Finalmente explicado por que o famoso sorriso da Mona Lisa parece triste

Musée du Louvre / Wikimedia

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci

A tristeza no sorriso da italiana Lisa Gherardini, a protagonista da famosa obra de arte de Leonardo da Vinci, pode ser explicada pela historia da sua vida pessoal.

Segundo o The Independent, o novo livro “Mona Lisa: The People and The Painting” (“Mona Lisa: As pessoas e a pintura” em português) tenta explicar o porquê de Lisa Gherardini, como se chamava na vida real, ter uma expressão tão triste no quadro de Da Vinci.

Os autores Martin Kemp e Giuseppe Pallanti foram atrás do passado da italiana e perceberam que a enigmática jovem viveu uma história familiar obscura.

De acordo com o jornal britânico, a dupla de autores conta que Gherardini tinha apenas 15 anos quando foi obrigada a se casar com Francesco del Giocondo, um comerciante rico de Florença que estava ligado a negócios sujos e que, inclusive, sacrificou a honra da italiana para garantir sua posição na sociedade.

Kemp e Pallanti contam que o marido de “Mona Lisa” comprava escravas provenientes do norte da África e que, depois de convertidas ao cristianismo, trabalhavam na residência dos Giocondo em Florença. No entanto, o grande número de mulheres sugere que nem todas podiam ficar nessa propriedade, pelo que Giocondo ganhava dinheiro ao vendê-las.

Outro escândalo revelado pelo livro é que dois homens pertencentes à influente família dos Médici quiseram “tentar a honra” de Gherardini, mas que ela sempre rejeitou todas as suas intenções. No entanto, o marido, com medo de ver em perigo os seus negócios e influência na cidade italiana, demonstrou seu apoio aos dois homens.

O Independent escreve que, depois desta situação, apesar da dupla assegurar amizade, pelas costas faziam piadas com Giocondo por essa grande demonstração de fraqueza.

Lisa Gherardini passou seus últimos anos em um convento e morreu na obscuridade em julho de 1542. A obra de arte inacabada de Da Vinci só a tornou famosa séculos depois.

O famoso retrato encontra-se no Louvre, em Paris, museu que recebe milhões de visitantes de todo o mundo por ano, muitos com o único objetivo de “vê-la pessoalmente”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …

Projeto de estrada cortando parque das cataratas de Iguaçu ameaça outras áreas de proteção pelo Brasil

Uma das paisagens naturais mais impressionantes do Brasil e reconhecida pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as cataratas, no Paraná, pode ser cortado ao meio por uma rodovia asfaltada – em …

Por que a imunidade de rebanho está longe de ser realidade

Embora costume ser apresentada como simples cálculo matemático, alcançar a imunidade de rebanho não é tarefa fácil. Ela não só depende da infecciosidade das variantes, como da adoção de medidas sanitárias pela população. Apesar das campanhas …

Uso de maconha na adolescência pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro

O consumo de maconha pode ser prejudicial ao cérebro humano durante a adolescência, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (16). Segundo a pesquisa, realizada em regiões da Europa, o uso recreativo da planta pode …

EUA terão feriado para comemorar fim da escravidão

Data já celebrada na maioria dos estados vai se tornar feriado federal. O "Juneteenth" lembra dia em que os últimos escravos negros foram libertados no país, em 1865. Após aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos na …

5 perguntas sobre os denisovanos, 'parentes' extintos dos humanos modernos que viveram na Terra há 50 mil anos

Desde que os primeiros vestígios dos denisovanos foram descobertos em 2008, os cientistas não descansaram tentando obter mais informações sobre eles. A tarefa, no entanto, não tem sido fácil, porque até agora só foram encontrados pequenos …