Príncipes sauditas são presos por protestar contra austeridade

secdef / Flickr

O príncipe saudita Mohammed bin Salman

Onze príncipes sauditas foram presos e podem ser julgados depois de manifestarem perto de um palácio real em Riad contra medidas econômicas que reduzem seus benefícios, informou neste sábado (6) um veículo de comunicação próximo ao governo.

De acordo com o site Sabq, esses príncipes – que não tiveram as identidades reveladas – protestaram contra uma decisão das autoridades de “não pagar mais as contas de eletricidade e água dos príncipes”, que são muito numerosos na Arábia Saudita.

Reunidos perto de um palácio real na capital saudita, eles também exigiam uma “compensação financeira” após a condenação judicial de “um de seus primos”, explicou sem fornecer mais detalhes o Sabq, que refere que a Guarda Nacional, que protege a família real, recebeu a ordem para deter os príncipes.

Os príncipes, que se recusaram a obedecer as ordens das forças de segurança, foram levados para uma prisão de segurança máxima na capital, de acordo com a mesma fonte.

As autoridades sauditas contatadas pela AFP não estavam disponíveis para comentar. A Arábia Saudita, o maior exportador de petróleo do mundo, introduziu, desde a queda dos preços do petróleo em 2014, uma série de medidas de austeridade, afetando a família reinante, a fim de limitar seu déficit orçamentário.

Os onze príncipes são apenas os casos mais recentes de uma purga que tem sido levada a cabo na Arábia Saudita por parte do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que tem consolidado seu poder no país nos últimos meses e feito reformas profundas no sistema.

Com o príncipe bin Salman no comando, o reino tem procurado diversificar sua economia para torná-la menos dependente do petróleo e quer atrair investidores internacionais. Em 2017, o PIB saudita caiu pela primeira vez em oito anos, em parte devido às medidas de austeridade que pesam sobre o consumo.

Ciberia // RFI / Al Jazeera

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Agora sabemos sobre o que os orangotangos estão conversando: estudo

Um novo estudo da Universidade de Exeter desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …