Moradores de rua são multados e presos por pedirem esmola e dormirem nas calçadas do Reino Unido

O número de pessoas em situação de rua que estão sendo multadas, condenadas e presas por mendigar ou dormir nas ruas é cada vez maior na Inglaterra e no País de Gales. Mas, em relação ao tema, o Reino Unido entra em contradição.

Apesar das novas diretrizes, comunicadas às autoridades no início do ano, que incluem instruções para não multar pessoas vulneráveis que dormem nas ruas, uma investigação do The Guardian encontrou 50 autoridades locais com ordens de proteção do espaço público na Inglaterra e no País de Gales.

Esse tipo de ordem de proteção o espaço público incluem a retirada dos moradores de rua dos centros das cidades, multas constantes e ainda prisões, explica o Diário de Notícias.

Além do valor das multas ser bastante elevado – no valor de centenas de libras – o jornal britânico adianta que existem vários casos de pessoas que foram enviadas para a prisão por terem sido vistas várias vezes pedindo esmolas.

Um dos casos mais polêmicos é o de um homem que passou quatro meses preso por “mendicidade”. Segundo o The Guardian, quando aplicou a pena, o juiz admitiu que estava “mandando um homem para a prisão por pedir comida porque estava com fome”.

Mas esse não é um caso único no Reino Unido. Outro britânico foi multado em 105 libras (R$ 515) depois de uma criança ter deixado duas libras no cobertor onde dormia na rua.

Desde 2014, foram condenadas pelo menos 51 pessoas por infringirem as ordens de proteção do espaço público, como dormir nas ruas, mendigar ou, até, “vagabundear”. Algumas multas chegam às 1.100 libras (cerca de R$ 5.400), tendo sido emitidas centenas delas.

Advogados, instituições de caridade e ativistas já se revoltaram em relação a esta situação, tendo descrito as situações como atos de uma “desumanidade grotesca“. Eles apontam o dedo aos poderes públicos por serem zelosos só por quererem retirar “pessoas que não lhes convém” das ruas dos centros das cidades.

Algumas instituições de caridade já pediram ao governo que acabe com as ordens, argumentando que são um exemplo de abuso de poder.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …