Medicina alternativa dobra o risco de morte para pacientes com câncer

De acordo com um novo estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, formas de medicina alternativa não comprovada não podem curar o câncer; na verdade, dobram a chance de morte para os pacientes que optam por tais tratamentos.

A equipe examinou a base de dados do National Cancer Database, com 34 milhões de registros de pacientes com câncer nos EUA, com seus tratamentos e resultados, para identificar pacientes que optaram por renunciar a tratamentos convencionais, como quimioterapia, radioterapia e cirurgia, em favor de tratamentos alternativos.

Os pesquisadores encontraram 280 indivíduos diagnosticados com câncer não metastático de mama, próstata, pulmão ou colorretal em 2004, que usaram medicamentos alternativos, definidos na base de dados como “outros não comprovados: tratamentos contra o câncer administrados por pessoal não médico”, e compararam suas taxas de sucesso com 560 indivíduos de controle que receberam tratamento convencional.

A figura mostra a fração sobrevivente de pacientes que usaram medicina alternativa (linha sólida) versus medicina convencional (linha tracejada).

Após cinco anos, 78,3% dos indivíduos que receberam tratamentos convencionais ainda estavam vivos, em comparação com 54,7% das pessoas que usaram medicamentos alternativos.

“Ficámos interessados neste tema depois de ver em nossas clínicas demasiados pacientes com câncer avançado, que tinham sido tratados de forma ineficiente apenas com terapias alternativas, sem eficácia comprovada cientificamente”, diz James B. Yu, autor principal do estudo e professor de Radiologia Terapêutica no Yale Cancer Center.

A pesquisa foi publicada no Journal of the National Cancer Institute.

Conclusões

Segundo os cientistas, os pacientes com câncer de mama que usaram remédios alternativos eram cinco vezes mais propensos a morrer. Os pacientes com câncer colorretal apresentaram quatro vezes mais chances de morrer.  Os pacientes com câncer de pulmão tinham duas vezes mais chances de morrer.

Os pacientes com câncer de próstata também tinham maior probabilidade de morrer, embora a diferença não tenha atingido significância estatística.

Os pesquisadores não puderam identificar especificamente quais os medicamentos alternativos que estavam sendo utilizados, embora não haja muita variação entre as terapias, uma vez que, por definição, não há provas convincentes de que qualquer medicamento alternativo seja efetivo no tratamento do câncer.

“Outras limitações dos dados incluem fatores de confiabilidade não indicados ou viés de seleção que podem afetar a sobrevivência”, observaram os pesquisadores.

“No entanto, como os pacientes que receberam tratamentos alternativos eram mais propensos a ser mais jovens, mais afluentes, mais bem-educados e com menos morbidades, isso provavelmente não representaria as diferenças de sobrevivência observadas” – pelo contrário.

Como conclusão, os pesquisadores sugerem que os pacientes considerem o risco maior de morte antes de decidir “tentar” medicina não comprovada cientificamente.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …

Estudo revela por que formigas são excepcionalmente fortes

Neste trabalho, os pesquisadores conseguiram obter imagens detalhadas do que ocorre no tórax de uma formiga, tirando raios-X e criando modelos 3D para analisar os músculos e o esqueleto interno. Pesquisadores de universidades do Japão e …

Hackers russos são acusados de planejarem ataques contra as Olímpiadas do Japão

Hackers russos estariam planejando uma nova onda de ataques contra a organização das Olímpiadas de 2020, que aconteceriam neste ano, no Japão, e foram transferidas para 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. Mais uma …

Pais de 545 crianças separadas na fronteira dos EUA não foram localizados

Famílias foram separadas como parte da política anti-imigração de Trump a partir de 2017. Muitos dos pais podem ter sido deportados sem os filhos. Os pais de 545 crianças migrantes que foram separadas deles nos Estados …

ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia deterioração da liberdade de imprensa no Brasil

Um novo relatório publicado nesta terça-feira (20) pela ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) denuncia o aumento de ameaças a jornalistas e veículos de comunicação no Brasil em 2020. Para a organização civil, sediada em …

Empreendedor mineiro cria vassoura mágica que também é meio de transporte

A sensação de voar em uma vassoura mágica se tornou possível em Belo Horizonte, Minas Gerais, pelas mãos do empreendedor Alexandre Russo, de 28 anos. Fundador da empresa Nuvem Vassouras, o mineiro criou a “Real Flying …