Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia.

Os dedos do homem de Neandertal eram mais curtos e mais grossos do que os nossos, o polegar era posicionado em um ângulo muito mais amplo partindo da palma da mão.

“Se você apertasse a mão de um Neandertal, notaria esta diferença”, comentou Ameline Bardo, pesquisadora de pós-doutorado da Escola de Antropologia e Conservação da Universidade de Kent, no Reino Unido, ao canal CNN.

“Haveria uma confusão onde colocar o polegar em uma luta de polegares, acho que venceríamos em termos de velocidade e movimento”.

Os pesquisadores utilizaram um esquema 3D para analisar a articulação responsável pelo movimento do polegar, conhecida como articulação carpometacarpal. Eles compararam os resultados obtidos provenientes dos restos mortais de cinco primeiros humanos modernos e de 50 adultos modernos recentes. O estudo foi publicado no jornal científico Scientific Reports.

As mãos carnudas dos neandertais sugerem falta de destreza, no entanto, eram capazes de fazer um aperto com precisão, da mesma forma como seguramos um lápis, por exemplo.

“A articulação na base do polegar dos fósseis de neandertais é mais plana, com uma superfície de contato menor entre os ossos, o que é mais conveniente para um polegar estendido, posicionado ao lado da mão. Esta postura do polegar sugere o uso regular de punhos de ‘aperto’ de força”, explicou Bardo.

Os neandertais criaram ferramentas especializadas, pintaram cavernas, fizeram colares de conchas e fios, mas para eles era mais difícil fazer apertos de precisão do que para nós.

O poderoso aperto de mão teria ajudado os neandertais a segurar lanças durante a caça e a usar raspadores de pedra ou facas para trabalhar com madeira e couro de animais.

Mas pode ter sido mais complicado, no entanto, realizar o aperto de precisão, como por exemplo para usar lascas de pedra entre as pontas do dedo polegar e cortar carne, disse Bardo.

Entre os humanos modernos existe uma grande variação de destreza, a qual poderia também existir entre os neandertais.

“A anatomia da mão e o registro arqueológico demostram que os neandertais eram muito inteligentes, usuários sofisticados de ferramentas, e usaram muitas dessas ferramentas da mesma forma como os humanos modernos”, disse Bardo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ebrahim Raisi

Irã anuncia retomada de negociações sobre acordo nuclear

Conversas sobre salvação do pacto assinado em 2015 estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, gerando preocupação internacional. O Irã anunciou nesta quarta-feira (27/10) que vai retomar até o final …

Polônia é multada em € 1 milhão por dia por desobedecer decisão judicial da UE

A Polônia foi condenada nesta quarta-feira (27) a pagar para a Comissão Europeia, órgão Executivo do bloco, uma multa diária de € 1 milhão por não ter encerrado as atividades da câmara disciplinar da …

Startup ajuda pequenas empresas a monitorarem vacinação dos funcionários

A startup brasileira White Tents lançou uma versão em formato freemium — isto é, gratuita mas com alguns recursos pagos — de sua plataforma digital para pequenas empresas que queiram monitorar a vacinação de até …

Argentina vacinará brasileiros na região de fronteira e turistas estrangeiros menores de 18 anos

O governo argentino anunciou uma nova flexibilização para a entrada de estrangeiros no país, a vacinação de turistas menores de 18 anos e de cidadãos de países vizinhos que atravessarem a fronteira por via …

CPI da Pandemia conclui trabalhos e pede o indiciamento de Bolsonaro

Senadores aprovam relatório sobre atuação do governo na crise do coronavírus que propõe punição de 78 pessoas e duas empresas, após seis meses de depoimentos, coleta de provas e repercussão na mídia. A CPI da Pandemia …

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …