Menina de 10 anos morre após mutilação genital; “Foi levada por Alá”, dizem os pais

UNAMID / Flickr

Uma menina de 10 anos morreu na região central da Somália depois de ter sido submetida a uma mutilação genital. Segundo o diretor do hospital que a recebeu, a criança sangrou até a morte. 

A menina foi levada para o hospital de Hanano, na cidade de Dhusamareb, no dia 17 de julho, dois dias depois de ter sido submetida à mutilação, de acordo com os pais, em uma aldeia a cerca de 40 quilômetros do hospital, aponta a Voa.

Os exames revelam que a criança foi infectada com tétano porque os utensílios utilizados no procedimento não foram esterilizados. “Cortaram seu clítoris e um lado da vulva. O outro lado ficou ferido em três áreas. Nunca vi ninguém mutilado dessa forma na minha vida”, disse o diretor e médico do hospital, Abdirahman Omar Hassan.

O pai da menina, Dahir Nur, disse estar perturbado com a situação, mas aceita a morte da filha, pois acredita que a menina “foi levada por Alá”.

Apesar da perda, os pais da criança defendem a prática da mutilação genital. “As pessoas na área estão satisfeitas com isso. A mãe dela consentiu. Temos visto os efeitos, mas é uma cultura do país em que vivemos”, disse Nur, acrescentado que ninguém é responsável pela morte da filha.

Ativistas denunciam o procedimento

As notícias do procedimento fatal surgiram pela voz de ativistas somalis e parceiros internacionais, que se reuniram em Mogadíscio, na Somália, para discutir campanhas contra a mutilação genital feminina.

Ifrah Ahmed, uma ativista da Somália, pediu aos líderes religiosos que fizessem mais para convencer a comunidade a terminar com o procedimento. “Os líderes religiosos podem informar a comunidade sobre o que a religião diz sobre a mutilação genital feminina – que não se trata de religião, mas de cultura”, disse.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a Somália está entre os três principais países do mundo que recorrerem à mutilação genital feminina. A organização mundial aponta ainda que mais de 200 milhões de meninas e mulheres foram mutiladas em 30 países da África, Oriente Médio e Ásia.

É uma violação dos direitos humanos das meninas e das mulheres, reitera a Organização Mundial de Saúde.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Startup brasileira oferece curso gratuito sobre estratégias do Vale do Silício

Um novo curso à distância promete ajudar os empresários brasileiros a descobrirem os segredos do sucesso do Vale do Silício. Oferecido pela Qulture.Rocks, startup de tecnologia para gestão de desempenho empresarial, o curso sobre OKRs (Objectives …

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutas secas. Segundo um estudo, …

TSE remove inserção de Haddad com informação falsa sobre Bolsonaro

O ministro Sergio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a campanha do presidenciável do PT, Fernando Haddad, cesse a divulgação de uma propaganda eleitoral segunda a qual o candidato do PSL à Presidência, …

Igreja Ortodoxa rompe com Constantinopla: maior cisma do Cristianismo em 1.000 anos

A Igreja Ortodoxa Russa decidiu nesta segunda-feira (15), durante o Sínodo que realiza em Minsk, em Belarus, romper todos os vínculos com o Patriarcado de Constantinopla, anunciou o arcebispo metropolitano Hilarion. "O Santo Sínodo decidiu romper …

Menino morre após ser atingido por disparo de arma feito por garoto de 12 anos

Um menino de 11 anos foi morto em Guarantã do Norte, no Mato Grosso, depois de outro garoto, de 12 anos, usar uma arma. De acordo com informações da Polícia Judiciária Civil, o fato aconteceu …

Clube Republicano: Trump com uma Coca-Cola Light ao estilo dos cães jogando pôquer

Há um novo quadro nas paredes da Casa Branca: “Clube Republicano”, no qual Donald Trump aparece à mesa com outros dez presidentes republicanos. O que se bebe? Coca-Cola Light. Andy Thomas, o artista de Missouri que, …

Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro

O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (15) que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento. Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado …

Bolsonaro diz que "quem vai mandar no Brasil serão os capitães"

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, visitou nesta segunda-feira (15) a sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Bolsonaro chegou ao quartel, em …

A Teoria do Cabelo Macio: o último artigo publicado de Stephen Hawking

Artigo sobre entropia dos buracos negros e a Teoria do Cabelo Macio foram completados dias antes da morte do físico, em março. De acordo com o The Guardian, o último artigo do físico Stephen Hawking foi divulgado pelos físicos …

Cientistas descobrem do que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Cientistas da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou um …