Os neandertais eram marinheiros (bem antes dos homens modernos)

(dr) Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Os Neandertais teriam conseguido construir barcos e navegar nos mares cerca de 50 anos antes dos humanos modernos. Há indícios arqueológicos que sugerem que nossos “primos” primitivos atravessaram o Mar Mediterrâneo em barcos há 100 mil anos – ou então, nadavam muito bem.

Os Neandertais viveram de 300 mil até cerca de 24 mil anos atrás, deixando vestígios da sua passagem com artefatos encontrados no Oriente Médio e no sul do continente europeu, como ferramentas de pedra.

Há cerca de uma década, foram encontradas ferramentas semelhantes, datadas de 130 mil anos atrás, na ilha grega de Creta, que sabe-se existir como ilha há cerca de 5 milhões de anos.

Posteriormente, objetos idênticos foram descobertos também nas ilhas mediterrâneas de Zakynthos, Lefkada e Kefalonia, igualmente pertencentes à Grécia.

E se há quem defenda que os Neandertais podem ter nadado entre essas ilhas, há quem note que, para isso, teriam de ser extremamente bons nadadores, pois estamos falando de distâncias de cerca de 40 quilômetros.

Essas ilhas poderiam não ser ilhas quando nossos “primos” primitivos andavam por aqui. Mas o cientista George Ferentinos, da Universidade de Patras, na Grécia, descarta a hipótese em uma nova pesquisa publicada no Journal of Archaeological Science, onde garante que as ilhas já tinham se separado do continente há 100 mil anos.

A teoria de Ferentinos é que os Neandertais tiveram uma “cultura marítima durante dezenas de milhares de anos”, muito antes de os humanos modernos estrearem as aventuras pelos mares, há cerca de 50 mil anos, quando fizeram a travessia para a Austrália, nota a New Scientist.

O pesquisador Thomas Strasser, do Providence College em Rhode Island, nos EUA, que encontrou as ferramentas em Creta, acredita também nessa tese. Os Neandertais teriam usado o Mar Mediterrâneo “como uma autoestrada”, ao invés de olharem-no “como uma barreira”, frisa Strasser na New Scientist.

Mas os Neandertais podem nem ter sido os primeiros hominídeos a navegar os mares. Há cientistas que defendem: os ancestrais dos humanos modernos usavam barcos há milhões de anos, sugerem ferramentas de pedra encontradas na ilha das Flores, na Indonésia. Isso significa que o Homo erectus pode ter atravessado o mar até as Flores bem antes de os Neandertais terem surgido, destaca o site Phys.org.

O barco mais antigo já encontrado data de há cerca de 10 mil anos, atesta a Science. Mas a falta de provas dessas viagens de há milhões ou milhares de anos pode ser justificada pelo fato de os barcos, naquela época, serem feitos de madeira, o que os levaria à completa deterioração há muito tempo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …

Pesquisadores usam inteligência artificial para descobrir novo antibiótico

Um time de pesquisadores do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) descobriu, por meio da inteligência artificial, um novo tipo de antibiótico, após um poderoso algoritmo analisar por vários dias mais de 100 milhões de compostos …