Menina de 10 anos sobrevive a ameba que “come cérebros”

USCDC / Wikimedia

Parasita Naegleria fowleri, conhecido como a ameba que “come cérebros”

Uma menina de 10 anos sobreviveu ao primeiro caso na Espanha de Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), uma doença mortal em 97% dos casos.

Uma criança de 10 anos, de Toledo, na Espanha, conseguiu sobreviver a uma Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), doença com alta taxa de mortalidade e muito rara. No mundo, informa o Observador, há apenas uma dúzia de sobreviventes. A menina é o primeiro caso do gênero registrado no país ibérico.

Em março, a menina foi levada ao Hospital Virgen de la Salud de Toledo, reclamando de dores de cabeça muito fortes, febre e rigidez no pescoço, sintomas associados à doença rara. Ainda assim, chegar ao diagnóstico foi uma verdadeira luta.

O diário relata que os primeiros exames descartaram as hipóteses de origem viral ou bacteriana. Desse modo, os médicos espanhóis necessitaram identificar uma patologia que, até então, era desconhecida na Espanha.

Após vários exames, e com o acompanhamento do Centro Nacional de Microbiologia (CNM) e do Instituto Universitário de Doenças Tropicais e Saúde Pública das Canárias, da Universidade de La Laguna, os médicos conseguiram chegar a uma conclusão exata.

Ao El País, Isabel Fuentes Corripio, chefe de unidade no CNM, disse que “essas são provas muito complexas, que requerem amostras adequadas com amebas viáveis, experiência nesse tipo de cultura, provas moleculares… Foi a primeira vez que identificamos a Naegleria fowleri em humanos e foi um desafio”.

A menina passou por um duro tratamento com antiparasitários administrados por via intravenosa, que vai diretamente ao cérebro da criança, já que nesses casos a aplicação de antibióticos não é suficiente.

“A equipe médica atuou com rapidez e o tratamento chegou ao lugar exato”, explicou Manuel Tordera, diretor geral do Departamento de Saúde Pública da Junta de Comunidades de Castilha. Nesse caso, o especialista se referia ao sistema nasal, dado que é através do nervo olfatório que a ameba é conduzida e ataca a meninge e o encéfalo.

A criança continua vigiada devido à possibilidade de efeitos secundários.

Em junho deste ano, a equipe investigou o local de contágio. Para isso, seguiu todos os lugares frequentados pela criança e chegou até a piscina de Torrijos, local que frequentava todas as semanas. Os pesquisadores retiraram amostras da água para análise e foi descoberta a presença do parasita.

Ainda assim, revela o periódico, a equipe médica estranhou, dado que os níveis de cloro da piscina estavam de acordo com os estipulados pela normativa de Castilha. A prefeitura deu, então, ordem para fechar a piscina, seu esvaziamento e solicitou que os filtros fossem limpos.

Apesar de já terem voltado a encher a piscina e aumentado os níveis de cloro, o pólo esportivo ainda se mantém fechado ao público.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …