Os neandertais eram marinheiros (bem antes dos homens modernos)

(dr) Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals

Os Neandertais teriam conseguido construir barcos e navegar nos mares cerca de 50 anos antes dos humanos modernos. Há indícios arqueológicos que sugerem que nossos “primos” primitivos atravessaram o Mar Mediterrâneo em barcos há 100 mil anos – ou então, nadavam muito bem.

Os Neandertais viveram de 300 mil até cerca de 24 mil anos atrás, deixando vestígios da sua passagem com artefatos encontrados no Oriente Médio e no sul do continente europeu, como ferramentas de pedra.

Há cerca de uma década, foram encontradas ferramentas semelhantes, datadas de 130 mil anos atrás, na ilha grega de Creta, que sabe-se existir como ilha há cerca de 5 milhões de anos.

Posteriormente, objetos idênticos foram descobertos também nas ilhas mediterrâneas de Zakynthos, Lefkada e Kefalonia, igualmente pertencentes à Grécia.

E se há quem defenda que os Neandertais podem ter nadado entre essas ilhas, há quem note que, para isso, teriam de ser extremamente bons nadadores, pois estamos falando de distâncias de cerca de 40 quilômetros.

Essas ilhas poderiam não ser ilhas quando nossos “primos” primitivos andavam por aqui. Mas o cientista George Ferentinos, da Universidade de Patras, na Grécia, descarta a hipótese em uma nova pesquisa publicada no Journal of Archaeological Science, onde garante que as ilhas já tinham se separado do continente há 100 mil anos.

A teoria de Ferentinos é que os Neandertais tiveram uma “cultura marítima durante dezenas de milhares de anos”, muito antes de os humanos modernos estrearem as aventuras pelos mares, há cerca de 50 mil anos, quando fizeram a travessia para a Austrália, nota a New Scientist.

O pesquisador Thomas Strasser, do Providence College em Rhode Island, nos EUA, que encontrou as ferramentas em Creta, acredita também nessa tese. Os Neandertais teriam usado o Mar Mediterrâneo “como uma autoestrada”, ao invés de olharem-no “como uma barreira”, frisa Strasser na New Scientist.

Mas os Neandertais podem nem ter sido os primeiros hominídeos a navegar os mares. Há cientistas que defendem: os ancestrais dos humanos modernos usavam barcos há milhões de anos, sugerem ferramentas de pedra encontradas na ilha das Flores, na Indonésia. Isso significa que o Homo erectus pode ter atravessado o mar até as Flores bem antes de os Neandertais terem surgido, destaca o site Phys.org.

O barco mais antigo já encontrado data de há cerca de 10 mil anos, atesta a Science. Mas a falta de provas dessas viagens de há milhões ou milhares de anos pode ser justificada pelo fato de os barcos, naquela época, serem feitos de madeira, o que os levaria à completa deterioração há muito tempo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …

Visitante interestelar pode 'morrer' ao se aproximar do Sol

Um visitante interestelar, observado em nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", isso porque, o 2I/Borisov provavelmente será desintegrado ao se aproximar do Sol. Os cientistas acompanham cada movimento do cometa, que está se aproximando …

Messi e Rapinoe levam o Bola de Ouro

Argentino bate recorde histórico ao ser eleito pela sexta vez o melhor jogador do mundo pela "France Football". Americana é a segunda mulher a receber a premiação na categoria futebol feminino. O atacante argentino Lionel Messi, …

Chuvas já mataram 12 pessoas em dez dias no sul da França

As fortes chuvas que atingiram no domingo (1) a Riviera Francesa (sul) deixaram seis mortos e sérios danos materiais. Temporais de intensidade semelhante ocorridos na semana passada já tinham matado seis pessoas e deixado um desaparecido. …

Butão: o ‘país mais feliz do mundo’ é eleito o ‘melhor lugar para visitar em 2020’

2019 ainda não acabou, mas nós já estamos planejando e sonhando com as viagens que faremos em 2020. Que tal fugir do roteiro óbvio e conhecer um país pouquíssimo explorado? O tradicional e respeitado guia Lonely …

Trump acusa Brasil de desvalorização "maciça" do real e anuncia retaliação

Presidente dos EUA promete impor tarifas sobre importação de aço e alumínio do Brasil e Argentina, acusando-os de desvalorizarem suas moedas de forma "maciça". Bolsonaro diz que vai falar com Trump. O presidente dos Estados Unidos, …