Novo golpe do boleto está circulando no Brasil

A empresa de segurança ESET identificou um novo golpe de atualização de boleto bancário no Brasil.

Os cibercriminosos criaram sites falsos que prometem atualizar boletos vencidos, sem recorrer ao banco ou ao emissor. No entanto, quem cai neste golpe acaba recebendo um novo boleto, mas com os dados alterados para que o pagamento caia na conta do golpista.

Campanhas publicitárias, como o Google AdWord e links patrocinados, são usadas para aplicar o golpe.

Dessa forma, todas as vezes que o usuário inserir no campo de busca a palavra “Boleto” ou assuntos relacionados ao tema, os links dos sites fraudulentos aparecem como anúncios nos buscadores.

(dr) ESET

-

Se a vítima clicar no link do anúncio falso, será automaticamente direcionada para um site onde serão solicitadas informações sobre o boleto, como nome do banco, data de vencimento e valor.

Em seguida, um novo documento é gerado para impressão, porém com as informações do banco e conta totalmente diferentes dos dados originais. “Sempre que o usuário tiver problema ou precisar fazer qualquer ajuste no boleto é importante entrar em contato diretamente com a instituição que emitiu o documento”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET. “Além disso, ter soluções proativas de segurança instaladas no computador e no smartphone, como anti-malware e filtragem de conteúdo web/anti-phishing, ajuda a evitar cair em golpes na internet”, completa o executivo.

(dr) ESET

-

Neste caso específico, os cibercriminosos registraram o domínio do site malicioso usando um servidor Proxy de registro Domains by Proxy (DBP) de uma das maiores empresas de hospedagem de sites do mundo.

O objetivo desse serviço é resguardar a privacidade dos donos do registro de domínio para que suas informações, como nome, endereço, telefone e outras, não fiquem disponíveis para consulta pública na Internet.

Golpes relacionados à boletos bancários começaram a surgir em meados de 2014, mas ganharam corpo no ano passado.

Geralmente, os criminosos não alteram nenhuma informação do documento – valores e nome de beneficiário permanecem – exceto, claro, a conta beneficiada pelo pagamento.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …