(dr) Lucas Films

A icónica Princesa Leia Organa em Star Wars (1977)

No final de 2016, o mundo despediu-se da atriz Carrie Fisher, cuja morte prematura, aos 60 anos, ocorreu em 27 de dezembro, quatro dias após ela sofrer um ataque cardíaco em um voo de Londres para Los Angeles.

Embora ela tenha feito muitos papéis, Carrie Fisher ficou mais conhecida por interpretar a Princesa Leia na saga épica Star Wars.

Tão logo a notícia da morte de Carrie Fisher surgiu, as redes sociais de todo o mundo ficaram inundadas de homenagens para a atriz, incluindo milhares, senão milhões de imagens mostrando crianças usando o penteado icônico da Princesa Leia, que você provavelmente reconhece como dois rolos presos em cada lado de sua cabeça.

Em uma entrevista publicada pela revista Time em 2002, George Lucas, o homem que criou Star Wars, disse ter encontrado inspiração nas mulheres da Revolução Mexicana, no início do século 20, conhecidas como soldaderas.

“Usei uma espécie de olhar revolucionário de uma versão feminina de Pancho Villa, que é o que ele representa. Esse penteado é da virada do século no México“, disse na ocasião o realizador.

Pancho Villa, pseudônimo de José Doroteo Arango, foi um dos mais conhecidos generais e comandantes da Revolução Mexicana, conflito armado que teve lugar no México, com início em 20 de novembro de 1910.

Quem eram as soldaderas?

De acordo com o Mi Sazón, o nome das mulheres que lutaram na Revolução Mexicana veio da palavra aragonesa soldada, utilizada para chamar o pagamento que elas recebiam em troca de seus serviços.

“As chamadas soldaderas foram mulheres mexicanas anônimas que se alistaram para lutar com as forças revolucionárias”, explica o Mi Sazón.

“Com grande coragem e idealismo, elas lutaram para garantir uma vida de dignidade para toda a classe trabalhadora rural, que eram responsáveis pelas tarefas mais difíceis, recebendo um salário baixo, quase sempre expostos ao perigo devido à ganância indiferente do empregador. Algumas dessas mulheres não esperaram pelas tropas para matá-las, saíram em busca das tropas.”

Em seu artigo “Las Soldaderas, Mujeres de Armas Tomar“, a historiadora mexicana Elena Poniatowska explicou sua importância.

“Sem as soldaderas não haveria Revolução Mexicana; elas a mantiveram viva e produtiva, e, como se fosse uma semente, a nutriram ao longo dos anos, sem estas mulheres, os soldados não poderiam comer, dormir ou lutar. Como podemos concluir, suas condições de vida eram muito difíceis”, diz a historiadora.

Foram essas mulheres que inspiraram o penteado que George Lucas usou no seu maior protagonista feminino. O escritor e professor Eric Tang compartilhou esse post após visitar uma exposição no Museu de Arte de Denver, em Colorado, onde ele viu uma foto que pode provar a origem do penteado.

Eric Tang /Facebook

Clara de la Rocha

A mulher da foto é Clara de la Rocha, revolucionária e filha do herói mexicano, também revolucionário, Herculano de la Rocha.

No entanto, a escritora Tabea Linhard, autora de “Mulheres sem medo na Revolução Mexicana e na Guerra Civil Espanhola”, discorda dessa ideia. “Eu gostaria de dizer que o penteado da Princesa Leia foi baseado nas ‘soldaderas’ da Revolução Mexicana, mas não foi o caso”, diz Linhard à BBC.

“Se você olhar as fotos deste período, verá mulheres usando longas tranças, algumas usando chapéus. Na época, elas cobriam seus cabelos com uma mantilha. Então, um penteado como o da Leia, não era, certamente, uma opção conveniente“, explica.

Mas não há Força como a dos usuários da Internet, que não demoraram em dar sua opinião sobre o caso. E a maior parte, defende que é mesmo verdade, George Lucas se inspirou nas soldaderas de Pancho Villa para criar o penteado da icônica Leia Organa.

E olhando para as fotos lado a lado, não há mesmo forma de duvidar, o penteado da Princesa Leia não veio de uma galáxia muito, muito distante.

Ciberia // Global Voices

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …