Mais um opositor é preso em Belarus e União Europeia pressiona por sanções

Tatyana Zenkovich / EPA

Homens mascarados prenderam nesta quarta-feira (9) uma das últimas figuras da oposição bielorrussa que ainda não havia sido detida ou exilada. Maxime Znak é um dos sete membros do “conselho de coordenação” formado por opositores do governo para promover a transição de poder e negociar a saída do presidente Alexander Lukashenko.

O advogado de 39 anos foi conduzido por homens com rostos cobertos e vestidos à paisana, de acordo com uma foto publicada por seus partidários. A prisão acontece um mês depois do início de um movimento de protesto sem precedentes no país.

Depois de sua prisão, o único dos sete membros da liderança do “conselho” ainda em liberdade é a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, Svetlana Alexievich.

Znak e Maria Kolesnikova, que nesta terça-feira (8) se recusou a um exílio forçado na Ucrânia, estão sendo processados ​​por “minar a segurança nacional”, de acordo com o anúncio feito por Minsk nesta quarta-feira. Ambos estão presos na capital e podem pegar até cinco anos de prisão por esta acusação de instigar “ações destinadas a desestabilizar a situação” em Belarus.

Conselho Europeu pressiona por sanções

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, pediu nesta quarta-feira aos 27 Estados-membros da União Europeia que “acelerem” a adoção de sanções contra Belarus. Até o momento, Chipre está bloqueando novas medidas europeias contra Minsk. “A perseguição política em Belrus, que inclui detenções por motivos políticos e o exílio forçado (de oponentes) deve acabar (…). Apelo à aceleração do processo de sanções”, declarou Michel pelo Twitter.

Os chanceleres europeus deram luz verde, em agosto, para punir os responsáveis ​​pela repressão ao movimento de protesto contra o presidente Lukashenko. O Conselho Europeu elaborou uma lista de nomes contra os quais devem ser impostas proibições de entrada e congelamento de contas. De acordo com fontes diplomáticas, a lista contém atualmente cerca de 40 nomes.

Porém, o Chipre mostrou em uma reunião nesta quarta-feira que ainda não poderia concordar com sanções contra Belarus, o que impede a adoção de tais medidas, uma vez que essas exigem aprovação por unanimidade.

Grécia e Chipre estão na linha de frente contra a Turquia, que reivindica o direito de explorar depósitos de hidrocarbonetos em uma área marítima que Atenas considera estar sob sua soberania.

As sanções serão discutidas na próxima reunião de chanceleres europeus, em 21 de setembro. As relações com a Turquia também estarão no pauta da cúpula europeia marcada para os dias 24 e 25 de setembro.

Sérvia cancela exercício militar

Em meio ao clima de incerteza, a Sérvia renunciou a participar dos exercícios militares planejados com a Rússia em Belarus. De acordo com o ministro da Defesa sérvio, Aleksandar Vulin, a decisão foi tomada após pressão da União Europeia, bloco a que o país tem aspirações de aderir. As tropas eram esperadas em Minsk entre os dias 10 e 15 de setembro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …