Múmia de 3 mil anos desenterrada no Egito em “muito boa condição”

Al Jazeera / Twitter

-

Arqueólogos espanhóis desenterraram uma múmia com três mil anos, em “muito boa condição”, na antiga cidade egípcia de Luxor.

Foi assim que o Ministério das Antiguidades do Egito anunciou a descoberta, evidenciando as boas condições de preservação do sarcófago encontrado próximo de um templo construído na era do Faraó Tutmés III.

Uma equipe de arqueólogos espanhóis está fazendo escavações no local desde 2008, em uma zona com uma “riqueza arqueológica extraordinária”, como salienta a líder da pesquisa, Myriam Seco Alvarez, em declarações ao jornal espanhol El Mundo.

A pesquisadora destaca que já foi possível encontrar “materiais e informações” de várias dinastias de Faraós e que as escavações estão revelando um “templo de proporções faraônicas”, “com 100 metros de fachada e 150 metros de comprimento”.

“O templo está surgindo do nada. É como se voltasse à vida”, realça a arqueóloga.

Foi nesse contexto que foi encontrada a múmia de três mil anos, que deve pertencer ao nobre Amenrenef, um servo da casa real de Tutmés III.

“Era uma personagem importante na corte que se ocupava de tudo. Um assessor da Casa Real”, explica Alvarez no El Mundo, apontando que a múmia estava envolta em gesso e em linho e dentro de um sarcófago de madeira exuberantemente colorido.

Datado dos séculos XI ou X a.C., entre os anos 1075 e 664, o sarcófago está adornado com vários símbolos religiosos do antigo Egito e a descoberta está tendo repercussão mundial, do Ocidente à Al Jazeera.

“O sarcófago estava comido pelas térmitas. Apenas se conservam os pés e a cara. Contudo, dentro encontramos uma cartonagem muito frágil, mas que mantém uma decoração muito colorida. É uma verdadeira preciosidade“, conta Alvarez ao jornal El Mundo.

A arqueóloga explica que “tem desenhados todos os elementos simbólicos da religião egípcia”, nomeadamente “símbolos solares, como o disco solar ou a cobra; as deusas protectoras Isis e Neftis com as suas asas abertas; os quatro filhos de Hórus encarregados de guardar as vísceras do defunto ou os falcões protectores também com as asas abertas”.

E depois do desafio de retirar o sarcófago intacto de um “nicho” muito reduzido, os pesquisadores vão agora analisar seu interior, recorrendo a técnicas de raios-X para apurar o verdadeiro estado da múmia, mais precisamente se carrega jóias ou outros artefatos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …

Evangélicos fazem coro com Bolsonaro e negam riscos do coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro gosta de copiar o seu ídolo americano, Donald Trump – da suposta inofensividade do coronavírus até os poderes de cura de medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina, passando pela teoria da conspiração …

'Estamos em guerra': França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas. As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma …

Sobrevivente da 2ª Guerra e Gripe Espanhola se cura do coronavírus ao 104 anos

Depois da Segunda Guerra Mundial e da pandemia de gripe espanhola, a nova inimiga do soldado aposentado William ‘Bill’ Lapschies, nascido em Salem em 1916, foi a Covid-19 – e ele venceu a batalha! Aos 104 …