Mais um opositor é preso em Belarus e União Europeia pressiona por sanções

Tatyana Zenkovich / EPA

Homens mascarados prenderam nesta quarta-feira (9) uma das últimas figuras da oposição bielorrussa que ainda não havia sido detida ou exilada. Maxime Znak é um dos sete membros do “conselho de coordenação” formado por opositores do governo para promover a transição de poder e negociar a saída do presidente Alexander Lukashenko.

O advogado de 39 anos foi conduzido por homens com rostos cobertos e vestidos à paisana, de acordo com uma foto publicada por seus partidários. A prisão acontece um mês depois do início de um movimento de protesto sem precedentes no país.

Depois de sua prisão, o único dos sete membros da liderança do “conselho” ainda em liberdade é a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, Svetlana Alexievich.

Znak e Maria Kolesnikova, que nesta terça-feira (8) se recusou a um exílio forçado na Ucrânia, estão sendo processados ​​por “minar a segurança nacional”, de acordo com o anúncio feito por Minsk nesta quarta-feira. Ambos estão presos na capital e podem pegar até cinco anos de prisão por esta acusação de instigar “ações destinadas a desestabilizar a situação” em Belarus.

Conselho Europeu pressiona por sanções

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, pediu nesta quarta-feira aos 27 Estados-membros da União Europeia que “acelerem” a adoção de sanções contra Belarus. Até o momento, Chipre está bloqueando novas medidas europeias contra Minsk. “A perseguição política em Belrus, que inclui detenções por motivos políticos e o exílio forçado (de oponentes) deve acabar (…). Apelo à aceleração do processo de sanções”, declarou Michel pelo Twitter.

Os chanceleres europeus deram luz verde, em agosto, para punir os responsáveis ​​pela repressão ao movimento de protesto contra o presidente Lukashenko. O Conselho Europeu elaborou uma lista de nomes contra os quais devem ser impostas proibições de entrada e congelamento de contas. De acordo com fontes diplomáticas, a lista contém atualmente cerca de 40 nomes.

Porém, o Chipre mostrou em uma reunião nesta quarta-feira que ainda não poderia concordar com sanções contra Belarus, o que impede a adoção de tais medidas, uma vez que essas exigem aprovação por unanimidade.

Grécia e Chipre estão na linha de frente contra a Turquia, que reivindica o direito de explorar depósitos de hidrocarbonetos em uma área marítima que Atenas considera estar sob sua soberania.

As sanções serão discutidas na próxima reunião de chanceleres europeus, em 21 de setembro. As relações com a Turquia também estarão no pauta da cúpula europeia marcada para os dias 24 e 25 de setembro.

Sérvia cancela exercício militar

Em meio ao clima de incerteza, a Sérvia renunciou a participar dos exercícios militares planejados com a Rússia em Belarus. De acordo com o ministro da Defesa sérvio, Aleksandar Vulin, a decisão foi tomada após pressão da União Europeia, bloco a que o país tem aspirações de aderir. As tropas eram esperadas em Minsk entre os dias 10 e 15 de setembro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …