Motoboy é vítima de racismo de homem branco: “Você tem inveja disso aqui [minha cor]”

Joca Duarte / Creative Commons

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery.

As fortes imagens são um exemplo do racismo – que muitos insistem em dizer que não existe no Brasil – e mostram a terrível estrutura de raça e classe em que vivemos neste país. A cena é aterrorizante.

O homem diz, em claro tom racista: “Você tem inveja disso aqui”, diz, apontando para a própria pele. No vídeo, a fala completa se dá: “Você tem inveja disso aqui (do condomínio), você tem inveja dessas famílias, você tem inveja disso aqui (da minha cor). Você nunca vai ter”, brada aos berros.

O racista se escondeu

De acordo com reportagem do G1, o responsável pelos xingamentos racistas mora num condomínio de luxo de Valinhos, cidade na região de Campinas, no interior de São Paulo. No bairro Chácaras Silvania, precisamente. Sua identidade ainda não foi revelada.

A cena é pavorosa. Trata-se de mais uma face do racismo estrutural e explícito brasileiro. O vídeo viralizou após ser postado por Paulo Lima, o Galo, líder do movimento de Entregadores Antifascistas – que protestam por melhores condições de trabalho.

“Vamos deixar esse escroto de camiseta azul famoso pois ele foi racista com um entregador que estava apenas fazendo seu trabalho. Esse ser xingou e humilhou um trabalhador, se achando melhor que ele por morar em um condomínio de luxo. Saiba que ninguém é melhor que ninguém por ser rico ou ser branco. Como é de família rica isso vai acabar no esquecimento, como sempre acontece. Por isso resolvi postar o vídeo. Isso é racismo e é crime. Esse entregador é meu filho: um trabalhador honesto e não precisa sentir ou ter inveja de um escroto como esse”, afirmou a mãe de Mateus nas redes sociais.

As imagens foram gravadas no dia 31 de julho. O entregador, que estava trabalhando, disse que não é a primeira vez que este tipo de coisa acontece vindo deste cidadão. Ele, que preferiu não revelar sua identidade, fez boletim de ocorrência para denunciar o crime de racismo. A Guarda Municipal chegou a ser chamada e levou todos os envolvidos para a delegacia.

O racista, como sempre, não atendeu aos pedidos de entrevista da afiliada da TV Globo em Campinas.

“Eu falei pra ele que ele não podia fazer mais isso porque ninguém gostava desse tipo de atitude. O que ele faz é pra se mostrar superior as pessoas. Teve um momento que ele cuspiu em mim, jogou a nota no chão e disse que eu era lixo”, relatou o motoboy. Vai ficar por isso mesmo? Racismo é crime.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Coronavírus: Reino Unido proíbe entrada de viajantes vindos da América do Sul e de Portugal por variante encontrada no Brasil

Chegadas ao Reino Unido da América do Sul e Portugal serão proibidas a partir de sexta-feira (15/01) devido a preocupações com a variante brasileira do coronavírus. O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que a mudança …

Vacinação nacional contra a COVID-19 começa no dia 20, às 10h

Ao que tudo indica o Brasil já tem uma data oficial para o início da vacinação, em massa, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a …

"Futuro assustador de extinção em massa" nos espera, elite dos cientistas alerta

O planeta enfrenta um “futuro assustador de extinção em massa, declínio da saúde e distúrbios climáticos” que ameaçam a sobrevivência humana por causa da ignorância e da inação, de acordo com um grupo internacional de …

Oferta de perfuração do Ártico tem fracasso histórico por falta de interessados

O recente leilão que oferecia arrendamentos de perfuração de petróleo no Ártico foi um fracasso. Esperava-se que a chamada atraísse muitos interessados em explorar a área no Alasca, mas a realidade foi outra. A notícia é …

Palácio mais antigo da China de 5.300 anos é descoberto perto de antiga capital

Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem cerca de 5.300 anos, sendo possivelmente a …

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira, as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão …

CEO do Twitter defende banimento de Trump da rede social

Jack Dorsey diz que medida resulta do “fracasso” da plataforma em mediar diálogo saudável e admite que pode abrir “precedente perigoso”. Proibição veio após presidente dos EUA insuflar apoiadores que invadiram Capitólio. O CEO da rede …

O zumbido de fundo do universo pode ter sido ouvido pela primeira vez

Baseado no que sabemos sobre ondas gravitacionais, o Universo deve estar cheio delas. Cada par de buracos negros ou estrelas de nêutrons e colisão, cada supernova com núcleo em colapso — até mesmo o próprio …

Monocultura da soja destruiu mais de 30% do cerrado brasileiro entre 2004 e 2017, alerta WWF

Os 24 principais focos de desmatamento no mundo provocaram a perda de uma superfície equivalente ao tamanho do Paraguai em menos de uma década, aponta um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na …

Coreia do Sul eleva capacidades de combate para conter ameaça norte-coreana

A Coreia do Sul planeja elevar suas capacidades militares para conter as ameaças de mísseis de curto alcance dos norte-coreanos, declarou o Ministério da Defesa sul-coreano. A declaração ocorreu após os norte-coreanos prometerem elevar o arsenal …