Mulheres estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios

O sucesso das mulheres não se limita ao crescimento da participação no mercado de trabalho. Nos últimos anos, elas chegaram de vez ao mundo dos negócios.

Um levantamento feito pelo Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, em parceria entre Sebrae e Dieese, constatou crescimento de 21,4% na participação feminina — o equivalente a mais de 7,5 milhões de mulheres empreendedoras no país.

Em meio a esse cenário, o projeto Além do Batom passou a estimular ainda mais o fortalecimento da presença feminina no setor no Rio.

A iniciativa surgiu há três anos, com o objetivo de oferecer tutoria a novas empreendedoras e cursos técnicos sobre o assunto. O programa se expandiu. De lá para cá, cerca de 400 mulheres já participaram de palestras e treinamentos organizados pelo programa.

Nos últimos 12 meses, foi criada a AB School, primeira escola de negócios feita sob medida para mulheres. Em 19 de novembro, Dia Global do Empreendedorismo feminino, vai ser lançado uma nova versão do curso, que inclui 12 módulos online voltado para mulheres empreendedoras no Jardim América, na Zona Norte.

A participação de convidadas é gratuita. Mais de cem pessoas já confirmaram presença (confira outras informações no quadro ao lado).

A iniciativa, voltada ao estímulo do empreendedorismo feminino, foi idealizada pela publicitária Vanessa Oliveira, que trabalhava como diretora de um centro de distribuição de uma multinacional quando teve a ideia de alavancar a participação das mulheres nos negócios.

“Percebi que tinha muito homem no palco para falar de maquiagem e decidi entrar nesse ramo. É importante que as empreendedoras saibam que qualquer iniciativa precisa gerar impacto para obter lucro. A partir daí, a empresária vai ser obrigada a buscar uma estrutura capaz de dar retorno financeiro”, explica.

O perfil do público é bem variado. Entre as clientes do programa, há empreendedoras da Zona Sul às comunidades cariocas. Mulheres que também atuam em ramos diversificados, como coach de carreiras, comerciantes de docerias, bijouterias e até especialistas em moda.

“O importante não é a área de atuação, mas a percepção de que essas mulheres precisam gerar um impacto para ter lucro. Hoje, existe um movimento voltado para o empoderamento feminino. Nós não queremos só inspirar e motivar. A nossa ideia é dar as ferramentas e acompanhar o crescimento dessas mulheres”, avalia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil de pterossauro nunca antes visto de 100 milhões de anos é descoberto na China

Um novo gênero e uma nova espécie de pterossauro dsungaripterídeo, que viveu durante o Cretáceo Inferior, foram catalogados na China após análise de uma mandíbula inferior incompleta. Pterossauros eram répteis voadores que viveram simultaneamente com os …

A consciência é um campo energético: afirma estudo

Uma nova ideia incomum em neurociência sugere que nossa consciência é derivada de um campo de ondas eletromagnéticas emitidas pelos neurônios quando disparam suas cargas elétricas. A ideia é que essas ondas de atividade elétrica sejam …

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …