Novo estudo com gêmeos mostra que esquizofrenia é 80% genética

Larry Jacobsen / Flickr

Até quatro em cada cinco casos de esquizofrenia podem ser rastreados a partir dos genes herdados dos pais da criança. Ao aplicar uma nova abordagem estatística, cientistas definiram a imagem mais precisa que já temos até agora sobre os fatores de risco para a doença.

Cientistas da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, mergulharam num conjunto de informações recolhidas através do National Danish Twin Register e as combinaram com dados do Registro Dinamarquês de Pesquisas Centrais Psiquiátricas. No total, chegaram a uma amostra de 31.524 pares de gêmeos, todos nascidos entre 1951 e 2000.

Os chamados gêmeos idênticos – ou pares de gêmeos monozigóticos – herdaram os mesmos conjuntos de genes dos pais. A comparação das características encontradas entre estes e aqueles que trazem pares de duplos dizigóticos – ou gêmeos não idênticos – pode ser uma grande ajuda para determinar se uma certa condição foi causada por genes ou por outros fatores ambientais.

No entanto, embora em teoria isso pareça positivo, a biologia é um caso desordenado, em que são necessários muitos números e evidências para se chegar a uma conclusão confiável. E pode ser difícil encontrar gêmeos suficientes para participar de uma pesquisa.

No caso da esquizofrenia, esta condição neurológica afeta menos de cinco em cada mil indivíduos, o que torna especialmente difícil recolher dados suficientes sobre gêmeos. Por isso, o National Danish Twin Register, combinado com ferramentas estatísticas adequadas, revelou-se um excelente caminho para ajudar os cientistas.

Herdabilidade em estudo na Finlândia

Um estudo com gêmeos não-idênticos realizado na Finlândia, em 1998, que utilizou uma amostra menor do Registo Nacional de População finlandês, concluiu que a herdabilidade da esquizofrenia era de 83%.

Outra análise conduzida na Suécia, em 2007, dividiu a probabilidade de risco entre os sexos, encontrando genes que podem ser a causa da esquizofrenia em 67% das mulheres e 41% nos homens.

A interpretação destes números se torna mais complexa tendo em conta que a própria esquizofrenia é uma condição difícil de estudar. Tal como o autismo, em um passado recente, a palavra tenta cobrir um amplo espectro de causas e sintomas que precisam ser melhores avaliados ou classificados.

Na tentativa de alcançar uma melhor precisão nas estatísticas, os pesquisadores deste último estudo, publicado na Biological Psychiatry, calcularam duas estimativas, tanto em uma definição restrita como em uma desordem mais ampla do espectro da esquizofrenia.

Para a definição mais específica, estimaram que os genes determinaram o diagnóstico da condição em 79% dos casos totais. Quando expandido para incluir aqueles com distúrbio do espectro da esquizofrenia, o número caiu para 73%.

“Este estudo é agora a estimativa mais compreensível e completa da herdabilidade da esquizofrenia e da sua diversidade diagnóstica. Isso interessante porque indica que o risco genético para a doença parece ser de quase igual importância em todo o espectro da esquizofrenia”, afirma Rikke Hilker, da Universidade de Copenhague.

Em busca de um diagnóstico

O estudo também proporcionou a idade média de 28,9 anos, quando os sintomas desta doença se tornam suficientemente significativos para um diagnóstico.

Estudos em gêmeos são ferramentas úteis, mas são baseados na suposição de que os gêmeos refletem os mesmos padrões de herança da população em geral. Há também a questão de saber quanto de cada base de dados nacional pode ser generalizada e aplicável em outras partes do mundo.

O debate conflitante da natureza versus a educação social muitas vezes esconde a complexidade da doença e da deficiência.

Mesmo a herança de um gene pode ser complicada pelos efeitos editoriais da epigenética, ou as chamadas mutações do mosaico pós-zigótico que ocorrem logo após a concepção.

Os genes individuais têm sido associados à esquizofrenia no passado, e com base nos resultados deste estudo, mais coisas podem ser descobertas no futuro.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …

Obama faz campanha para Biden e tenta ganhar votos republicanos com evento drive-in na Pensilvânia

Em seu primeiro evento presencial do ano, o ex-presidente Barack Obama vai participar de uma campanha drive-in na noite desta quarta-feira (21) na Pensilvânia. A expectativa é que Obama conquiste eleitores negros no sul …

Cientistas acabam de descobrir um órgão misterioso escondido no centro da cabeça humana

Cientistas fizeram uma descoberta anatômica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana que de alguma forma passaram despercebidas até agora. Essa “entidade misteriosa” foi identificada acidentalmente …