Nova onda de ataques hackers já está em andamento, alertam especialistas

O mundo ainda está em alerta desde a proliferação massiva do WannaCrypt, na última sexta-feira (12). Entretanto, especialistas de segurança alertam para uma segunda campanha de infecção online, mais grave e complexa do que a anterior, que estaria em pleno andamento, apesar de sua forma mais sorrateira e discreta de infecção e execução.

A nova praga, chamada Adylkuzz, usaria os mesmos métodos do WannaCrypt, entretanto, com foco na instalação de mineradores de criptomoedas nos computadores infectados.

Os fundos obtidos, claro, vão para uma conta controlada pelos hackers, enquanto o usuário atingido não percebe que foi alvo, a não ser por uma queda brusca na performance do computador e de sua velocidade de internet.

Como a nova onda também tem as empresas como alvo, servidores corporativos também podem estar servindo para os mesmos fins, o que acaba dificultando ainda mais a identificação da praga.

A campanha de ataques também teria começado antes mesmo do surgimento do WannaCrypt, com especialistas citando o dia 24 de abril como data de início da operação, com proliferação cada vez mais veloz na medida em que mais máquinas vão sendo comprometidas.

O Adylkuzz utilizaria o mesmo método de entrada do WannaCrypt, portas abertas no computador obtidas a partir de redes, usando um exploit originalmente desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos, para fins de espionagem.

Os especialistas, entretanto, argumentam que a praga pode, até mesmo, ter ajudado a impedir que o ransomware se espalhasse, pois ao infectar uma máquina, ele fecha eventuais brechas para evitar que mais malwares se alojem no sistema.

A descoberta foi feita pela empresa especializada em segurança digital Proofpoint e veio como uma surpresa para seus analistas.

Ao exporem uma máquina virtual em uma rede infectada, para observar como o WannaCrypt se comporta, os especialistas perceberam que outra praga, mais discreta, acabou tomando conta do equipamento.

O malware de mineração de moedas virtuais se instalou de forma sorrateira e chegou a impedir a infecção pelo ransomware, sem qualquer reflexo visível para o usuário em suas primeiras horas de operação.

Como forma de atrapalhar ainda mais uma investigação e esconder os seus rastros, os hackers preferiram trabalhar com formas mais obscuras de criptomoedas.

Sendo assim, saem as populares Bitcoins para entrada do Monero, um sistema que, inclusive, vem sendo citado por autoridades como a nova opção de criminosos para compra de drogas, cartões de crédito clonados e vulnerabilidades no mercado negro, justamente por conta de seu caráter mais obscuro.

De acordo com a Proofpoint, os hackers teriam obtido mais de US$ 22 mil em moedas virtuais apenas em uma das contas já identificadas como parte dos ataques.

Também para evitar rastreamento, as carteiras virtuais associadas são modificadas periodicamente, com valores menores sendo transferidos para contas bancárias de forma a evitar suspeitas.

Como o método de infecção é o mesmo do WannaCrypt, as medidas de proteção também são idênticas. Para se proteger, basta manter o Windows atualizado, tanto em servidores quanto computadores domésticos, uma vez que a Microsoft já liberou updates que fecham as portas que permitem a infecção.

A medida, entretanto, não muda a situação de quem já foi infectado. A indicação, no caso do Adylkuzz, é observar quedas repentinas de performance no computador, e caso isso seja identificado, buscar ajuda especializada.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Ben Affleck afasta dúvidas: “Eu sou o Batman!”

Os últimos dias têm sido de rumores sobre a saída de Ben Affleck do papel de Batman nos vários filmes da DC. O ator esteve neste sábado (22) na Comic Con e negou querer abandonar …

Museu chinês oferece recompensa a quem conseguir decifrar caracteres antigos

Um museu da China pediu a peritos de todo o mundo que ajudem a decifrar caracteres com 3 mil anos de antiguidade e ofereceu milhões de dólares a quem o conseguir, informou neste domingo (23) …

Mistério da carta de Abraham Lincoln teria sido finalmente resolvido

Linguistas forenses acreditam ter resolvido o mistério da famosa “Carta Bixby”, datada da época da Guerra Civil norte-americana, que historiadores atribuem ao presidente Abraham Lincoln. Mas, afinal, a carta não teria sido escrita por ele. Conhecida …

Cientistas descobrem partícula "angelical" que é sua própria antipartícula

Toda partícula fundamental no universo possui uma antipartícula, que tem a mesma massa, mas carga oposta. Se uma partícula encontra sua antipartícula, as duas se aniquilam em um flash de energia. Desde 1937, no entanto, os …

Ações das Forças Armadas serão feitas de surpresa no Rio

As ações das Forças Armadas no Rio de Janeiro, anunciadas nesta semana pelo governo federal, serão feitas de surpresa, sem aviso prévio. A informação é do ministro da Defesa, Raul Jungmann. “Vamos atuar com efeito …

Carta de 1995 com previsões para 2060 é encontrada na Austrália

O texto foi escrito há 22 anos e foi agora encontrado em uma parede como uma espécie de “cápsula do tempo”. A ideia era que só fosse descoberta em 2060. Greg Wilkison é o autor da …

Novo método de reprodução assistida pode aumentar taxa de sucesso de gestação

Uma equipe de pesquisadores da Espanha desenvolveu uma estratégia para melhorar a seleção de espermatozoides para as técnicas de reprodução assistida que “poderia aumentar em 20% a taxa de gestação obtida atualmente através da injeção …

Um em cada três casos de demência pode ser evitado - sem recorrer a medicamentos

Um em cada três casos de demência pode ser evitado se as pessoas cuidarem da saúde do cérebro ao longo da vida. Estima-se que 47 milhões de pessoas sofram da doença no mundo e a …

Efeito gravitacional do Big Bang é observado em cristal

Um efeito exótico na física de partículas, que, conforme a teoria, ocorre em imensos campos gravitacionais – próximo a um buraco negro, ou em condições como a que decorreram logo após o Big Bang – …

Maços de cigarro de maconha serão vendidos em supermercado na Suíça

Aquilo que era um cômico sonho costumeiro entre os usuários de maconha acaba de se tornar realidade: a rede de supermercados Coop acaba de anunciar o primeiro maço de cigarros de maconha industrializado do mundo. O …