Mais um opositor é preso em Belarus e União Europeia pressiona por sanções

Tatyana Zenkovich / EPA

Homens mascarados prenderam nesta quarta-feira (9) uma das últimas figuras da oposição bielorrussa que ainda não havia sido detida ou exilada. Maxime Znak é um dos sete membros do “conselho de coordenação” formado por opositores do governo para promover a transição de poder e negociar a saída do presidente Alexander Lukashenko.

O advogado de 39 anos foi conduzido por homens com rostos cobertos e vestidos à paisana, de acordo com uma foto publicada por seus partidários. A prisão acontece um mês depois do início de um movimento de protesto sem precedentes no país.

Depois de sua prisão, o único dos sete membros da liderança do “conselho” ainda em liberdade é a ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, Svetlana Alexievich.

Znak e Maria Kolesnikova, que nesta terça-feira (8) se recusou a um exílio forçado na Ucrânia, estão sendo processados ​​por “minar a segurança nacional”, de acordo com o anúncio feito por Minsk nesta quarta-feira. Ambos estão presos na capital e podem pegar até cinco anos de prisão por esta acusação de instigar “ações destinadas a desestabilizar a situação” em Belarus.

Conselho Europeu pressiona por sanções

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, pediu nesta quarta-feira aos 27 Estados-membros da União Europeia que “acelerem” a adoção de sanções contra Belarus. Até o momento, Chipre está bloqueando novas medidas europeias contra Minsk. “A perseguição política em Belrus, que inclui detenções por motivos políticos e o exílio forçado (de oponentes) deve acabar (…). Apelo à aceleração do processo de sanções”, declarou Michel pelo Twitter.

Os chanceleres europeus deram luz verde, em agosto, para punir os responsáveis ​​pela repressão ao movimento de protesto contra o presidente Lukashenko. O Conselho Europeu elaborou uma lista de nomes contra os quais devem ser impostas proibições de entrada e congelamento de contas. De acordo com fontes diplomáticas, a lista contém atualmente cerca de 40 nomes.

Porém, o Chipre mostrou em uma reunião nesta quarta-feira que ainda não poderia concordar com sanções contra Belarus, o que impede a adoção de tais medidas, uma vez que essas exigem aprovação por unanimidade.

Grécia e Chipre estão na linha de frente contra a Turquia, que reivindica o direito de explorar depósitos de hidrocarbonetos em uma área marítima que Atenas considera estar sob sua soberania.

As sanções serão discutidas na próxima reunião de chanceleres europeus, em 21 de setembro. As relações com a Turquia também estarão no pauta da cúpula europeia marcada para os dias 24 e 25 de setembro.

Sérvia cancela exercício militar

Em meio ao clima de incerteza, a Sérvia renunciou a participar dos exercícios militares planejados com a Rússia em Belarus. De acordo com o ministro da Defesa sérvio, Aleksandar Vulin, a decisão foi tomada após pressão da União Europeia, bloco a que o país tem aspirações de aderir. As tropas eram esperadas em Minsk entre os dias 10 e 15 de setembro.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …