Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9).

Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os empregados da companhia RATP, operadora do sistema de transporte público na região parisiense, aprovaram a continuidade da greve, informaram fontes sindicais.

A RATP opera 14 linhas de metrô e 351 linhas de ônibus na região metropolitana de Paris. No primeiro dia de mobilização contra a reforma mais importante da presidência de Emmanuel Macron, à frente de um governo de centro-direita, 10 linhas de metrô ficaram completamente fechadas.

Apenas as duas linhas automáticas da capital (1 e 14), que funcionam sem condutores, tiveram tráfego normal, com picos de saturação. “A mobilização será muito forte até segunda-feira”, afirma Thierry Babec, do Unsa, o primeiro sindicato da RATP.

O projeto de reforma desejado por Macron prevê o fim de 42 regimes especiais de Previdência existentes na França. O generoso sistema de aposentadorias da companhia RATP é um deles.

Dos 45.000 funcionários da empresa, 90%, ou seja, cerca de 41.000 pessoas, têm garantia de emprego à vida e outros benefícios excepcionais. Até 2017, motoristas de ônibus, condutores de metrô e dos trens de subúrbio da RATP podiam solicitar a aposentadoria aos 50 anos de idade. Após um acordo sindical, a idade mínima para requerer o benefício foi prolongada para 52 anos.

Os mecânicos de ônibus, das linhas de metrô e agentes encarregados do sistema de sinalização conseguem se aposentar aos 55 anos, mas passarão para 57 anos em 2022. Apenas essas duas categorias reúnem 31.000 agentes na RATP. A idade mínima legal para os franceses que não se beneficiam de um regime especial é fixada em 62 anos.

Pensões elevadas

O acesso à aposentadoria na RATP é facilitado em comparação com o restante da população. Estudos demonstram que os franceses se aposentam cada vez mais tarde. Em 2018, a idade média atingiu 61 anos e 6 meses para os homens e 62 anos e 1 mês para as mulheres.

O valor das pensões dos metroviários e motoristas de ônibus da RATP também é mais elevado do que o da média da população. Para aqueles que fazem a carreira completa na empresa, a pensão média é de € 2.357, contra € 1.472 pagos pelo sistema de Previdência geral.

Sem metrô, a maioria dos parisienses utilizou bicicletas e patinetes para se deslocar na capital. Como a greve estava anunciada há vários dias, muita gente tirou um dia de férias ou trabalhou em casa. É a partir de sexta-feira (6) que o trânsito deve piorar na cidade.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

É isso que acontece com seu corpo quando você come muito apenas uma vez

Qual foi a última vez que você comeu tanto, mas comeu muito, a ponto de se empanturrar? No último churrasco de família? Na noite da pizza? No reveillón? No almoço de ontem? Inúmeros estudos investigaram o …

Reino Unido impõe quarentena a viajantes vindos da França. Paris contra-ataca

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória para os viajantes que entram no território britânico vindos da França, Holanda e Malta, após um aumento dos casos de covid-19 nesses países. Os viajantes terão que ficar isolados …

Israel e Emirados Árabes chegam a acordo de paz histórico

Mediado pelos EUA, pacto visa normalizar relações diplomáticas entre os países. Israel se compromete a suspender anexações de territórios. Emirados Árabes são primeiro Estado do Golfo a estabelecer laços com Tel Aviv. Israel e Emirados Árabes …

Fortnite dá desconto por fora, é banido pela Apple e caso vai parar na justiça

A Epic está processando a Apple pela retirada de Fornite da App Store. Após um embate jurídico entre as duas companhias, o jogo foi bloqueado na loja do iOS, criando reação imediata da desenvolvedora. A história, …

Com 1000 anos, maior cidade pré-colombiana da região dos EUA fica sob a cidade St Louis

Por mais que tenhamos sido ensinados que a história do continente americano começa pela chegada por aqui dos navegadores europeus – e o próprio nome de tal território sublinha essa recorrente doutrinação – o fato …

Asteroide Psyche poderia ser núcleo de planeta que não se formou, dizem cientistas

Cientistas examinaram um asteroide que deve ser visitado por uma missão da NASA em 2022, encontrando provas que suas propriedades atraíram sucessão de outros asteroides. Após realizar diversas simulações em 2D e 3D usando um supercomputador, …

Essa “formiga-diabo” pré-histórica ataca sua presa há 99 milhões de anos

Uma linhagem extinta há tempos, nomeada afetuosamente de “formiga do inferno” ou “formiga-diabo”, foi encontrada presa em âmbar há 99 milhões de anos atrás, com sua mandíbula em formato de foice agarrada firme na presa. No …

Mataram um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros depois de 50 anos de perseguição

Notícia triste para quem luta pela preservação do meio ambiente. Conhecido como Demônio, um crocodilo de meia tonelada e 4,5 metros, que segundo moradores aterrorizava vilarejos na ilhas Bangka Belitung (Indonésia), foi morto na semana …

China diz que encontrou traços de coronavírus em frango brasileiro

Carga de asas de frango que chegou a Shenzhen, no sul do país asiático, foi confiscada. Funcionários da alfândega que entraram em contato com alimentos foram testados, mas exames deram negativo. Traços do novo coronavírus foram …

Vacinação em SP começa em janeiro, segundo diretor do Butantan

Com a pandemia, inúmeras empresas estão dedicadas ao desenvolvimento de uma vacina que possa ajudar na luta contra a COVID-19. Nesta quarta-feira (12), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que o estado …