Menina de 10 anos sobrevive a ameba que “come cérebros”

USCDC / Wikimedia

Parasita Naegleria fowleri, conhecido como a ameba que “come cérebros”

Uma menina de 10 anos sobreviveu ao primeiro caso na Espanha de Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), uma doença mortal em 97% dos casos.

Uma criança de 10 anos, de Toledo, na Espanha, conseguiu sobreviver a uma Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), doença com alta taxa de mortalidade e muito rara. No mundo, informa o Observador, há apenas uma dúzia de sobreviventes. A menina é o primeiro caso do gênero registrado no país ibérico.

Em março, a menina foi levada ao Hospital Virgen de la Salud de Toledo, reclamando de dores de cabeça muito fortes, febre e rigidez no pescoço, sintomas associados à doença rara. Ainda assim, chegar ao diagnóstico foi uma verdadeira luta.

O diário relata que os primeiros exames descartaram as hipóteses de origem viral ou bacteriana. Desse modo, os médicos espanhóis necessitaram identificar uma patologia que, até então, era desconhecida na Espanha.

Após vários exames, e com o acompanhamento do Centro Nacional de Microbiologia (CNM) e do Instituto Universitário de Doenças Tropicais e Saúde Pública das Canárias, da Universidade de La Laguna, os médicos conseguiram chegar a uma conclusão exata.

Ao El País, Isabel Fuentes Corripio, chefe de unidade no CNM, disse que “essas são provas muito complexas, que requerem amostras adequadas com amebas viáveis, experiência nesse tipo de cultura, provas moleculares… Foi a primeira vez que identificamos a Naegleria fowleri em humanos e foi um desafio”.

A menina passou por um duro tratamento com antiparasitários administrados por via intravenosa, que vai diretamente ao cérebro da criança, já que nesses casos a aplicação de antibióticos não é suficiente.

“A equipe médica atuou com rapidez e o tratamento chegou ao lugar exato”, explicou Manuel Tordera, diretor geral do Departamento de Saúde Pública da Junta de Comunidades de Castilha. Nesse caso, o especialista se referia ao sistema nasal, dado que é através do nervo olfatório que a ameba é conduzida e ataca a meninge e o encéfalo.

A criança continua vigiada devido à possibilidade de efeitos secundários.

Em junho deste ano, a equipe investigou o local de contágio. Para isso, seguiu todos os lugares frequentados pela criança e chegou até a piscina de Torrijos, local que frequentava todas as semanas. Os pesquisadores retiraram amostras da água para análise e foi descoberta a presença do parasita.

Ainda assim, revela o periódico, a equipe médica estranhou, dado que os níveis de cloro da piscina estavam de acordo com os estipulados pela normativa de Castilha. A prefeitura deu, então, ordem para fechar a piscina, seu esvaziamento e solicitou que os filtros fossem limpos.

Apesar de já terem voltado a encher a piscina e aumentado os níveis de cloro, o pólo esportivo ainda se mantém fechado ao público.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …