Mulheres estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios

O sucesso das mulheres não se limita ao crescimento da participação no mercado de trabalho. Nos últimos anos, elas chegaram de vez ao mundo dos negócios.

Um levantamento feito pelo Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, em parceria entre Sebrae e Dieese, constatou crescimento de 21,4% na participação feminina — o equivalente a mais de 7,5 milhões de mulheres empreendedoras no país.

Em meio a esse cenário, o projeto Além do Batom passou a estimular ainda mais o fortalecimento da presença feminina no setor no Rio.

A iniciativa surgiu há três anos, com o objetivo de oferecer tutoria a novas empreendedoras e cursos técnicos sobre o assunto. O programa se expandiu. De lá para cá, cerca de 400 mulheres já participaram de palestras e treinamentos organizados pelo programa.

Nos últimos 12 meses, foi criada a AB School, primeira escola de negócios feita sob medida para mulheres. Em 19 de novembro, Dia Global do Empreendedorismo feminino, vai ser lançado uma nova versão do curso, que inclui 12 módulos online voltado para mulheres empreendedoras no Jardim América, na Zona Norte.

A participação de convidadas é gratuita. Mais de cem pessoas já confirmaram presença (confira outras informações no quadro ao lado).

A iniciativa, voltada ao estímulo do empreendedorismo feminino, foi idealizada pela publicitária Vanessa Oliveira, que trabalhava como diretora de um centro de distribuição de uma multinacional quando teve a ideia de alavancar a participação das mulheres nos negócios.

“Percebi que tinha muito homem no palco para falar de maquiagem e decidi entrar nesse ramo. É importante que as empreendedoras saibam que qualquer iniciativa precisa gerar impacto para obter lucro. A partir daí, a empresária vai ser obrigada a buscar uma estrutura capaz de dar retorno financeiro”, explica.

O perfil do público é bem variado. Entre as clientes do programa, há empreendedoras da Zona Sul às comunidades cariocas. Mulheres que também atuam em ramos diversificados, como coach de carreiras, comerciantes de docerias, bijouterias e até especialistas em moda.

“O importante não é a área de atuação, mas a percepção de que essas mulheres precisam gerar um impacto para ter lucro. Hoje, existe um movimento voltado para o empoderamento feminino. Nós não queremos só inspirar e motivar. A nossa ideia é dar as ferramentas e acompanhar o crescimento dessas mulheres”, avalia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …