Os Neandertais teriam conseguido construir barcos e navegar nos mares cerca de 50 anos antes dos humanos modernos. Há indícios arqueológicos que sugerem que nossos “primos” primitivos atravessaram o Mar Mediterrâneo em barcos há 100 mil anos – ou então, nadavam muito bem.
Os Neandertais viveram de 300 mil até cerca de 24 mil anos atrás, deixando vestígios da sua passagem com artefatos encontrados no Oriente Médio e no sul do continente europeu, como ferramentas de pedra.
Há cerca de uma década, foram encontradas ferramentas semelhantes, datadas de 130 mil anos atrás, na ilha grega de Creta, que sabe-se existir como ilha há cerca de 5 milhões de anos.
Posteriormente, objetos idênticos foram descobertos também nas ilhas mediterrâneas de Zakynthos, Lefkada e Kefalonia, igualmente pertencentes à Grécia.
E se há quem defenda que os Neandertais podem ter nadado entre essas ilhas, há quem note que, para isso, teriam de ser extremamente bons nadadores, pois estamos falando de distâncias de cerca de 40 quilômetros.
Essas ilhas poderiam não ser ilhas quando nossos “primos” primitivos andavam por aqui. Mas o cientista George Ferentinos, da Universidade de Patras, na Grécia, descarta a hipótese em uma nova pesquisa publicada no Journal of Archaeological Science, onde garante que as ilhas já tinham se separado do continente há 100 mil anos.
A teoria de Ferentinos é que os Neandertais tiveram uma “cultura marítima durante dezenas de milhares de anos”, muito antes de os humanos modernos estrearem as aventuras pelos mares, há cerca de 50 mil anos, quando fizeram a travessia para a Austrália, nota a New Scientist.
O pesquisador Thomas Strasser, do Providence College em Rhode Island, nos EUA, que encontrou as ferramentas em Creta, acredita também nessa tese. Os Neandertais teriam usado o Mar Mediterrâneo “como uma autoestrada”, ao invés de olharem-no “como uma barreira”, frisa Strasser na New Scientist.
Mas os Neandertais podem nem ter sido os primeiros hominídeos a navegar os mares. Há cientistas que defendem: os ancestrais dos humanos modernos usavam barcos há milhões de anos, sugerem ferramentas de pedra encontradas na ilha das Flores, na Indonésia. Isso significa que o Homo erectus pode ter atravessado o mar até as Flores bem antes de os Neandertais terem surgido, destaca o site Phys.org.
O barco mais antigo já encontrado data de há cerca de 10 mil anos, atesta a Science. Mas a falta de provas dessas viagens de há milhões ou milhares de anos pode ser justificada pelo fato de os barcos, naquela época, serem feitos de madeira, o que os levaria à completa deterioração há muito tempo.
Ciberia // ZAP