Não consegue tirar folgas do trabalho? Há uma explicação

Conhece alguém que, mesmo que esteja de folga ou em férias, não consegue desligar do trabalho? E quando falamos em desligar, não é apenas mentalmente, é mesmo fisicamente. Uns até chegam a trabalhar nesses dias, adiando o descanso.

Alguns podem dizer que é tudo fruto do mercado de trabalho atual e instável, que nos deixa com medo de ficar desempregados. Porém, apesar de todas estas “justificativas”, há quem não consiga folgar mesmo, como se fosse um defeito crônico. Mas existe uma razão.

“Gostamos de acreditar que se sairmos o lugar não funcionará de maneira tão eficiente”, afirma Jeffrey Pfeffer, professor de comportamento organizacional da Stanford Graduate School of Business.

Muitas pessoas não tiram mais dias de férias porque não sabem delegar tarefas. Segundo John Hunt, professor na London Business School, apenas 30% dos chefes acreditam que delegam bem, e apenas 33% são considerados bons nessa tarefa pelos seus empregados.

E porque são maus a atribuir tarefas? Porque não querem. Acreditam, não importa quão errado isso seja, que as coisas no trabalho são melhores por sua causa, diz Pfeffer. E isso não ocorre apenas no trabalho – faz, de alguma forma, parte da nossa natureza.

É a ilusão do controle. Achamos que tudo em que nos envolvemos é melhor por nossa causa”, afirma Pfeffer.

Esta ilusão do controle é ainda mais evidente nos EUA. Os americanos e as empresas do país valorizam muito o esforço individual, enquanto na Europa e no Canadá o fator coletivo é tipicamente visto como mais importante para o sucesso.

Os europeus também parecem ter uma visão diferente: “trabalham para viver”, enquanto os americanos “vivem para trabalhar”, afirma Rick Lash, da Korn Ferry. Nos EUA, as realizações individuais são estimuladas desde cedo e celebradas ao longo da vida.

Mas o fato é que se você não consegue delegar trabalho a alguém, também não consegue fugir do trabalho.

A solução?

Tenha uma equipe com capacidades que vão além das suas próprias funções.

Lash afirma que não é tão difícil como parece. Pegue um papel e comece a escrever tudo o que está sob sua responsabilidade. Calcule quantas horas são necessárias para cada tarefa e como, normalmente, cada coisa é feita. Depois pense nas habilidades de cada um na equipe e comece a decidir a quem delegar cada coisa.

Quando muitos estão preocupados com os rumos da economia do país, a atitude de negligenciar as férias pode se agravar, afirmam Pfeffer e Lash. Estes e outros especialistas destacam que, nessas horas, cabe a cada um assumir a importância do descanso e garantir que as nossas funções sejam cumpridas.

Em resumo: seja proativo e conseguirá tornar o tempo livre em algo possível e viável.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas desenvolvem holograma com som e toque iguais aos de Star Wars

Quando pensamos em desenvolver tecnologias baseadas nos filmes de Star Wars, a primeira, segunda e terceira coisa que passa pela cabeça dos fãs é a criação de sabres de luz da vida real. Mas, para os …

Secom diz que não há 'indicativo de câncer de pele' em Bolsonaro

Após o presidente Jair Bolsonaro declarar que tinha feito exame para investigar "possível câncer de pele", a Secretaria de Comunicação da Presidência disse por nota que não havia qualquer indicativo da doença. O chefe de Estado …

Evo Morales vai fazer da Argentina o seu comitê de campanha para as eleições na Bolívia

Em uma operação secreta, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou à Argentina de onde vai comandar a campanha do seu partido para as próximas eleições. Depois de passar quase um mês no México, …

Boris Johnson vence por ampla margem no Reino Unido

O Partido Conservador do atual primeiro-ministro, Boris Johnson, conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento do Reino Unido nas eleições realizuadas nesta quinta-feira (12/12) no país. Esse resultado eleitoral garante ao premiê o número …

Simples e atemporal, azul clássico é a cor de 2020, segundo a Pantone

A cor do ano de 2020 será o Classic Blue, um azul clássico que oferece estabilidade e conexão. Quem diz isso é a Pantone, a principal empresa de cores do mundo, que oferece o sistema …

Segredos do idioma dos orangotangos são revelados

Um novo estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra) desvendou a linguagem secreta dos orangotangos, descobrindo o que significam 11 sinais vocais e 21 gestos. Os pesquisadores passaram dois anos filmando mais de 600 horas do comportamento …

Exaustos com o Brexit, britânicos vão às urnas pela quarta vez em quatro anos

O Reino Unido está indo às urnas nesta quinta-feira (12) para o que está sendo chamada de a eleição mais importante desta era. Os britânicos estão diante de duas escolhas: apoiar o primeiro-ministro conservador Boris Johnson e …

VÍDEO da NASA revela degelo dramático das geleiras do Alasca

Vídeo recém-publicado mostra derretimento de geleiras e calotas de gelo do Alasca visto do espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos, e dão aos cientistas novas ideias relacionadas aos efeitos das mudanças climáticas …

Greta Thunberg é eleita Pessoa do Ano pela "Time"

Revista dedica capa à jovem adolescente sueca por liderar a maior manifestação pelo clima na história da humanidade e diz que mudanças significativas raramente ocorrem sem a força mobilizadora de indivíduos influentes. A ativista sueca Greta …

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …