que provocam o aquecimento, como o CO2, o metano e o protóxido de azoto, continuaram a aumentar em 2020 e nos primeiros meses de 2021. Globalmente, apesar da diminuição em 2020, ela foi insuficiente para “inverter a variação natural” da concentração desses gases, influenciando pouco o efeito final.

A temperatura média global da Terra entre 2017 e 2021, incluindo os dados deste ano até junho, é estimada entre + 1,06ºC e + 1,26ºC em relação ao período pré-industrial (1850-1900). “O mundo está em um momento crítico, e o relatório mostra que não temos mais tempo a perder”, estimou o secretário-geral da ONU.

Fim da humanidade em jogo?

O Canadá registrou um recorde de calor em junho, com 49,6º C em Lytton, na Colômbia britânica. A onda de calor no noroeste do Pacífico foi um evento raro, mas teria sido virtualmente impossível sem a mudança climática provocada pelos humanos”, indica o documento.

Em relação às graves enchentes em julho na Alemanha, a ONU estima que a atividade humana “aumenta a possibilidade e intensidade desse tipo de acontecimento”.

O número de países que se comprometeram a zerar as emissões é encorajador, mas, até 2030, são necessárias ações mais impactantes para atingir esse objetivo, ressaltou. “Nosso futuro está em jogo”, preveniu o representante da ONU.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …