Londres rejeita pedido do Equador para conceder estatuto diplomático a Assange

O governo britânico rejeitou nesta quinta-feira (11) o pedido do Equador para conceder estatuto diplomático ao fundador do portal WikiLeaks, noticiaram vários meios de comunicação.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico recusou o pedido e lembrou a Quito que a única solução é Julian Assange se entregar à justiça, de acordo com a informação divulgada nas edições digitais da mídia inglesa.

O estatuto diplomático permitiria ao fundador do WikiLeaks deixar a embaixada equatoriana em Londres, onde vive há mais de cinco anos.

De acordo com uma fonte do Foreign Office, citada pelo The Guardian, “o governo do Equador solicitou recentemente o estatuto diplomático para Assange”, mas “o Reino Unido não atendeu a esse pedido” e Londres “nem sequer se encontra em conversas com o Equador sobre esse assunto”.

“O Equador sabe que a forma de resolver este problema é Julian Assange deixar a embaixada para enfrentar a justiça”, acrescentou a mesma fonte ao jornal.

Por seu lado, o The Times assegurou que o fundador do WikiLeaks “recebeu um passaporte e documentos de identidade equatorianos, alimentando a especulação de que em breve poderia ser transferido da embaixada em Londres”. O diário também deu conta do “não” do governo britânico ao pedido de Quito.

A mídia do Equador escreveu, na terça-feira (9), que Assange tinha recebido um documento de identidade equatoriano, mas a diplomacia do país não confirmou a informação.

Nesse mesmo dia, a ministra dos Negócios Estrangeiros equatoriana, María Fernanda Espinosa, afirmou que os rumores relativos à possibilidade de ser concedida nacionalidade equatoriana a Assange “não mereciam nem os comentários nem as opiniões” da diplomacia, ainda mais se tratando de um assunto “tremendamente delicado” que se aborda de forma bilateral com o Reino Unido.

Julian Assange se refugiou na embaixada do Equador em Londres, em junho de 2012, para escapar do mandado de prisão europeu emitido pela Suécia, na sequência de acusações de violação sexual, as quais sempre negou, afirmando que as relações sexuais com a denunciante foram consentidas.

O mandado foi retirado em maio do ano passado, depois de a procuradoria sueca ter anunciado o abandono do processo por violação contra o fundador do WikiLeaks, encerrando uma saga judicial que durava desde 2010.

Apesar da decisão da procuradoria sueca, Assange continua na representação diplomática por receio de ser preso pelas autoridades britânicas e deportado para os EUA, onde pode ser julgado pela publicação de documentos militares e diplomáticos confidenciais.

O WikiLeaks, lançado em 2006, se tornou conhecido por divulgar vídeos do exército norte-americano em Bagdá, no Iraque, e depois por tornar públicos relatórios confidenciais das Forças Armadas norte-americanas sobre a guerra no Afeganistão e no Iraque.

No entanto, é com a divulgação, em finais de novembro de 2010, de milhares de telegramas diplomáticos norte-americanos que Assange e seu site se tornaram definitivamente um alvo para a administração norte-americana.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …