Múmia de 3 mil anos desenterrada no Egito em “muito boa condição”

Al Jazeera / Twitter

-

Arqueólogos espanhóis desenterraram uma múmia com três mil anos, em “muito boa condição”, na antiga cidade egípcia de Luxor.

Foi assim que o Ministério das Antiguidades do Egito anunciou a descoberta, evidenciando as boas condições de preservação do sarcófago encontrado próximo de um templo construído na era do Faraó Tutmés III.

Uma equipe de arqueólogos espanhóis está fazendo escavações no local desde 2008, em uma zona com uma “riqueza arqueológica extraordinária”, como salienta a líder da pesquisa, Myriam Seco Alvarez, em declarações ao jornal espanhol El Mundo.

A pesquisadora destaca que já foi possível encontrar “materiais e informações” de várias dinastias de Faraós e que as escavações estão revelando um “templo de proporções faraônicas”, “com 100 metros de fachada e 150 metros de comprimento”.

“O templo está surgindo do nada. É como se voltasse à vida”, realça a arqueóloga.

Foi nesse contexto que foi encontrada a múmia de três mil anos, que deve pertencer ao nobre Amenrenef, um servo da casa real de Tutmés III.

“Era uma personagem importante na corte que se ocupava de tudo. Um assessor da Casa Real”, explica Alvarez no El Mundo, apontando que a múmia estava envolta em gesso e em linho e dentro de um sarcófago de madeira exuberantemente colorido.

Datado dos séculos XI ou X a.C., entre os anos 1075 e 664, o sarcófago está adornado com vários símbolos religiosos do antigo Egito e a descoberta está tendo repercussão mundial, do Ocidente à Al Jazeera.

“O sarcófago estava comido pelas térmitas. Apenas se conservam os pés e a cara. Contudo, dentro encontramos uma cartonagem muito frágil, mas que mantém uma decoração muito colorida. É uma verdadeira preciosidade“, conta Alvarez ao jornal El Mundo.

A arqueóloga explica que “tem desenhados todos os elementos simbólicos da religião egípcia”, nomeadamente “símbolos solares, como o disco solar ou a cobra; as deusas protectoras Isis e Neftis com as suas asas abertas; os quatro filhos de Hórus encarregados de guardar as vísceras do defunto ou os falcões protectores também com as asas abertas”.

E depois do desafio de retirar o sarcófago intacto de um “nicho” muito reduzido, os pesquisadores vão agora analisar seu interior, recorrendo a técnicas de raios-X para apurar o verdadeiro estado da múmia, mais precisamente se carrega jóias ou outros artefatos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …