Menina de 10 anos sobrevive a ameba que “come cérebros”

USCDC / Wikimedia

Parasita Naegleria fowleri, conhecido como a ameba que “come cérebros”

Uma menina de 10 anos sobreviveu ao primeiro caso na Espanha de Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), uma doença mortal em 97% dos casos.

Uma criança de 10 anos, de Toledo, na Espanha, conseguiu sobreviver a uma Meningoencefalite Amebiana Primária (MAP), doença com alta taxa de mortalidade e muito rara. No mundo, informa o Observador, há apenas uma dúzia de sobreviventes. A menina é o primeiro caso do gênero registrado no país ibérico.

Em março, a menina foi levada ao Hospital Virgen de la Salud de Toledo, reclamando de dores de cabeça muito fortes, febre e rigidez no pescoço, sintomas associados à doença rara. Ainda assim, chegar ao diagnóstico foi uma verdadeira luta.

O diário relata que os primeiros exames descartaram as hipóteses de origem viral ou bacteriana. Desse modo, os médicos espanhóis necessitaram identificar uma patologia que, até então, era desconhecida na Espanha.

Após vários exames, e com o acompanhamento do Centro Nacional de Microbiologia (CNM) e do Instituto Universitário de Doenças Tropicais e Saúde Pública das Canárias, da Universidade de La Laguna, os médicos conseguiram chegar a uma conclusão exata.

Ao El País, Isabel Fuentes Corripio, chefe de unidade no CNM, disse que “essas são provas muito complexas, que requerem amostras adequadas com amebas viáveis, experiência nesse tipo de cultura, provas moleculares… Foi a primeira vez que identificamos a Naegleria fowleri em humanos e foi um desafio”.

A menina passou por um duro tratamento com antiparasitários administrados por via intravenosa, que vai diretamente ao cérebro da criança, já que nesses casos a aplicação de antibióticos não é suficiente.

“A equipe médica atuou com rapidez e o tratamento chegou ao lugar exato”, explicou Manuel Tordera, diretor geral do Departamento de Saúde Pública da Junta de Comunidades de Castilha. Nesse caso, o especialista se referia ao sistema nasal, dado que é através do nervo olfatório que a ameba é conduzida e ataca a meninge e o encéfalo.

A criança continua vigiada devido à possibilidade de efeitos secundários.

Em junho deste ano, a equipe investigou o local de contágio. Para isso, seguiu todos os lugares frequentados pela criança e chegou até a piscina de Torrijos, local que frequentava todas as semanas. Os pesquisadores retiraram amostras da água para análise e foi descoberta a presença do parasita.

Ainda assim, revela o periódico, a equipe médica estranhou, dado que os níveis de cloro da piscina estavam de acordo com os estipulados pela normativa de Castilha. A prefeitura deu, então, ordem para fechar a piscina, seu esvaziamento e solicitou que os filtros fossem limpos.

Apesar de já terem voltado a encher a piscina e aumentado os níveis de cloro, o pólo esportivo ainda se mantém fechado ao público.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …