Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9).

Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os empregados da companhia RATP, operadora do sistema de transporte público na região parisiense, aprovaram a continuidade da greve, informaram fontes sindicais.

A RATP opera 14 linhas de metrô e 351 linhas de ônibus na região metropolitana de Paris. No primeiro dia de mobilização contra a reforma mais importante da presidência de Emmanuel Macron, à frente de um governo de centro-direita, 10 linhas de metrô ficaram completamente fechadas.

Apenas as duas linhas automáticas da capital (1 e 14), que funcionam sem condutores, tiveram tráfego normal, com picos de saturação. “A mobilização será muito forte até segunda-feira”, afirma Thierry Babec, do Unsa, o primeiro sindicato da RATP.

O projeto de reforma desejado por Macron prevê o fim de 42 regimes especiais de Previdência existentes na França. O generoso sistema de aposentadorias da companhia RATP é um deles.

Dos 45.000 funcionários da empresa, 90%, ou seja, cerca de 41.000 pessoas, têm garantia de emprego à vida e outros benefícios excepcionais. Até 2017, motoristas de ônibus, condutores de metrô e dos trens de subúrbio da RATP podiam solicitar a aposentadoria aos 50 anos de idade. Após um acordo sindical, a idade mínima para requerer o benefício foi prolongada para 52 anos.

Os mecânicos de ônibus, das linhas de metrô e agentes encarregados do sistema de sinalização conseguem se aposentar aos 55 anos, mas passarão para 57 anos em 2022. Apenas essas duas categorias reúnem 31.000 agentes na RATP. A idade mínima legal para os franceses que não se beneficiam de um regime especial é fixada em 62 anos.

Pensões elevadas

O acesso à aposentadoria na RATP é facilitado em comparação com o restante da população. Estudos demonstram que os franceses se aposentam cada vez mais tarde. Em 2018, a idade média atingiu 61 anos e 6 meses para os homens e 62 anos e 1 mês para as mulheres.

O valor das pensões dos metroviários e motoristas de ônibus da RATP também é mais elevado do que o da média da população. Para aqueles que fazem a carreira completa na empresa, a pensão média é de € 2.357, contra € 1.472 pagos pelo sistema de Previdência geral.

Sem metrô, a maioria dos parisienses utilizou bicicletas e patinetes para se deslocar na capital. Como a greve estava anunciada há vários dias, muita gente tirou um dia de férias ou trabalhou em casa. É a partir de sexta-feira (6) que o trânsito deve piorar na cidade.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …