Londres rejeita pedido do Equador para conceder estatuto diplomático a Assange

O governo britânico rejeitou nesta quinta-feira (11) o pedido do Equador para conceder estatuto diplomático ao fundador do portal WikiLeaks, noticiaram vários meios de comunicação.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico recusou o pedido e lembrou a Quito que a única solução é Julian Assange se entregar à justiça, de acordo com a informação divulgada nas edições digitais da mídia inglesa.

O estatuto diplomático permitiria ao fundador do WikiLeaks deixar a embaixada equatoriana em Londres, onde vive há mais de cinco anos.

De acordo com uma fonte do Foreign Office, citada pelo The Guardian, “o governo do Equador solicitou recentemente o estatuto diplomático para Assange”, mas “o Reino Unido não atendeu a esse pedido” e Londres “nem sequer se encontra em conversas com o Equador sobre esse assunto”.

“O Equador sabe que a forma de resolver este problema é Julian Assange deixar a embaixada para enfrentar a justiça”, acrescentou a mesma fonte ao jornal.

Por seu lado, o The Times assegurou que o fundador do WikiLeaks “recebeu um passaporte e documentos de identidade equatorianos, alimentando a especulação de que em breve poderia ser transferido da embaixada em Londres”. O diário também deu conta do “não” do governo britânico ao pedido de Quito.

A mídia do Equador escreveu, na terça-feira (9), que Assange tinha recebido um documento de identidade equatoriano, mas a diplomacia do país não confirmou a informação.

Nesse mesmo dia, a ministra dos Negócios Estrangeiros equatoriana, María Fernanda Espinosa, afirmou que os rumores relativos à possibilidade de ser concedida nacionalidade equatoriana a Assange “não mereciam nem os comentários nem as opiniões” da diplomacia, ainda mais se tratando de um assunto “tremendamente delicado” que se aborda de forma bilateral com o Reino Unido.

Julian Assange se refugiou na embaixada do Equador em Londres, em junho de 2012, para escapar do mandado de prisão europeu emitido pela Suécia, na sequência de acusações de violação sexual, as quais sempre negou, afirmando que as relações sexuais com a denunciante foram consentidas.

O mandado foi retirado em maio do ano passado, depois de a procuradoria sueca ter anunciado o abandono do processo por violação contra o fundador do WikiLeaks, encerrando uma saga judicial que durava desde 2010.

Apesar da decisão da procuradoria sueca, Assange continua na representação diplomática por receio de ser preso pelas autoridades britânicas e deportado para os EUA, onde pode ser julgado pela publicação de documentos militares e diplomáticos confidenciais.

O WikiLeaks, lançado em 2006, se tornou conhecido por divulgar vídeos do exército norte-americano em Bagdá, no Iraque, e depois por tornar públicos relatórios confidenciais das Forças Armadas norte-americanas sobre a guerra no Afeganistão e no Iraque.

No entanto, é com a divulgação, em finais de novembro de 2010, de milhares de telegramas diplomáticos norte-americanos que Assange e seu site se tornaram definitivamente um alvo para a administração norte-americana.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Reprovação a Bolsonaro volta a subir, afirma Datafolha

O Instituto Datafolha apurou que a reprovação ao governo do presidente Jair Bolsonaro aumentou ainda mais, passando para 53% entre as pessoas consultadas, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/02) pelo jornal Folha de S. …

Empresa norueguesa assegura que pode 'eliminar' furacões antes que se tornem destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de cortina de bolhas proposto pela empresa poderia ela própria provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, startup norueguesa, assegura que sua tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem poderosos …

Limitar aquecimento global a 1,5ºC exige redução drástica de gases poluentes, mostra relatório

Manter a temperatura da Terra a 1,5°C será impossível sem uma redução massiva das emissões de gases poluentes. É o que mostra um novo relatório divulgado pela ONU nesta quinta-feira (16). O documento "United …

Alemanha libera entrada para brasileiros que apresentem teste negativo

A Alemanha vai deixar de considerar o Brasil como área de alto risco na pandemia do novo coronavírus a partir deste domingo, anunciou nesta sexta-feira (17/09) o Instituto Robert Koch (RKI), a agência governamental alemã …

Assembleia-Geral da ONU: exigência de vacina ainda não está decidida, mas é improvável que Bolsonaro seja barrado

Perdeu força a possibilidade de que líderes de países tenham que comprovar que se vacinaram contra a covid-19 para participar da 76ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece na semana que vem …

Submarinos: França perde o "contrato do século" para a Austrália, que opta por EUA e Reino Unido

O jornal econômico Les Echos estampa em sua primeira página desta quinta-feira (16) uma notícia, ainda no condicional, que se concretizaria durante a madrugada: "A Austrália desiste de uma encomenda de 12 submarinos franceses …

VSR: o pouco conhecido vírus que se espalha entre crianças no mundo e também no Brasil

No início de 2021, a equipe do Hospital Infantil de Maimonides, no Brooklyn, em Nova York (EUA), começou a experimentar uma cautelosa sensação de alívio. Os casos de covid-19 na cidade estavam em queda. Como …

Com popularidade em queda, premiê britânico Boris Johnson reforma equipe de governo

Após semanas de boatos, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, decidiu modificar o governo nesta quarta-feira para formar uma "equipe unida" e enfrentar os desafios depois de um ano e meio de pandemia e em …

Relatório lista mais de uma dezena de crimes atribuídos a Bolsonaro

Um grupo de juristas liderados pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior entregou nesta terça-feira (14/09) à CPI da Pandemia um relatório de 226 páginas com possíveis crimes cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro durante a …

Simulação virtual mais realista de sempre do Universo é revelada

Um dos aspectos mais incríveis da simulação é que mostra a evolução da matéria durante praticamente os 13,8 bilhões de anos de história do Universo, desde o Big Bang até a atualidade. Uma equipe internacional de …