(dr) Lucas Films

A icónica Princesa Leia Organa em Star Wars (1977)

No final de 2016, o mundo despediu-se da atriz Carrie Fisher, cuja morte prematura, aos 60 anos, ocorreu em 27 de dezembro, quatro dias após ela sofrer um ataque cardíaco em um voo de Londres para Los Angeles.

Embora ela tenha feito muitos papéis, Carrie Fisher ficou mais conhecida por interpretar a Princesa Leia na saga épica Star Wars.

Tão logo a notícia da morte de Carrie Fisher surgiu, as redes sociais de todo o mundo ficaram inundadas de homenagens para a atriz, incluindo milhares, senão milhões de imagens mostrando crianças usando o penteado icônico da Princesa Leia, que você provavelmente reconhece como dois rolos presos em cada lado de sua cabeça.

Em uma entrevista publicada pela revista Time em 2002, George Lucas, o homem que criou Star Wars, disse ter encontrado inspiração nas mulheres da Revolução Mexicana, no início do século 20, conhecidas como soldaderas.

“Usei uma espécie de olhar revolucionário de uma versão feminina de Pancho Villa, que é o que ele representa. Esse penteado é da virada do século no México“, disse na ocasião o realizador.

Pancho Villa, pseudônimo de José Doroteo Arango, foi um dos mais conhecidos generais e comandantes da Revolução Mexicana, conflito armado que teve lugar no México, com início em 20 de novembro de 1910.

Quem eram as soldaderas?

De acordo com o Mi Sazón, o nome das mulheres que lutaram na Revolução Mexicana veio da palavra aragonesa soldada, utilizada para chamar o pagamento que elas recebiam em troca de seus serviços.

“As chamadas soldaderas foram mulheres mexicanas anônimas que se alistaram para lutar com as forças revolucionárias”, explica o Mi Sazón.

“Com grande coragem e idealismo, elas lutaram para garantir uma vida de dignidade para toda a classe trabalhadora rural, que eram responsáveis pelas tarefas mais difíceis, recebendo um salário baixo, quase sempre expostos ao perigo devido à ganância indiferente do empregador. Algumas dessas mulheres não esperaram pelas tropas para matá-las, saíram em busca das tropas.”

Em seu artigo “Las Soldaderas, Mujeres de Armas Tomar“, a historiadora mexicana Elena Poniatowska explicou sua importância.

“Sem as soldaderas não haveria Revolução Mexicana; elas a mantiveram viva e produtiva, e, como se fosse uma semente, a nutriram ao longo dos anos, sem estas mulheres, os soldados não poderiam comer, dormir ou lutar. Como podemos concluir, suas condições de vida eram muito difíceis”, diz a historiadora.

Foram essas mulheres que inspiraram o penteado que George Lucas usou no seu maior protagonista feminino. O escritor e professor Eric Tang compartilhou esse post após visitar uma exposição no Museu de Arte de Denver, em Colorado, onde ele viu uma foto que pode provar a origem do penteado.

Eric Tang /Facebook

Clara de la Rocha

A mulher da foto é Clara de la Rocha, revolucionária e filha do herói mexicano, também revolucionário, Herculano de la Rocha.

No entanto, a escritora Tabea Linhard, autora de “Mulheres sem medo na Revolução Mexicana e na Guerra Civil Espanhola”, discorda dessa ideia. “Eu gostaria de dizer que o penteado da Princesa Leia foi baseado nas ‘soldaderas’ da Revolução Mexicana, mas não foi o caso”, diz Linhard à BBC.

“Se você olhar as fotos deste período, verá mulheres usando longas tranças, algumas usando chapéus. Na época, elas cobriam seus cabelos com uma mantilha. Então, um penteado como o da Leia, não era, certamente, uma opção conveniente“, explica.

Mas não há Força como a dos usuários da Internet, que não demoraram em dar sua opinião sobre o caso. E a maior parte, defende que é mesmo verdade, George Lucas se inspirou nas soldaderas de Pancho Villa para criar o penteado da icônica Leia Organa.

E olhando para as fotos lado a lado, não há mesmo forma de duvidar, o penteado da Princesa Leia não veio de uma galáxia muito, muito distante.

Ciberia // Global Voices

DEIXE UMA RESPOSTA:

Linkin Park homenageará Chester Bennington com show em Los Angeles

O Linkin Park prestará uma homenagem a seu falecido vocalista, Chester Bennington, com um show especial no legendário Hollywood Bowl de Los Angeles no próximo dia 27 de outubro, informou a banda nesta segunda-feira (18) …

Astronautas que ficaram 8 meses isolados para simular missão em Marte são liberados

Depois de passar oito meses simulando a vida em Marte nas encostas do vulcão Mauna Loa, seis “astronautas” foram liberados de um habitat havaiano no domingo (17 de setembro) para retornar à civilização. Eles acabam de …

Cientistas conseguem identificar as vozes que os esquizofrênicos escutam

Uma nova descoberta científica sobre o cérebro revela que as vozes na cabeça de pacientes esquizofrênicos podem derivar de vozes do mundo real. A descoberta pode dar esperança de que os pacientes aprendam a ignorar …

Jovem alemã que combatia pelo Estado Islâmico pode ser condenada à morte

A adolescente alemã deverá ir a julgamento no Iraque, por envolvimento com o grupo terrorista Estado Islâmico, e pode ser condenada à morte. Linda Wenzel, de apenas 16 anos, estava desaparecida de casa, na cidade alemã …

"Justiça Para Mara": assassinato de jovem por motorista do Cabify gera revolta no México

A morte de Mara Castilla, uma jovem de 19 anos assassinada por um motorista da plataforma de transporte Cabify, no México, enfureceu ainda mais os protestos contra um crime cada vez mais habitual no país: …

Arquipélago de Alcatrazes, em São Paulo, é aberto ao ecoturismo

O Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Arquipélago de Alcatrazes, localizado em São Sebastião (SP), será aberto para atividades de mergulho recreativo e passeio embarcado para observação da fauna. A abertura para visitação pública da unidade …

Pesquisa CNT: 3,4% aprovam governo Temer e 75,6% reprovam

A Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) com o Instituto MDA, divulgada nesta terça-feira (19), indica que 3,4% dos brasileiros entrevistados consideram positivo o governo do presidente Michel Temer e 75,6% o avaliam como …

Trump na ONU: EUA estão preparados para "destruir totalmente" a Coreia do Norte

Diante das Nações Unidas, o presidente americano Donald Trump disse que os Estados Unidos estão prontos para "destruir totalmente" a Coreia do Norte caso seja "forçado" a defender a si e a seus aliados. "Estamos prontos, …

Temer na ONU: presidente quer Brasil "mais aberto ao mundo"

Em discurso para líderes mundiais na abertura da 72ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (19), em Nova York, o presidente Michel Temer disse que o Brasil deve estar mais aberto ao mundo e …

Justiça autoriza psicólogos a oferecer terapia de reorientação sexual

Um juiz federal do Distrito Federal autorizou, em caráter liminar, que psicólogos possam atender eventuais pacientes que busquem terapia para reorientação sexual. A decisão atendeu a uma ação de três psicólogos que pediam a suspensão de …