Não consegue tirar folgas do trabalho? Há uma explicação

Conhece alguém que, mesmo que esteja de folga ou em férias, não consegue desligar do trabalho? E quando falamos em desligar, não é apenas mentalmente, é mesmo fisicamente. Uns até chegam a trabalhar nesses dias, adiando o descanso.

Alguns podem dizer que é tudo fruto do mercado de trabalho atual e instável, que nos deixa com medo de ficar desempregados. Porém, apesar de todas estas “justificativas”, há quem não consiga folgar mesmo, como se fosse um defeito crônico. Mas existe uma razão.

“Gostamos de acreditar que se sairmos o lugar não funcionará de maneira tão eficiente”, afirma Jeffrey Pfeffer, professor de comportamento organizacional da Stanford Graduate School of Business.

Muitas pessoas não tiram mais dias de férias porque não sabem delegar tarefas. Segundo John Hunt, professor na London Business School, apenas 30% dos chefes acreditam que delegam bem, e apenas 33% são considerados bons nessa tarefa pelos seus empregados.

E porque são maus a atribuir tarefas? Porque não querem. Acreditam, não importa quão errado isso seja, que as coisas no trabalho são melhores por sua causa, diz Pfeffer. E isso não ocorre apenas no trabalho – faz, de alguma forma, parte da nossa natureza.

É a ilusão do controle. Achamos que tudo em que nos envolvemos é melhor por nossa causa”, afirma Pfeffer.

Esta ilusão do controle é ainda mais evidente nos EUA. Os americanos e as empresas do país valorizam muito o esforço individual, enquanto na Europa e no Canadá o fator coletivo é tipicamente visto como mais importante para o sucesso.

Os europeus também parecem ter uma visão diferente: “trabalham para viver”, enquanto os americanos “vivem para trabalhar”, afirma Rick Lash, da Korn Ferry. Nos EUA, as realizações individuais são estimuladas desde cedo e celebradas ao longo da vida.

Mas o fato é que se você não consegue delegar trabalho a alguém, também não consegue fugir do trabalho.

A solução?

Tenha uma equipe com capacidades que vão além das suas próprias funções.

Lash afirma que não é tão difícil como parece. Pegue um papel e comece a escrever tudo o que está sob sua responsabilidade. Calcule quantas horas são necessárias para cada tarefa e como, normalmente, cada coisa é feita. Depois pense nas habilidades de cada um na equipe e comece a decidir a quem delegar cada coisa.

Quando muitos estão preocupados com os rumos da economia do país, a atitude de negligenciar as férias pode se agravar, afirmam Pfeffer e Lash. Estes e outros especialistas destacam que, nessas horas, cabe a cada um assumir a importância do descanso e garantir que as nossas funções sejam cumpridas.

Em resumo: seja proativo e conseguirá tornar o tempo livre em algo possível e viável.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …