Cientistas flagram louva-a-deus pescando na Índia

R. Puttaswamaiah

Os louva-a-deus são capazes de capturar e comer vários tipos de animais, desde insetos, lagartos, pequenos pássaros e até cobras e sapos. O que ainda não se sabia é que esse animal era capaz de pescar.  

Um grupo de cientistas observou, pela primeira vez, um louva-a-deus na Índia se alimentando de um peixe. De acordo com um novo estudo, publicado na semana passada, esta é a primeira vez que o comportamento é observado.

O comportamento do inseto – um enorme exemplar de louva-a-deus asiático (Hierodula tenuidentata) não foi manipulado. A equipe de pesquisa, liderada por Roberto Battiston, dos Museus Canal de Brenta, na Itália, começou a estudar o comportamento do animal depois de um dos pesquisadores tê-lo observado no quintal.

O jardim da casa do cientista tinha um pequeno lago artificial cheio de pequenos peixes (guppy), onde o louva-a-deus capturou nove dos quarenta peixes.

Durante o processo de caça, o inseto caminhava sobre as folhas e as plantas aquáticas, usando-as como plataformas de pesca. Quando estava no topo, esperava pacientemente pela aproximação das presas, apanhando-as ao cravar suas poderosas patas dianteiras.

Os cientistas observaram o comportamento do animal durante cinco dias, provando que um macho adulto da espécie é capaz de pescar e devorar pequenos peixes. Depois do quinto dia consecutivo, o louva-a-deus não voltou ao local.

R. Puttaswamaiah

A pesquisa sugere que os louva-a-deus são capazes de aprender coisas complexas, já que os peixes se movem de forma diferente dos outros insetos e animais que os louva-a-deus costumam caçar. Além disso, esses insetos demonstraram ser capazes de desenvolver habilidades técnicas e estratégicas de pesca.

Contudo, ressalta o estudo, “a abundância da presa em um lugar particular associado à facilidade de captar suas propriedades nutricionais podem ter sido fatores importantes para o comportamento, podendo influenciar indiretamente a aptidão individual que deverá ser estudada posteriormente”.

A espécie demonstrou ainda capacidades visuais, uma vez que os animais capturavam os pequenos peixes entre o fim do dia e a madrugada.

“É uma crença comum que os insetos são organismos simples e de difícil conexão. No entanto, os insetos são capazes de comportamentos incrivelmente complexos”, considerou Gavin Svenson, um entomologista do Museu de História Natural de Cleveland, em declarações à National Geographic.

“Acredito que estamos apenas arranhando a superfície do que sabemos sobre esses insetos”, afirmou o especialista, que não esteve envolvido na pesquisa.

Ciberia // ZAP / Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …