Michelin dá estrela para primeiro restaurante vegano da história

Aqui, na França e em boa parte do mundo, a busca pela alimentação vegana está cada vez mais ganhado espaço. E agora uma cobiçada estrela do Guia Michelin abre caminhos para que restaurantes embarquem nesta onda.

A maioria dos vegetarianos e veganos franceses diria que não é fácil evitar carne na França, embora a situação esteja mudando um pouco.

Cada vez mais, opções vegetarianas podem ser encontradas em todo o país e, desde 2018, as escolas foram legalmente obrigadas a oferecer opções vegetarianas ou veganas um dia por semana.

Isso parece ser confirmado pelo fato do conceituado Guia Michelin ter concedido uma de suas estrelas a um restaurante perto de Bordéus que serve apenas pratos sem ingredientes de origem animal.

O lugar agora estrelado chama-se ONA, que significa Origine Non Animale (origem não animal, em tradução livre).

Sua proprietária e chef, Claire Vallée, ficou um tanto chocada quando recebeu o telefonema da Michelin na noite de quinta-feira. O ONA passa a levar, além do prêmio, a marca de ser o primeiro restaurante vegano na França a ganhar uma estrela.

O ONA está localizado em Ares, perto da bacia de Arcachon, um resort à beira-mar no sudoeste da França. O lugar é conhecido por sua paisagem selvagem, cultivo de ostras e por abrigar a maior duna de areia da Europa, a Duna du Pilat.

“Foi um dos melhores momentos da minha vida”, disse Vallée disse à France 3 falando sobre como ela está extremamente orgulhosa de sua equipe.

O ONA recebeu ainda uma estrela verde, que a Michelin começou a premiar no ano passado pela excelência em práticas éticas.

Vallée iniciou o negócio em 2016 com um empréstimo de um banco verde, Le Nef, e uma campanha de crowdfunding bem-sucedida, acumulando 10 mil euros.

Os pratos de seu menu gourmet de sete etapas incluem combinações de ingredientes como pinheiro, cogumelo boletus e saquê, ou aipo, tonka e amber ale. O local está fechado devido à pandemia da Covid-19.

A Michelin foi criticada por apresentar seus prêmios anuais durante a pandemia Covid-19, quando a maioria dos restaurantes está fechada.

Gwendal Poullennec, chefe do Guia Michelin, defendeu a decisão de continuar em 2021, como forma de apoiar a indústria – crucialmente, ninguém perdeu estrelas neste período tumultuado.

O guia Michelin publicou sua edição francesa anual na última semana de janeiro. Outros guias de gastronomia decidiram cancelar os prêmios deste ano.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …