Motoboy é vítima de racismo de homem branco: “Você tem inveja disso aqui [minha cor]”

Joca Duarte / Creative Commons

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery.

As fortes imagens são um exemplo do racismo – que muitos insistem em dizer que não existe no Brasil – e mostram a terrível estrutura de raça e classe em que vivemos neste país. A cena é aterrorizante.

O homem diz, em claro tom racista: “Você tem inveja disso aqui”, diz, apontando para a própria pele. No vídeo, a fala completa se dá: “Você tem inveja disso aqui (do condomínio), você tem inveja dessas famílias, você tem inveja disso aqui (da minha cor). Você nunca vai ter”, brada aos berros.

O racista se escondeu

De acordo com reportagem do G1, o responsável pelos xingamentos racistas mora num condomínio de luxo de Valinhos, cidade na região de Campinas, no interior de São Paulo. No bairro Chácaras Silvania, precisamente. Sua identidade ainda não foi revelada.

A cena é pavorosa. Trata-se de mais uma face do racismo estrutural e explícito brasileiro. O vídeo viralizou após ser postado por Paulo Lima, o Galo, líder do movimento de Entregadores Antifascistas – que protestam por melhores condições de trabalho.

“Vamos deixar esse escroto de camiseta azul famoso pois ele foi racista com um entregador que estava apenas fazendo seu trabalho. Esse ser xingou e humilhou um trabalhador, se achando melhor que ele por morar em um condomínio de luxo. Saiba que ninguém é melhor que ninguém por ser rico ou ser branco. Como é de família rica isso vai acabar no esquecimento, como sempre acontece. Por isso resolvi postar o vídeo. Isso é racismo e é crime. Esse entregador é meu filho: um trabalhador honesto e não precisa sentir ou ter inveja de um escroto como esse”, afirmou a mãe de Mateus nas redes sociais.

As imagens foram gravadas no dia 31 de julho. O entregador, que estava trabalhando, disse que não é a primeira vez que este tipo de coisa acontece vindo deste cidadão. Ele, que preferiu não revelar sua identidade, fez boletim de ocorrência para denunciar o crime de racismo. A Guarda Municipal chegou a ser chamada e levou todos os envolvidos para a delegacia.

O racista, como sempre, não atendeu aos pedidos de entrevista da afiliada da TV Globo em Campinas.

“Eu falei pra ele que ele não podia fazer mais isso porque ninguém gostava desse tipo de atitude. O que ele faz é pra se mostrar superior as pessoas. Teve um momento que ele cuspiu em mim, jogou a nota no chão e disse que eu era lixo”, relatou o motoboy. Vai ficar por isso mesmo? Racismo é crime.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas russos encontram nova forma de tratamento para covid-19

Uma equipe de cientistas russos sugeriu tratar os pacientes gravemente afetados pelo coronavírus SARS-CoV-2 da mesma maneira que são tratados alguns casos de intoxicação. De acordo com os especialistas do Instituto de Pesquisa de Medicina de …

Covid-19 já causou a morte de um milhão de pessoas no mundo

Nove meses após seu surgimento na China, a pandemia de Covid-19 superou, neste domingo (27), o número simbólico de um milhão de mortos no mundo. No total, o coronavírus causou 1.000.009 mortes e 33.018.877 casos …

Homem que comia alcaçuz todos os dias morre e médicos alertam sobre riscos à saúde

Um homem de 54 anos morreu após consumir alcaçuz em excesso. Segundo os médicos do Hospital Geral de Massachussets (EUA), após duas semanas ingerindo alcaçuz preto em excesso, o homem teve uma overdose de uma …

Conflito armado se acirra na fronteira entre Armênia e Azerbaijão

A Armênia e o Azerbaijão se acusaram mutuamente neste domingo (27/09) de iniciar confrontos mortais na região separatista de Nagorno-Karabakh, na fronteira entre os dois países, em meio a uma disputa territorial de décadas. Ao …

Grande depósito de ovos de dinossauro é descoberto na Espanha

O norte de Espanha foi palco de uma nova descoberta paleontológica. Foram encontrados ovos de 68 milhões de anos atrás, que podem conter embriões desses enormes répteis. José Manuel Gasca estava fazendo jogging um dia no …

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …