Mulheres estão cada vez mais presentes no mundo dos negócios

O sucesso das mulheres não se limita ao crescimento da participação no mercado de trabalho. Nos últimos anos, elas chegaram de vez ao mundo dos negócios.

Um levantamento feito pelo Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, em parceria entre Sebrae e Dieese, constatou crescimento de 21,4% na participação feminina — o equivalente a mais de 7,5 milhões de mulheres empreendedoras no país.

Em meio a esse cenário, o projeto Além do Batom passou a estimular ainda mais o fortalecimento da presença feminina no setor no Rio.

A iniciativa surgiu há três anos, com o objetivo de oferecer tutoria a novas empreendedoras e cursos técnicos sobre o assunto. O programa se expandiu. De lá para cá, cerca de 400 mulheres já participaram de palestras e treinamentos organizados pelo programa.

Nos últimos 12 meses, foi criada a AB School, primeira escola de negócios feita sob medida para mulheres. Em 19 de novembro, Dia Global do Empreendedorismo feminino, vai ser lançado uma nova versão do curso, que inclui 12 módulos online voltado para mulheres empreendedoras no Jardim América, na Zona Norte.

A participação de convidadas é gratuita. Mais de cem pessoas já confirmaram presença (confira outras informações no quadro ao lado).

A iniciativa, voltada ao estímulo do empreendedorismo feminino, foi idealizada pela publicitária Vanessa Oliveira, que trabalhava como diretora de um centro de distribuição de uma multinacional quando teve a ideia de alavancar a participação das mulheres nos negócios.

“Percebi que tinha muito homem no palco para falar de maquiagem e decidi entrar nesse ramo. É importante que as empreendedoras saibam que qualquer iniciativa precisa gerar impacto para obter lucro. A partir daí, a empresária vai ser obrigada a buscar uma estrutura capaz de dar retorno financeiro”, explica.

O perfil do público é bem variado. Entre as clientes do programa, há empreendedoras da Zona Sul às comunidades cariocas. Mulheres que também atuam em ramos diversificados, como coach de carreiras, comerciantes de docerias, bijouterias e até especialistas em moda.

“O importante não é a área de atuação, mas a percepção de que essas mulheres precisam gerar um impacto para ter lucro. Hoje, existe um movimento voltado para o empoderamento feminino. Nós não queremos só inspirar e motivar. A nossa ideia é dar as ferramentas e acompanhar o crescimento dessas mulheres”, avalia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Problemas cardíacos duradouros se apresentam em 78% dos pacientes de coronavírus

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 …

Governo britânico vai pagar parte da conta de consumo em pubs e restaurantes

Incentivos não vão faltar para quem estava com saudades de frequentar bares, pubs e restaurantes no Reino Unido. Durante o mês de agosto, o governo britânico vai bancar parte da conta de quem sair …

Cientistas revelam origem de estranhos meteoritos encontrados na Terra

Uma equipe de cientistas norte-americanos teoriza que alguns dos meteoritos, que não se encaixam nas duas categorias principais, têm uma origem até hoje desconhecida por astrônomos. Um grupo significante de meteoritos, que existem hoje na Terra, …

Twitter pode ser multado em US$ 250 milhões por abuso de dados dos usuários

O Twitter confessou que, possivelmente, será multado em até US$ 250 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, no original em inglês) por ter desrespeitado um acordo firmado em 2011 com a agência …

OMS afirma que não há solução milagrosa para lutar contra Covid-19

A Organização Mundial de Saúde avisou na segunda-feira que não há, nem haverá uma solução milagre contra a pandemis de Covid-19, não obstante a corrida que se verifica actualmente de forma a descobrir uma vacina …

Alemanha quer exigir de viajantes teste de covid-19 feito antes de embarque

Ministro da Saúde alemão defende que passageiros vindos de territórios de risco, incluindo o Brasil, apresentem exame negativo realizado em país de origem para entrar na Alemanha. O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, defendeu nesta …

Uma poção medieval provou ser eficaz contra bactérias

Uma fórmula de mil anos de idade para o tratamento infecções nos olhos talvez leve os cientistas a um novo caminho para lutar contra a resistência aos antibióticos. A poção parece mesmo bruxaria: cebola, vinho, alho …

Microsoft confirma intenção de comprar o TikTok

Em um final de semana conturbado para o aplicativo TikTok, o presidente norte-americano Donald Trump deu um prazo de 45 dias para a Microsoft concretizar a aquisição da rede social chinesa. A notícia divulgada pela agência …

Com 200.000 mortes, América Latina é segunda região do mundo mais afetada pela Covid-19

A região da América Latina e do Caribe alcançou a fúnebre marca de 200.212 mortes pelo novo coronavírus e é a segunda no mundo mais afetada pela pandemia, depois da Europa (210.435 óbitos para …

Autoridade de saúde da administração Trump rejeita hidroxicloroquina como tratamento para COVID-19

O responsável por coordenar a aplicação de testes de COVID-19 nos EUA afirmou neste domingo (2) que não há evidências de que a hidroxicloroquina seja um tratamento eficaz contra o novo coronavírus. O secretário assistente do …