Michelin dá estrela para primeiro restaurante vegano da história

Aqui, na França e em boa parte do mundo, a busca pela alimentação vegana está cada vez mais ganhado espaço. E agora uma cobiçada estrela do Guia Michelin abre caminhos para que restaurantes embarquem nesta onda.

A maioria dos vegetarianos e veganos franceses diria que não é fácil evitar carne na França, embora a situação esteja mudando um pouco.

Cada vez mais, opções vegetarianas podem ser encontradas em todo o país e, desde 2018, as escolas foram legalmente obrigadas a oferecer opções vegetarianas ou veganas um dia por semana.

Isso parece ser confirmado pelo fato do conceituado Guia Michelin ter concedido uma de suas estrelas a um restaurante perto de Bordéus que serve apenas pratos sem ingredientes de origem animal.

O lugar agora estrelado chama-se ONA, que significa Origine Non Animale (origem não animal, em tradução livre).

Sua proprietária e chef, Claire Vallée, ficou um tanto chocada quando recebeu o telefonema da Michelin na noite de quinta-feira. O ONA passa a levar, além do prêmio, a marca de ser o primeiro restaurante vegano na França a ganhar uma estrela.

O ONA está localizado em Ares, perto da bacia de Arcachon, um resort à beira-mar no sudoeste da França. O lugar é conhecido por sua paisagem selvagem, cultivo de ostras e por abrigar a maior duna de areia da Europa, a Duna du Pilat.

“Foi um dos melhores momentos da minha vida”, disse Vallée disse à France 3 falando sobre como ela está extremamente orgulhosa de sua equipe.

O ONA recebeu ainda uma estrela verde, que a Michelin começou a premiar no ano passado pela excelência em práticas éticas.

Vallée iniciou o negócio em 2016 com um empréstimo de um banco verde, Le Nef, e uma campanha de crowdfunding bem-sucedida, acumulando 10 mil euros.

Os pratos de seu menu gourmet de sete etapas incluem combinações de ingredientes como pinheiro, cogumelo boletus e saquê, ou aipo, tonka e amber ale. O local está fechado devido à pandemia da Covid-19.

A Michelin foi criticada por apresentar seus prêmios anuais durante a pandemia Covid-19, quando a maioria dos restaurantes está fechada.

Gwendal Poullennec, chefe do Guia Michelin, defendeu a decisão de continuar em 2021, como forma de apoiar a indústria – crucialmente, ninguém perdeu estrelas neste período tumultuado.

O guia Michelin publicou sua edição francesa anual na última semana de janeiro. Outros guias de gastronomia decidiram cancelar os prêmios deste ano.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …