Os neandertais eram marinheiros (bem antes dos homens modernos)

(dr) Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Os Neandertais teriam conseguido construir barcos e navegar nos mares cerca de 50 anos antes dos humanos modernos. Há indícios arqueológicos que sugerem que nossos “primos” primitivos atravessaram o Mar Mediterrâneo em barcos há 100 mil anos – ou então, nadavam muito bem.

Os Neandertais viveram de 300 mil até cerca de 24 mil anos atrás, deixando vestígios da sua passagem com artefatos encontrados no Oriente Médio e no sul do continente europeu, como ferramentas de pedra.

Há cerca de uma década, foram encontradas ferramentas semelhantes, datadas de 130 mil anos atrás, na ilha grega de Creta, que sabe-se existir como ilha há cerca de 5 milhões de anos.

Posteriormente, objetos idênticos foram descobertos também nas ilhas mediterrâneas de Zakynthos, Lefkada e Kefalonia, igualmente pertencentes à Grécia.

E se há quem defenda que os Neandertais podem ter nadado entre essas ilhas, há quem note que, para isso, teriam de ser extremamente bons nadadores, pois estamos falando de distâncias de cerca de 40 quilômetros.

Essas ilhas poderiam não ser ilhas quando nossos “primos” primitivos andavam por aqui. Mas o cientista George Ferentinos, da Universidade de Patras, na Grécia, descarta a hipótese em uma nova pesquisa publicada no Journal of Archaeological Science, onde garante que as ilhas já tinham se separado do continente há 100 mil anos.

A teoria de Ferentinos é que os Neandertais tiveram uma “cultura marítima durante dezenas de milhares de anos”, muito antes de os humanos modernos estrearem as aventuras pelos mares, há cerca de 50 mil anos, quando fizeram a travessia para a Austrália, nota a New Scientist.

O pesquisador Thomas Strasser, do Providence College em Rhode Island, nos EUA, que encontrou as ferramentas em Creta, acredita também nessa tese. Os Neandertais teriam usado o Mar Mediterrâneo “como uma autoestrada”, ao invés de olharem-no “como uma barreira”, frisa Strasser na New Scientist.

Mas os Neandertais podem nem ter sido os primeiros hominídeos a navegar os mares. Há cientistas que defendem: os ancestrais dos humanos modernos usavam barcos há milhões de anos, sugerem ferramentas de pedra encontradas na ilha das Flores, na Indonésia. Isso significa que o Homo erectus pode ter atravessado o mar até as Flores bem antes de os Neandertais terem surgido, destaca o site Phys.org.

O barco mais antigo já encontrado data de há cerca de 10 mil anos, atesta a Science. Mas a falta de provas dessas viagens de há milhões ou milhares de anos pode ser justificada pelo fato de os barcos, naquela época, serem feitos de madeira, o que os levaria à completa deterioração há muito tempo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

As vovós que lutam pela democracia na Polônia

Idosas polonesas organizam protestos regulares contra erosão da democracia no país, governado por partido ultraconservador. "Não sou capaz de ficar tranquila em casa, cada violação dos direitos me dói", diz aposentada. Clima de fim de expediente …

Coruja super rara dá o ar da graça depois de 125 anos

A coruja rajá de Bornéu (Otus brookii brookii) é uma espécie tão pequena que apenas seu tamanho já tornaria sua identificação mais complexa. Nativa do Sudeste da Ásia e com peso médio de apenas 100 gramas, …

Nintendo bate todos os recordes de lucros com videogames durante a pandemia

A Nintendo apresentou resultados recordes para o ano fiscal de 2020/21 encerrado em 31 de março, impulsionada pela mania global dos videogames em tempos de pandemia, mas o grupo japonês não espera repetir essa …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

Médicos no Canadá têm deparado com pacientes que apresentam sintomas semelhantes aos da doença de Creutzfeldt-Jakob, um mal raro e fatal que ataca o cérebro. Mas quando resolveram investigar o mal em mais detalhe, o …

Governador do Rio diz que operação que terminou com 25 mortos foi ação de 'inteligência'

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a operação da Polícia Civil realizada no Jacarezinho foi "ação pautada e orientada por longo e detalhado trabalho de inteligência e investigação".  A operação terminou com …

Butantan diz que ataques de Bolsonaro à China afetam vacinas

Presidente insinuou que chineses, principais fornecedores de matéria-prima para imunizantes ao Brasil, criaram vírus como parte de "guerra química". "Essas declarações têm impacto", diz diretor do Instituto Butantan. A direção do Instituto Butantan e o governador …

Fotos da última sessão de Kurt Cobain são vendidas como NFT

As imagens da última sessão de fotos da vida do compositor e cantor Kurt Cobain irão a leilão em formato de token não-fungível, os célebres NFTs. O anúncio foi feito por Jesse Frohman, fotógrafo por trás …

EUA, França e Rússia apoiam quebra de patentes contra a Covid-19, mas laboratórios resistem

A ideia de suspender as patentes da fabricação de vacinas contra a Covid-19 continuou a ganhar apoio em todo o mundo nesta quinta-feira, após o impulso inicial dado Estados Unidos. Porém, os laboratórios resistem, …

Descoberta a evidência mais antiga de atividade humana

Uma das atividades mais antigas de humanos foi identificada em uma caverna na África do Sul. Uma equipe de geólogos e arqueólogos encontrou evidências de que nossos ancestrais estavam fazendo fogo e ferramentas na Caverna …

Jeff Bezos: os planos do homem mais rico do mundo para voo espacial turístico

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, afirma que está pronto para levar pessoas ao espaço. A empresa Blue Origin, do empresário americano detentor de uma fortuna estimada em R$ 1 trilhão, diz que lançará uma tripulação …