Local utilizado pela Coreia do Norte para testes nucleares entra em colapso; e há risco de vazar radiação

(dv) KCNA / YONHAP

De acordo com um estudo recente, as instalações nucleares de Pyunggye-ri, na Coreia do Norte, entrou em colapso parcial após o maior teste já realizado pelos norte-coreanos, em setembro do ano passado.

O principal local utilizado para a realização de testes de mísseis nucleares na Coreia do Norte entrou em colapso parcialmente, tornando-se pouco seguro para a realização de novos testes, avança o Público.

A pesquisa conclui que ocorreu um colapso parcial da montanha que contém os túneis utilizados para os testes, o Monte Mantap, colapso que torna o local inutilizável. Além disso, segundo os pesquisadores, há risco de vazamento de radiação.

A teoria é defendida num estudo recente realizado por geólogos chineses da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hefei, divulgado no The Guardian nesta quinta-feira (26).

O local fica em uma zona montanhosa no norte do país, em Pyunggye-ri. Esse foi o lugar escolhido para os seis testes nucleares levados a cabo pelo regime desde 2006. O estudo indica que, caso haja novos teses do gênero, o local está sujeito a vazamentos de material radioativo, tornando-o praticamente inutilizável.

De acordo com o Público, as conclusões do estudo nos oferecem uma nova perspectiva sobre as promessas de desnuclearizar o país, feitas por Kim Jong-un, líder do regime norte-coreano.

Há uma semana, a Coreia do Norte anunciou que iria suspender os testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais, desmantelando as instalações de Pyunggye-ri, a partir de 21 de abril, uma decisão anunciada pouco antes do encontro com Moon Jae-in, líder da Coreia do Sul, marcado para esta sexta-feira (27).

Em setembro foi feito o sexto teste nuclear do regime de Kim, condenado por várias nações e por representantes da ONU e que levou os Estados Unidos a afirmar que atacariam a Coreia do Norte face a qualquer ameaça ao seu território.

O sexto ensaio nuclear causou um abalo sísmico de magnitude 6.3 na Escala Ritcher e pode ter sido um dos responsáveis pela instabilidade das instalações, já que as explosões nucleares liberam grandes quantidades de calor e energia.

O estudo será publicado nas Geophysical Research Letters e reitera a necessidade de vigiar a Coreia do Norte, sobretudo no que toca à liberação de materiais radioativos depois da destruição parcial das instalações nucleares.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA e Brasil querem barrar governo Maduro na Organização Pan-Americana da Saúde

Os Estados Unidos, o Brasil e outros 11 países rejeitaram nesta segunda-feira (28) a legitimidade do governo de Nicolás Maduro na Venezuela para participar do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A …

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …