Mistério de expedição francesa que desapareceu há 230 anos e resolvido por acaso

Nicolas André Monsiau / Chateau de Versailles / Wikimedia

Luís XVI dando as últimas instruções à La Pérouse, em 29 de junho de 1785

Uma investigação sobre um tema completamente diferente encontrou uma pista em um jornal indiano da época que permitiu desvendar o mistério da expedição enviada por Luís XVI ao Pacífico.

Um dos enigmas mais duradouros do tempo do Iluminismo, época em que os exploradores europeus correram o mundo em busca de tesouros e fama, ocorreu com o navegador francês Jean François Galaup, conde de La Pérouse. Mais de 200 anos depois, o mistério do seu desaparecimento pode ter sido desvendado, escreve a IFLScience.

La Pérouse partiu da França no ano de 1785 em direção ao oceano Pacífico por ordem do rei Luís XVI, para reconhecer os territórios que não tinham sido ainda explorados pelo britânico James Cook.

A expedição, que contava com 225 tripulantes a bordo de dois navios, contornou o Cabo Horn, no Chile, passou pelo Havaí e navegou até o Alasca, China e Rússia antes de alcançar a baía de Botany, na costa sudeste da Austrália.

Em 1788, os navios – o Bússola e o Astrolábio – naufragaram próximo das Vanikoro, atuais Ilhas Salomão. Os sobreviventes construíram um barco com os restos do naufrágio que chegaram à costa e navegaram para encontrar ajuda. Foi então que seu rastro foi perdido para sempre no Pacífico. Ou pelo menos era esta a teoria contada até agora.

Descobrimento inesperado

Por muito estranho que pareça, a pista que levou à resolução deste mistério estava na Índia. Garrick Hitchcock, antropólogo da Universidade Nacional da Austrália e coautor do estudo publicado no Journal of Pacific History, investigava a história do Estreito de Torres, que separa a Austrália da Nova Guiné, quando tropeçou em uma edição de 1818 do jornal indiano The Madras Courier.

Um artigo fazia referência a um navegador indiano, Shaik Jumaul, que era um náufrago da costa norte de Queensland, em 1814, e que conseguiu chegar à ilha de Murray, onde viveu durante quatro anos e aprendeu a língua e seus costumes.

O indiano ficou surpreendido com o fato de os habitantes possuírem vários tecidos e mosquetes (um tipo de arma) que não eram ingleses. E foi então que contaram a ele que, 30 anos antes, um navio tinha naufragado perto da ilha.

Parte da tripulação alcançou a costa, onde teve um confronto violento contra eles, e só um garoto sobreviveu, tendo sido criado pelos locais e onde mais tarde se casou com uma nativa.

A linha do tempo desta história se encaixa perfeitamente com a da expedição francesa e existe ainda a informação de que havia um menor a bordo chamado François Mordelle.

Segundo o IFLScience, parece que Mordelle foi o único sobrevivente da infeliz travessia, que resultou no primeiro naufrágio conhecido no Estreito de Torres e um mistério que ainda durou cerca de 250 anos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …