Morrer é mais agradável do que pensamos, dizem os cientistas

Alyssa L. Miller / Flickr

-

Uma equipe de pesquisadores norte-americanos acredita ter revelado o grande mistério do que se sente quando se está à beira da morte e, surpreendentemente, dizem que as emoções são mais positivas do que negativas.

A pesquisa, publicada no jornal Psychological Science, foi levada a cabo por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, que se concentraram na análise de casos de pacientes com doenças terminais e de presos no corredor da morte.

Em uma primeira fase, analisaram o conteúdo de blogs de doentes terminais que acabaram mesmo falecendo, com doenças como câncer ou Esclerose Lateral Amiotrófica.

Para terem como fazer uma comparação, pediram a participantes que escrevessem um blog imaginando que estavam prestes a morrer de câncer. Depois, analisaram as publicações à procura de palavras que descreviam emoções negativas e positivas, assim como “medo”, “terror”, “ansiedade”, “felicidade” e “amor”.

“Os resultados revelaram que as publicações de blogs de indivíduos que eram doentes terminais incluíam consideravelmente mais palavras de emoções positivas e menos palavras de emoções negativas do que as escritas por participantes que só tinham imaginado que estavam morrendo”, salienta-se no site da Associação para a Ciência Psicológica (APS) que divulga o estudo.

Em um segunda fase da pesquisa, os cientistas compararam as últimas palavras de presos no corredor da morte com extratos de poesia que tinham escrito e ainda com as últimas palavras imaginadas por um grupo de voluntários.

Os resultados se repetiram, com os presos perto da morte se revelando “menos negativos e mais positivos” do que os que estavam apenas imaginando que iam morrer.

“Tanto os doentes terminais como os presos que iam enfrentar a execução pareciam se focar em coisas que nos ajudam a dar sentido à vida, incluindo a religião e a família, sugerindo que tais coisas podem ajudar a reprimir a ansiedade sobre a morte, à medida que ela se aproxima”, destaca a APS.

As conclusões levam os pesquisadores a notar que “encontrar a morte pode não ser tão sombrio quanto parece”.

“Quando imaginamos nossas emoções à medida que nos aproximamos da morte, pensamos sobretudo em tristeza e horror. Mas, ao que parece, morrer é menos triste e assustador – e mais feliz – do que pensamos”, destaca o cientista Kurt Gray.

“Na nossa imaginação, morrer é solitário e sem sentido, mas as publicações finais em blogs de doentes terminais e as últimas palavras de presos de corredores da morte estão cheias de amor, de ligação social e de sentido“, conclui o pesquisador.

Contudo, os cientistas destacam que esta teoria pode não ser aplicada a todo mundo. Um exemplo são pessoas de idade avançada que se vão aproximando da morte.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …