Nova onda de ataques hackers já está em andamento, alertam especialistas

O mundo ainda está em alerta desde a proliferação massiva do WannaCrypt, na última sexta-feira (12). Entretanto, especialistas de segurança alertam para uma segunda campanha de infecção online, mais grave e complexa do que a anterior, que estaria em pleno andamento, apesar de sua forma mais sorrateira e discreta de infecção e execução.

A nova praga, chamada Adylkuzz, usaria os mesmos métodos do WannaCrypt, entretanto, com foco na instalação de mineradores de criptomoedas nos computadores infectados.

Os fundos obtidos, claro, vão para uma conta controlada pelos hackers, enquanto o usuário atingido não percebe que foi alvo, a não ser por uma queda brusca na performance do computador e de sua velocidade de internet.

Como a nova onda também tem as empresas como alvo, servidores corporativos também podem estar servindo para os mesmos fins, o que acaba dificultando ainda mais a identificação da praga.

A campanha de ataques também teria começado antes mesmo do surgimento do WannaCrypt, com especialistas citando o dia 24 de abril como data de início da operação, com proliferação cada vez mais veloz na medida em que mais máquinas vão sendo comprometidas.

O Adylkuzz utilizaria o mesmo método de entrada do WannaCrypt, portas abertas no computador obtidas a partir de redes, usando um exploit originalmente desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos, para fins de espionagem.

Os especialistas, entretanto, argumentam que a praga pode, até mesmo, ter ajudado a impedir que o ransomware se espalhasse, pois ao infectar uma máquina, ele fecha eventuais brechas para evitar que mais malwares se alojem no sistema.

A descoberta foi feita pela empresa especializada em segurança digital Proofpoint e veio como uma surpresa para seus analistas.

Ao exporem uma máquina virtual em uma rede infectada, para observar como o WannaCrypt se comporta, os especialistas perceberam que outra praga, mais discreta, acabou tomando conta do equipamento.

O malware de mineração de moedas virtuais se instalou de forma sorrateira e chegou a impedir a infecção pelo ransomware, sem qualquer reflexo visível para o usuário em suas primeiras horas de operação.

Como forma de atrapalhar ainda mais uma investigação e esconder os seus rastros, os hackers preferiram trabalhar com formas mais obscuras de criptomoedas.

Sendo assim, saem as populares Bitcoins para entrada do Monero, um sistema que, inclusive, vem sendo citado por autoridades como a nova opção de criminosos para compra de drogas, cartões de crédito clonados e vulnerabilidades no mercado negro, justamente por conta de seu caráter mais obscuro.

De acordo com a Proofpoint, os hackers teriam obtido mais de US$ 22 mil em moedas virtuais apenas em uma das contas já identificadas como parte dos ataques.

Também para evitar rastreamento, as carteiras virtuais associadas são modificadas periodicamente, com valores menores sendo transferidos para contas bancárias de forma a evitar suspeitas.

Como o método de infecção é o mesmo do WannaCrypt, as medidas de proteção também são idênticas. Para se proteger, basta manter o Windows atualizado, tanto em servidores quanto computadores domésticos, uma vez que a Microsoft já liberou updates que fecham as portas que permitem a infecção.

A medida, entretanto, não muda a situação de quem já foi infectado. A indicação, no caso do Adylkuzz, é observar quedas repentinas de performance no computador, e caso isso seja identificado, buscar ajuda especializada.

DEIXE UMA RESPOSTA:

-

Hospital brasileiro adquire seu segundo robô cirurgião

O Hospital 9 de julho, de São Paulo, adquiriu segunda unidade de robô que realiza cirurgias complexas. O robô chamado “Da Vinci” auxilia os profissionais de saúde durante as cirurgias videolaparoscópicas robô-assistida. Entretanto, todo controle do …

-

Cientistas descobrem novo mecanismo para crescimento de cabelos

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Francisco, nos EUA, descobriram que células T regulatórias, um tipo de célula imunológica geralmente associada ao controle da inflamação, desencadeia diretamente células-tronco na pele para promover o crescimento …

O terrorista suicida de Manchester, Salman Abedi

Polícia de Manchester revela fotografia do terrorista na noite do atentado

A polícia britânica revelou imagens das câmeras de vigilância, nas quais aparece o suposto autor do atentado terrorista de Manchester, Salman Abedi, informou o jornal Manchester Evening News. Segundo a polícia, as imagens foram registradas algumas horas …

-

Casa Branca estuda que advogados supervisionem tuítes de Trump

Casa Branca estuda pôr em mãos de advogados a supervisão das polêmicas mensagens que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publica na sua conta do Twitter habitualmente, segundo informou "The Wall Street Journal". Este jornal, …

"Gabriel e a Montanha", Fellipe Gamarano Barbosa (2017)

Filme brasileiro “Gabriel e a montanha” recebe dois prêmios em Cannes

Produção conquistou o Prêmio Revelação France 4, por criatividade e inovação, além da premiação oferecida pela Fundação Gan, de apoio à distribuição. O longa-metragem “Gabriel e a montanha”, de Fellipe Barbosa, recebeu, nesta quinta-feira (25), dois …

Nova camada de placas tectônicas foi descoberta abaixo de Tonga, no Pacífico

Placas tectônicas recém-descobertas podem explicar terremotos misteriosos no Pacífico

Dentro do manto terrestre, uma imensa camada rochosa que fica entre a crosta e o núcleo da Terra, há uma nova camada de placas tectônicas, diz um novo estudo da Universidade de Houston, no Texas. E …

Airlander 10, o “bumbum voador gigante”

Maior aeronave do mundo registra terceiro voo bem sucedido

O Airlander 10, maior aeronave do mundo, conseguiu completar seu terceiro voo bem sucedido. Apelidado de "bumbum gigante", o híbrido de avião e dirigível ficou no ar por cerca de 180 minutos nesta sexta-feira (26). De …

-

Cérebro começa a devorar literalmente a si mesmo se não dormimos o suficiente

De acordo com um estudo da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, nossos cérebros literalmente começam a devorar a si mesmos quando não dormimos o suficiente. A razão pela qual dormimos vai além de repor nossos …

Mulher gorda talvez obesa a ler na feira do livro do metro em São Paulo

Cientistas produzem anticorpo que pode impedir aumento de peso na menopausa

Um grupo internacional de cientistas dos EUA, Holanda, China e Reino Unido, conseguiu selecionar um anticorpo que aumenta a massa óssea e reduz a gordura corporal de cobaias na menopausa. Segundo os especialistas, após a menopausa …

-

China deixa de ser nação mais populosa do mundo

A Índia pode já ter superado a China como o país mais populoso do mundo. Entretanto, estas conclusões provocam dúvidas entre os demógrafos. O acadêmico Yi Fuxian, pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, disse na …