Metrô de Paris ficará em greve até segunda-feira contra reforma da Previdência

A greve dos metroviários de Paris contra o projeto de reforma da Previdência francesa foi prorrogada até segunda-feira (9).

Nas assembleias-gerais realizadas pela categoria na manhã de quinta-feira (5), primeiro dia da paralisação, quase todos os empregados da companhia RATP, operadora do sistema de transporte público na região parisiense, aprovaram a continuidade da greve, informaram fontes sindicais.

A RATP opera 14 linhas de metrô e 351 linhas de ônibus na região metropolitana de Paris. No primeiro dia de mobilização contra a reforma mais importante da presidência de Emmanuel Macron, à frente de um governo de centro-direita, 10 linhas de metrô ficaram completamente fechadas.

Apenas as duas linhas automáticas da capital (1 e 14), que funcionam sem condutores, tiveram tráfego normal, com picos de saturação. “A mobilização será muito forte até segunda-feira”, afirma Thierry Babec, do Unsa, o primeiro sindicato da RATP.

O projeto de reforma desejado por Macron prevê o fim de 42 regimes especiais de Previdência existentes na França. O generoso sistema de aposentadorias da companhia RATP é um deles.

Dos 45.000 funcionários da empresa, 90%, ou seja, cerca de 41.000 pessoas, têm garantia de emprego à vida e outros benefícios excepcionais. Até 2017, motoristas de ônibus, condutores de metrô e dos trens de subúrbio da RATP podiam solicitar a aposentadoria aos 50 anos de idade. Após um acordo sindical, a idade mínima para requerer o benefício foi prolongada para 52 anos.

Os mecânicos de ônibus, das linhas de metrô e agentes encarregados do sistema de sinalização conseguem se aposentar aos 55 anos, mas passarão para 57 anos em 2022. Apenas essas duas categorias reúnem 31.000 agentes na RATP. A idade mínima legal para os franceses que não se beneficiam de um regime especial é fixada em 62 anos.

Pensões elevadas

O acesso à aposentadoria na RATP é facilitado em comparação com o restante da população. Estudos demonstram que os franceses se aposentam cada vez mais tarde. Em 2018, a idade média atingiu 61 anos e 6 meses para os homens e 62 anos e 1 mês para as mulheres.

O valor das pensões dos metroviários e motoristas de ônibus da RATP também é mais elevado do que o da média da população. Para aqueles que fazem a carreira completa na empresa, a pensão média é de € 2.357, contra € 1.472 pagos pelo sistema de Previdência geral.

Sem metrô, a maioria dos parisienses utilizou bicicletas e patinetes para se deslocar na capital. Como a greve estava anunciada há vários dias, muita gente tirou um dia de férias ou trabalhou em casa. É a partir de sexta-feira (6) que o trânsito deve piorar na cidade.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …

Lente de contato inteligente instala smartphone em seus olhos

Uma tecnologia que ‘instala’ smartphone nos olhos dos usuários, além de transformar a vida dos deficientes visuais, acaba de ser aprovada pela FDA – Food and Drug Administration, o órgão do governo dos Estados Unidos …

Grécia elege primeira presidente mulher

Juíza é escolhida nova chefe de Estado pelo Parlamento, com votos de governistas e opositores. Katerina Sakellaropoulou presidiu tribunal superior e foi indicada ao cargo pelo premiê conservador Kyriákos Mitsotákis. A juíza Katerina Sakellaropoulou se tornará …

A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer

Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em …

Holanda apresenta primeira usina de energia solar flutuante do planeta

A partir de 2022, a Holanda deverá ter a primeira usina de energia solar flutuante em funcionamento no mundo. Construída na água, a estação de energia limpa deverá se chamar Zon-op-Zee (“Sol no Mar”, em …

Novo vírus infecto-contagioso explode na China e outros países já estão em alerta

O misterioso vírus que surgiu na China nos últimos dias de 2019 acaba de chegar aos Estados Unidos. As autoridades americanas confirmaram que um homem vindo da China está infectado com o vírus, que é …

Davos assiste choque entre Greta Thunberg e Trump sobre o clima

A 50ª edição do Fórum Econômico Mundial de Davos começou nesta terça-feira (21) na Suíça dominada pelos debates sobre as mudanças climáticas. Pelo segundo ano consecutivo, a jovem ativista sueca Greta Thunberg foi convidada a …

China proibirá plástico não biodegradável

País asiático quer reduzir o uso de produtos como talheres e sacolas descartáveis em 30% até 2025. Plano prevê proibições escalonadas em hotéis, restaurantes e serviços de entrega do comércio eletrônico em áreas urbanas. As autoridades …

Inteligência artificial está sendo usada para combater extinção de pinguins

Uma tecnologia de inteligência artificial está sendo determinante no combate à extinção de pinguins no mundo. A ferramenta está sendo utilizada pela Gramener, empresa membro Intel AI Builder, que, a partir de imagens de regiões …