Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia.

Os dedos do homem de Neandertal eram mais curtos e mais grossos do que os nossos, o polegar era posicionado em um ângulo muito mais amplo partindo da palma da mão.

“Se você apertasse a mão de um Neandertal, notaria esta diferença”, comentou Ameline Bardo, pesquisadora de pós-doutorado da Escola de Antropologia e Conservação da Universidade de Kent, no Reino Unido, ao canal CNN.

“Haveria uma confusão onde colocar o polegar em uma luta de polegares, acho que venceríamos em termos de velocidade e movimento”.

Os pesquisadores utilizaram um esquema 3D para analisar a articulação responsável pelo movimento do polegar, conhecida como articulação carpometacarpal. Eles compararam os resultados obtidos provenientes dos restos mortais de cinco primeiros humanos modernos e de 50 adultos modernos recentes. O estudo foi publicado no jornal científico Scientific Reports.

As mãos carnudas dos neandertais sugerem falta de destreza, no entanto, eram capazes de fazer um aperto com precisão, da mesma forma como seguramos um lápis, por exemplo.

“A articulação na base do polegar dos fósseis de neandertais é mais plana, com uma superfície de contato menor entre os ossos, o que é mais conveniente para um polegar estendido, posicionado ao lado da mão. Esta postura do polegar sugere o uso regular de punhos de ‘aperto’ de força”, explicou Bardo.

Os neandertais criaram ferramentas especializadas, pintaram cavernas, fizeram colares de conchas e fios, mas para eles era mais difícil fazer apertos de precisão do que para nós.

O poderoso aperto de mão teria ajudado os neandertais a segurar lanças durante a caça e a usar raspadores de pedra ou facas para trabalhar com madeira e couro de animais.

Mas pode ter sido mais complicado, no entanto, realizar o aperto de precisão, como por exemplo para usar lascas de pedra entre as pontas do dedo polegar e cortar carne, disse Bardo.

Entre os humanos modernos existe uma grande variação de destreza, a qual poderia também existir entre os neandertais.

“A anatomia da mão e o registro arqueológico demostram que os neandertais eram muito inteligentes, usuários sofisticados de ferramentas, e usaram muitas dessas ferramentas da mesma forma como os humanos modernos”, disse Bardo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …