Citroën sabotou produção de caminhões para Nazistas durante a guerra

Este ano a Critroën completa 100 anos. Em virtude dessa data, o site Jalopnik realizou pesquisa durante a qual descobriu uma história de tempos de guerra.

No período da Segunda Guerra Mundial, a França foi ocupada pelos Alemães, em 1940, e grandes fábricas foram obrigadas a produzir para eles. A Citroën fez parte desse grupo e no período precisou fabricar para os Nazistas. Na época, a empresa era dirigida pelo antigo capitão da Força Aérea Francesa e herói da Primeira Guerra Mundial, Pierre-Jules Boulanger.

Como era forçado a produzir para as forças armadas da Alemanha, Boulanger ordenou que seus funcionários realizassem as atividades lentamente, para atrasar as entregas. Além disso, sabotou os caminhões produzidos, de forma a prejudicar os Nazistas sem, no entanto, ser descoberto. A história é contada no livro de John Reynold, Citroën 2CV.
Estratégia de sabotagem

A estratégia adotada na fábrica foi de alterar a marcação na vareta de medição de nível do óleo um pouco mais para baixo. Assim, quando os Nazistas fossem checar o óleo, o reservatório pareceria cheio, quando na verdade não estava. Isso provocaria problemas no motor, deixando os Nazistas encalhados na estrada. Se o nível de óleo do veículo não estiver entre o mínimo e o máximo o motor pode sofrer avarias.

Simultaneamente, Boulanger ignorou as ordens de acordo com as quais a Citroën deveria parar de trabalhar em seus próprios projetos, o que foi mais significante para o futuro da empresa. Em segredo a marca desenvolveu pelo menos dois designs, o que foi importante para impulsionar a Citroën após a guerra e assim contribuir também para a França como um todo.

Quando a sede da Gestapo em París foi tomada por membros da Resistência Francesa, em 1944, o nome de Boulanger ocupava lugar de destaque na lista dos principais inimigos do Reich.

A Citroën foi criada em 1919 por André Citroën, mesmo ano em que o veículo Type A, com motor de 4 cilindros e velocidade máxima de 65 km/h, foi colocado à venda. No primeiro ano a marca vendeu 10 mil automóveis. Em 1924, a Citroën registrava venda anual de 50 mil veículos. Dois anos depois, um terço dos automóveis nas rodovias francesas eram produzidos pela marca.

Em 1934 a Citroën era a líder em fabricação de veículos na Europa e segunda maior do mundo, mas tinha dificuldades financeiras. Por isso, o governo do país pediu que Michelin, maior credor, assumisse o controle da empresa. Em 1935, após a morte de André Citroën, Pierre Boulanger se tornou CEO.

Durante a guerra, a produção de veículos caiu de 100 mil para aproximadamente 9 mil unidades por ano. A fábrica da Citroën em Quai de Javel foi bombardeada em 1940 e 1942. No segundo bombardeio as linhas de produção foram seriamente danificadas. Um ano depois, com a adoção de novo método de produção, a primeira carreta saiu da fábrica.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …