Morrer é mais agradável do que pensamos, dizem os cientistas

Alyssa L. Miller / Flickr

-

Uma equipe de pesquisadores norte-americanos acredita ter revelado o grande mistério do que se sente quando se está à beira da morte e, surpreendentemente, dizem que as emoções são mais positivas do que negativas.

A pesquisa, publicada no jornal Psychological Science, foi levada a cabo por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, que se concentraram na análise de casos de pacientes com doenças terminais e de presos no corredor da morte.

Em uma primeira fase, analisaram o conteúdo de blogs de doentes terminais que acabaram mesmo falecendo, com doenças como câncer ou Esclerose Lateral Amiotrófica.

Para terem como fazer uma comparação, pediram a participantes que escrevessem um blog imaginando que estavam prestes a morrer de câncer. Depois, analisaram as publicações à procura de palavras que descreviam emoções negativas e positivas, assim como “medo”, “terror”, “ansiedade”, “felicidade” e “amor”.

“Os resultados revelaram que as publicações de blogs de indivíduos que eram doentes terminais incluíam consideravelmente mais palavras de emoções positivas e menos palavras de emoções negativas do que as escritas por participantes que só tinham imaginado que estavam morrendo”, salienta-se no site da Associação para a Ciência Psicológica (APS) que divulga o estudo.

Em um segunda fase da pesquisa, os cientistas compararam as últimas palavras de presos no corredor da morte com extratos de poesia que tinham escrito e ainda com as últimas palavras imaginadas por um grupo de voluntários.

Os resultados se repetiram, com os presos perto da morte se revelando “menos negativos e mais positivos” do que os que estavam apenas imaginando que iam morrer.

“Tanto os doentes terminais como os presos que iam enfrentar a execução pareciam se focar em coisas que nos ajudam a dar sentido à vida, incluindo a religião e a família, sugerindo que tais coisas podem ajudar a reprimir a ansiedade sobre a morte, à medida que ela se aproxima”, destaca a APS.

As conclusões levam os pesquisadores a notar que “encontrar a morte pode não ser tão sombrio quanto parece”.

“Quando imaginamos nossas emoções à medida que nos aproximamos da morte, pensamos sobretudo em tristeza e horror. Mas, ao que parece, morrer é menos triste e assustador – e mais feliz – do que pensamos”, destaca o cientista Kurt Gray.

“Na nossa imaginação, morrer é solitário e sem sentido, mas as publicações finais em blogs de doentes terminais e as últimas palavras de presos de corredores da morte estão cheias de amor, de ligação social e de sentido“, conclui o pesquisador.

Contudo, os cientistas destacam que esta teoria pode não ser aplicada a todo mundo. Um exemplo são pessoas de idade avançada que se vão aproximando da morte.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Água líquida em Marte: descobertas mais reservas no polo sul do Planeta Vermelho

Em 2018, pesquisadores italianos anunciaram que haviam encontrado evidências da existência de água líquida em Marte, abaixo da calota polar sul. Agora, a equipe voltou em mais uma série de informações que não apenas sustentam essa …

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …