(dr) Lucas Films

A icónica Princesa Leia Organa em Star Wars (1977)

No final de 2016, o mundo despediu-se da atriz Carrie Fisher, cuja morte prematura, aos 60 anos, ocorreu em 27 de dezembro, quatro dias após ela sofrer um ataque cardíaco em um voo de Londres para Los Angeles.

Embora ela tenha feito muitos papéis, Carrie Fisher ficou mais conhecida por interpretar a Princesa Leia na saga épica Star Wars.

Tão logo a notícia da morte de Carrie Fisher surgiu, as redes sociais de todo o mundo ficaram inundadas de homenagens para a atriz, incluindo milhares, senão milhões de imagens mostrando crianças usando o penteado icônico da Princesa Leia, que você provavelmente reconhece como dois rolos presos em cada lado de sua cabeça.

Em uma entrevista publicada pela revista Time em 2002, George Lucas, o homem que criou Star Wars, disse ter encontrado inspiração nas mulheres da Revolução Mexicana, no início do século 20, conhecidas como soldaderas.

“Usei uma espécie de olhar revolucionário de uma versão feminina de Pancho Villa, que é o que ele representa. Esse penteado é da virada do século no México“, disse na ocasião o realizador.

Pancho Villa, pseudônimo de José Doroteo Arango, foi um dos mais conhecidos generais e comandantes da Revolução Mexicana, conflito armado que teve lugar no México, com início em 20 de novembro de 1910.

Quem eram as soldaderas?

De acordo com o Mi Sazón, o nome das mulheres que lutaram na Revolução Mexicana veio da palavra aragonesa soldada, utilizada para chamar o pagamento que elas recebiam em troca de seus serviços.

“As chamadas soldaderas foram mulheres mexicanas anônimas que se alistaram para lutar com as forças revolucionárias”, explica o Mi Sazón.

“Com grande coragem e idealismo, elas lutaram para garantir uma vida de dignidade para toda a classe trabalhadora rural, que eram responsáveis pelas tarefas mais difíceis, recebendo um salário baixo, quase sempre expostos ao perigo devido à ganância indiferente do empregador. Algumas dessas mulheres não esperaram pelas tropas para matá-las, saíram em busca das tropas.”

Em seu artigo “Las Soldaderas, Mujeres de Armas Tomar“, a historiadora mexicana Elena Poniatowska explicou sua importância.

“Sem as soldaderas não haveria Revolução Mexicana; elas a mantiveram viva e produtiva, e, como se fosse uma semente, a nutriram ao longo dos anos, sem estas mulheres, os soldados não poderiam comer, dormir ou lutar. Como podemos concluir, suas condições de vida eram muito difíceis”, diz a historiadora.

Foram essas mulheres que inspiraram o penteado que George Lucas usou no seu maior protagonista feminino. O escritor e professor Eric Tang compartilhou esse post após visitar uma exposição no Museu de Arte de Denver, em Colorado, onde ele viu uma foto que pode provar a origem do penteado.

Eric Tang /Facebook

Clara de la Rocha

A mulher da foto é Clara de la Rocha, revolucionária e filha do herói mexicano, também revolucionário, Herculano de la Rocha.

No entanto, a escritora Tabea Linhard, autora de “Mulheres sem medo na Revolução Mexicana e na Guerra Civil Espanhola”, discorda dessa ideia. “Eu gostaria de dizer que o penteado da Princesa Leia foi baseado nas ‘soldaderas’ da Revolução Mexicana, mas não foi o caso”, diz Linhard à BBC.

“Se você olhar as fotos deste período, verá mulheres usando longas tranças, algumas usando chapéus. Na época, elas cobriam seus cabelos com uma mantilha. Então, um penteado como o da Leia, não era, certamente, uma opção conveniente“, explica.

Mas não há Força como a dos usuários da Internet, que não demoraram em dar sua opinião sobre o caso. E a maior parte, defende que é mesmo verdade, George Lucas se inspirou nas soldaderas de Pancho Villa para criar o penteado da icônica Leia Organa.

E olhando para as fotos lado a lado, não há mesmo forma de duvidar, o penteado da Princesa Leia não veio de uma galáxia muito, muito distante.

Ciberia // Global Voices

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Confira o que cérebro de abelhas tem em comum com o de humanos

Segundo cientistas, existem semelhanças entre a atividade cerebral das abelhas-europeias e a dos humanos, o que poderia levar abelhas a serem usadas para estudar funções cerebrais dos humanos. As oscilações alfa (a atividade eléctrica gerada pelo …

Síndrome bizarra: esse é o primeiro caso de uma pessoa que urina álcool

Médicos do hospital da Universidade de Pittsburgh Medical Center (EUA) relataram o primeiro caso de uma síndrome bizarra na qual a pessoa urina álcool. Em outras palavras, o álcool se forma naturalmente na sua bexiga, …

Amazon abre seu primeiro supermercado que não aceita dinheiro

Dois anos depois de a Amazon inovar no ramo das lojas de conveniência abrindo a sua própria rede que aceita apenas pagamentos virtuais, a empresa está pronta para dar o próximo passo: nesta terça-feira (25), …

Não há motivo para pânico por coronavírus no Brasil, dizem especialistas

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, confirmado nesta quarta-feira (26/02), levou o estado de São Paulo, onde reside o paciente infectado, a montar um centro de contingência para enfrentamento da doença. Quatro mil leitos, …

Abolição da pena de morte no Colorado entra em vigor em julho

O Colorado, no oeste americano, se tornou o vigésimo segundo estado dos Estados Unidos a abolir a pena capital, depois de um intenso e longo debate, especialmente por parte da oposição republicana. O fim da …

Cannabis tem potencial terapêutico como antibiótico, segundo cientistas

Uma equipe de cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, estabeleceu que o canabigerol (CBG) tem potencial no tratamento de bactérias patogênicas. Cientistas da Universidade McMaster no Canadá identificaram um composto antibacteriano gerado pela maconha que poderia …

Escócia será o primeiro país a distribuir absorventes menstruais gratuitamente

O Parlamento autônomo da Escócia deu um passo em direção à gratuidade dos absorventes higiênicos para mulheres - decisão inédita no mundo. A proposta de lei foi votada por 112 deputados e visa lutar contra …

Não precisa sofrer. Carnaval começa cedo em 2021

Com a chegada da quarta-feira de Cinzas, está declarado o fim do Carnaval 2020… Ok, vai… Dá para fazer mais um bota fora na sexta e sábado dessa semana, pois, como sempre, brasileiro dá o …

Coronavírus: antiga vacina pode ter resposta para prevenção contra Covid-19

Novos casos do coronavírus SARS-CoV-2 continuam a se espalhar pelo mundo, mesmo que em velocidade menor de propagação, e sem nenhuma vacina ou medicamento para a prevenção — pelo menos até agora. Já são mais de …

Líderes políticos condenam apoio de Bolsonaro a ato anti-Congresso

Presidente teria compartilhado com aliados convocação para manifestações a seu favor e contra o Legislativo. Lula, FHC, OAB e outras lideranças alertam contra ameaça às instituições democráticas e à Constituição. Líderes políticos de várias correntes e …