O maior sino do mundo está pronto para ser enviado ao Brasil. A peça, que pesa 55 toneladas, foi apresentada nesta quinta-feira (20) pelo seu fabricante na cidade de Cracóvia, na Polônia.
Batizado de Vox Patris, o sino tem quatro metros de altura e 4,5 metros de diâmetro. A peça será instalada na Basílica do Divino Pai Eterno, localizada em Trindade, no estado de Goiás, e ficará numa torre de 100 metros de altura.
“Os preparativos e os testes duraram quase quatro anos“, afirmou o proprietário da empresa, Piotr Olszewski. Na primeira tentativa, o molde não aguentou e acabou quebrado, provocando o vazamento do metal. “Foi necessário começar de novo, e na segunda tentativa tivemos sucesso”, acrescentou.
De acordo com a AFP, todo o processo foi feito em Cracóvia, em uma fundição alugada especialmente para criar o maior sino do planeta.
Feito de estanho e cobre, o sino será ativado por quatro motores. O maior desafio passa agora por transportar a peça até o Brasil. A viagem, que será feita de barco, deve levar aproximadamente um ano.
O sino que agora seguirá para o Brasil vai destronar o atual maior do mundo, que está em Gotemba, no Japão, e pesa 36 toneladas.
Ciberia // Deutsche Welle / ZAP
Fico comovido com essa atitude da Igreja Católica, pois corresponde a uma declaração de que não existem mais pobres no mundo.