Morre no Rio a atriz Neuza Amaral

(dr) Globo

A atriz Neuza Amaral

A atriz Neuza Amaral

A atriz Neuza Amaral, de 86 anos, morreu na manhã de hoje (19) no Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca, zona norte do Rio, onde estava internada desde sábado (15). De acordo com nota divulgada pelo hospital, ela morreu em decorrência de um quadro compatível com embolia pulmonar.

Paulista da cidade de São José do Barreiro, onde nasceu em 1º de agosto de 1930, Neuza Gouveia da Silva do Amaral era filha de pais analfabetos e começou a trabalhar aos 12 anos, quando já vivia no Rio de Janeiro, entregando marmitas.

Iniciou sua carreira de atriz nos anos 50, na Rádio Tupi do Rio, e depois transferiu-se para São Paulo, onde atuou na Rádio Record.

Em 1957 ingressou na televisão, trabalhando como atriz e locutora nas TVs Record e Excelsior, onde participou da primeira novela diária da televisão brasileira, 2-5499 Ocupado. Dez anos depois, de volta ao Rio, ingressou na TV Globo, onde seu primeiro papel de destaque foi a vilã Veridiana Medeiros, na novela A Grande Mentira (1968).

As novelas Os Ossos do Barão, Fogo sobre Terra, Bravo!, Cabocla e Plumas & Paetês foram algumas em que atuou Neuza Amaral, que somou em sua carreira 46 trabalhos na televisão. No cinema, trabalhou em 22 filmes, entre eles, Memórias de um Gigolô (1970), Os Machões (1972), Dedé Mamata (1987) e O Que É Isso, Companheiro? (1997).

Nos anos 90, Neuza Amaral foi eleita vereadora no Rio de Janeiro e se afastou, gradativamente, da televisão para se dedicar à política. Nos últimos anos, vivia na cidade de Araruama, na Região dos Lagos fluminense.

A atriz deixou um filho e dois netos. Convertida ao judaísmo, Neuza Amaral será sepultada esta quinta-feira (20), às 10h, no Cemitério Israelita de Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …