Novo golpe do boleto está circulando no Brasil

A empresa de segurança ESET identificou um novo golpe de atualização de boleto bancário no Brasil.

Os cibercriminosos criaram sites falsos que prometem atualizar boletos vencidos, sem recorrer ao banco ou ao emissor. No entanto, quem cai neste golpe acaba recebendo um novo boleto, mas com os dados alterados para que o pagamento caia na conta do golpista.

Campanhas publicitárias, como o Google AdWord e links patrocinados, são usadas para aplicar o golpe.

Dessa forma, todas as vezes que o usuário inserir no campo de busca a palavra “Boleto” ou assuntos relacionados ao tema, os links dos sites fraudulentos aparecem como anúncios nos buscadores.

(dr) ESET

-

Se a vítima clicar no link do anúncio falso, será automaticamente direcionada para um site onde serão solicitadas informações sobre o boleto, como nome do banco, data de vencimento e valor.

Em seguida, um novo documento é gerado para impressão, porém com as informações do banco e conta totalmente diferentes dos dados originais. “Sempre que o usuário tiver problema ou precisar fazer qualquer ajuste no boleto é importante entrar em contato diretamente com a instituição que emitiu o documento”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET. “Além disso, ter soluções proativas de segurança instaladas no computador e no smartphone, como anti-malware e filtragem de conteúdo web/anti-phishing, ajuda a evitar cair em golpes na internet”, completa o executivo.

(dr) ESET

-

Neste caso específico, os cibercriminosos registraram o domínio do site malicioso usando um servidor Proxy de registro Domains by Proxy (DBP) de uma das maiores empresas de hospedagem de sites do mundo.

O objetivo desse serviço é resguardar a privacidade dos donos do registro de domínio para que suas informações, como nome, endereço, telefone e outras, não fiquem disponíveis para consulta pública na Internet.

Golpes relacionados à boletos bancários começaram a surgir em meados de 2014, mas ganharam corpo no ano passado.

Geralmente, os criminosos não alteram nenhuma informação do documento – valores e nome de beneficiário permanecem – exceto, claro, a conta beneficiada pelo pagamento.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …

Cidade inteira é colocada em quarentena na China por causa de vírus exótico que se espalha pelo mundo

A China colocou toda a cidade de Wuhan sob quarentena para tentar evitar o contágio do vírus mortal 2019-nCoV, uma nova cepa do coronavírus identificada pouco tempo atrás. O município é o local onde uma epidemia …

Ministro astronauta mostra Terra esférica no Instagram para calar terraplanistas

Talvez quem escolhe acreditar no terraplanismo realmente não queira aceitar provas de que a Terra é esférica, mas, de qualquer forma, muita gente continua tentando convencê-los de que acreditam em uma falácia. Dessa vez foi o …

Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em …