Neandertais podem ter usado as mãos de maneira diferente à dos humanos modernos

Os neandertais podem ter feito um uso diferente das mãos em comparação à forma como os humanos modernos as usam, para eles seria difícil repetir muitos gestos normais para nós hoje em dia.

Os dedos do homem de Neandertal eram mais curtos e mais grossos do que os nossos, o polegar era posicionado em um ângulo muito mais amplo partindo da palma da mão.

“Se você apertasse a mão de um Neandertal, notaria esta diferença”, comentou Ameline Bardo, pesquisadora de pós-doutorado da Escola de Antropologia e Conservação da Universidade de Kent, no Reino Unido, ao canal CNN.

“Haveria uma confusão onde colocar o polegar em uma luta de polegares, acho que venceríamos em termos de velocidade e movimento”.

Os pesquisadores utilizaram um esquema 3D para analisar a articulação responsável pelo movimento do polegar, conhecida como articulação carpometacarpal. Eles compararam os resultados obtidos provenientes dos restos mortais de cinco primeiros humanos modernos e de 50 adultos modernos recentes. O estudo foi publicado no jornal científico Scientific Reports.

As mãos carnudas dos neandertais sugerem falta de destreza, no entanto, eram capazes de fazer um aperto com precisão, da mesma forma como seguramos um lápis, por exemplo.

“A articulação na base do polegar dos fósseis de neandertais é mais plana, com uma superfície de contato menor entre os ossos, o que é mais conveniente para um polegar estendido, posicionado ao lado da mão. Esta postura do polegar sugere o uso regular de punhos de ‘aperto’ de força”, explicou Bardo.

Os neandertais criaram ferramentas especializadas, pintaram cavernas, fizeram colares de conchas e fios, mas para eles era mais difícil fazer apertos de precisão do que para nós.

O poderoso aperto de mão teria ajudado os neandertais a segurar lanças durante a caça e a usar raspadores de pedra ou facas para trabalhar com madeira e couro de animais.

Mas pode ter sido mais complicado, no entanto, realizar o aperto de precisão, como por exemplo para usar lascas de pedra entre as pontas do dedo polegar e cortar carne, disse Bardo.

Entre os humanos modernos existe uma grande variação de destreza, a qual poderia também existir entre os neandertais.

“A anatomia da mão e o registro arqueológico demostram que os neandertais eram muito inteligentes, usuários sofisticados de ferramentas, e usaram muitas dessas ferramentas da mesma forma como os humanos modernos”, disse Bardo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …