Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia.

Os dedos do homem de Neandertal eram mais curtos e mais grossos do que os nossos, o polegar era posicionado em um ângulo muito mais amplo partindo da palma da mão.

“Se você apertasse a mão de um Neandertal, notaria esta diferença”, comentou Ameline Bardo, pesquisadora de pós-doutorado da Escola de Antropologia e Conservação da Universidade de Kent, no Reino Unido, ao canal CNN.

“Haveria uma confusão onde colocar o polegar em uma luta de polegares, acho que venceríamos em termos de velocidade e movimento”.

Os pesquisadores utilizaram um esquema 3D para analisar a articulação responsável pelo movimento do polegar, conhecida como articulação carpometacarpal. Eles compararam os resultados obtidos provenientes dos restos mortais de cinco primeiros humanos modernos e de 50 adultos modernos recentes. O estudo foi publicado no jornal científico Scientific Reports.

As mãos carnudas dos neandertais sugerem falta de destreza, no entanto, eram capazes de fazer um aperto com precisão, da mesma forma como seguramos um lápis, por exemplo.

“A articulação na base do polegar dos fósseis de neandertais é mais plana, com uma superfície de contato menor entre os ossos, o que é mais conveniente para um polegar estendido, posicionado ao lado da mão. Esta postura do polegar sugere o uso regular de punhos de ‘aperto’ de força”, explicou Bardo.

Os neandertais criaram ferramentas especializadas, pintaram cavernas, fizeram colares de conchas e fios, mas para eles era mais difícil fazer apertos de precisão do que para nós.

O poderoso aperto de mão teria ajudado os neandertais a segurar lanças durante a caça e a usar raspadores de pedra ou facas para trabalhar com madeira e couro de animais.

Mas pode ter sido mais complicado, no entanto, realizar o aperto de precisão, como por exemplo para usar lascas de pedra entre as pontas do dedo polegar e cortar carne, disse Bardo.

Entre os humanos modernos existe uma grande variação de destreza, a qual poderia também existir entre os neandertais.

“A anatomia da mão e o registro arqueológico demostram que os neandertais eram muito inteligentes, usuários sofisticados de ferramentas, e usaram muitas dessas ferramentas da mesma forma como os humanos modernos”, disse Bardo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …