Opositor belarusso é achado morto na Ucrânia

Ativista Vitaly Shishov ajudava compatriotas a fugir da perseguição do regime de Alexander Lukashenko, considerado o último ditador da Europa. Polícia investiga possível assassinato encenado como suicídio.

Um ativista de Belarus foi encontrado morto nesta terça-feira (03/08) num parque de Kiev. Baseado na Ucrânia, Vitaly Shishov ajudava compatriotas a fugir da perseguição do regime de Alexander Lukashenko, considerado o último ditador da Europa.

Shishov foi achado enforcado num parque perto de sua casa. O aparente suicídio, porém, é investigado pela polícia como possível assassinato. O ativista havia sido dado como desaparecido desde que, pela manhã, saíra para correr.

“O quadro completo dos acontecimentos será confirmado após o interrogatório das testemunhas e da análise das gravações de vídeo, entre outras medidas”, disse a polícia, que suspeita se tratar de um assassinato mascarado de suicídio.

Líder da oposição em Belarus, Sviatlana Tsikhanouskaya denunciou que a morte de Shishov pode ser um crime e disse que aguarda a investigação para saber a verdade.

“Eu prefiro esperar os resultados de uma investigação”, disse Tsikhanouskaya, durante visita a Londres. “Eu diria que foi um crime, mas não posso dizê-lo sem nenhum resultado de investigação”.

Shishov era diretor da Casa Belarusa na Ucrânia, uma organização que passou a ajudar pessoas a escapar da repressão em Belarus após os protestos antigovernamentais do ano passado. Ele tinha 26 anos.

Repressão a opositores

O regime de Lukashenko, no poder em Belarus desde 1994, é marcado por reprimir a dissidência, e prendeu milhares após protestos contra o governo no ano passado.

Os acontecimentos das últimas semanas sugerem que ele também está intensificando sua campanha contra o número crescente de exilados belarusos no exterior.

Em maio, Lukashenko desviou e forçou a aterrissagem de um avião de passageiros com um ativista belarusso exilado a bordo e o mandou prender.

No domingo, uma velocista olímpica belarussa procurou proteção em um aeroporto de Tóquio enquanto as autoridades de seu país tentavam mandá-la à força para casa após suspender sua participação nos Jogos Olímpicos. Ela disse temer por sua segurança depois de criticar seus treinadores e a federação de atletismo de seu país.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Covid-19: EUA autorizam 3ª dose da vacina da Pfizer para idosos e grupos de risco

Os Estados Unidos autorizaram nesta quarta-feira a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer para maiores de 65 anos, pessoas com alto risco de contrair uma forma grave da …

Ministério da Saúde recua e volta a recomendar vacinação de adolescentes

O Ministério da Saúde recuou nesta quarta-feira (22/09) e voltou a recomendar a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a covid-19, uma semana após ter recomendado a suspensão. "Concluímos que os benefícios da vacinação de adolescentes …

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …