Motoboy é vítima de racismo de homem branco: “Você tem inveja disso aqui [minha cor]”

Joca Duarte / Creative Commons

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery.

As fortes imagens são um exemplo do racismo – que muitos insistem em dizer que não existe no Brasil – e mostram a terrível estrutura de raça e classe em que vivemos neste país. A cena é aterrorizante.

O homem diz, em claro tom racista: “Você tem inveja disso aqui”, diz, apontando para a própria pele. No vídeo, a fala completa se dá: “Você tem inveja disso aqui (do condomínio), você tem inveja dessas famílias, você tem inveja disso aqui (da minha cor). Você nunca vai ter”, brada aos berros.

O racista se escondeu

De acordo com reportagem do G1, o responsável pelos xingamentos racistas mora num condomínio de luxo de Valinhos, cidade na região de Campinas, no interior de São Paulo. No bairro Chácaras Silvania, precisamente. Sua identidade ainda não foi revelada.

A cena é pavorosa. Trata-se de mais uma face do racismo estrutural e explícito brasileiro. O vídeo viralizou após ser postado por Paulo Lima, o Galo, líder do movimento de Entregadores Antifascistas – que protestam por melhores condições de trabalho.

“Vamos deixar esse escroto de camiseta azul famoso pois ele foi racista com um entregador que estava apenas fazendo seu trabalho. Esse ser xingou e humilhou um trabalhador, se achando melhor que ele por morar em um condomínio de luxo. Saiba que ninguém é melhor que ninguém por ser rico ou ser branco. Como é de família rica isso vai acabar no esquecimento, como sempre acontece. Por isso resolvi postar o vídeo. Isso é racismo e é crime. Esse entregador é meu filho: um trabalhador honesto e não precisa sentir ou ter inveja de um escroto como esse”, afirmou a mãe de Mateus nas redes sociais.

As imagens foram gravadas no dia 31 de julho. O entregador, que estava trabalhando, disse que não é a primeira vez que este tipo de coisa acontece vindo deste cidadão. Ele, que preferiu não revelar sua identidade, fez boletim de ocorrência para denunciar o crime de racismo. A Guarda Municipal chegou a ser chamada e levou todos os envolvidos para a delegacia.

O racista, como sempre, não atendeu aos pedidos de entrevista da afiliada da TV Globo em Campinas.

“Eu falei pra ele que ele não podia fazer mais isso porque ninguém gostava desse tipo de atitude. O que ele faz é pra se mostrar superior as pessoas. Teve um momento que ele cuspiu em mim, jogou a nota no chão e disse que eu era lixo”, relatou o motoboy. Vai ficar por isso mesmo? Racismo é crime.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …