O planeta anão Ceres é um Oceano, afirmam cientistas

NASA

O planeta anão Ceres — há muito considerado uma estéril rocha espacial — é um mundo oceânico com reservatórios de água marinha sob sua superfície, descobriu uma grande missão de exploração que divulgou seus resultados na segunda-feira.

Ceres é o maior objeto no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, o que permitiu que a sonda espacial Dawn da NASA capturasse imagens de alta resolução da sua superfície, de acordo com o portal Phys.

Agora, uma equipe de pesquisadores dos EUA e Europa analisou imagens enviadas pela sonda, capturadas a cerca de 35 quilômetros do planeta anão.

As observações focaram na cratera Occator — de vinte milhões de anos — e afirmaram que há um “extenso reservatório” de água salgada abaixo de sua superfície.

Inúmeros estudos publicados nesta segunda-feira nas revistas científicas Nature Astronomy, Nature Geoscience e Nature Communications também especificam mais detalhes sobre o asteróide, descoberto em 1801 pelo italiano Giuseppe Piazzi.

Usando fotografias infravermelhas, pesquisadores encontraram hidrohalita, um composto nunca encontrado fora de nosso planeta, mas comum no gelo do mar.

Maria Cristina De Sanctis, do Istituto Nazionale di Astrofisica de Roma, afirmou que a hidrohalita é um indício evidente de que Ceres tinha um água marinha.

“Agora podemos dizer que Ceres é uma espécie de mundo oceânico, assim como algumas das luas de Saturno e Júpiter”, a pesquisadora afirmou para a AFP.

A equipe afirmou que os depósitos de minerais parecem ter acumulado durante os últimos dois milhões de anos.

Essa observação indica que é possível que a salmoura ainda esteja emergindo do interior do planeta e isso poderia trazer implicações importantes para futuros estudos.

“O material encontrado em Ceres é extremamente importante em termos de astrobiologia. Sabemos que todos esses minerais são essenciais para o surgimento da vida”, ela disse.

Outro artigo científico de pesquisadores dos EUA analisaram as fotos da cratera Occator e determinaram que sua superfície irregular pode ter sido formada quando água congelou na superfície após ter sido lançada pelo impacto de um meteoro.

Os autores enfatizaram que suas observações demonstram que estes processos de congelamento de água “se estendem além da Terra e Marte, e têm estado ativos em Ceres no passado geologicamente recente”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …