Odeia ter que trabalhar cedo? A ciência está do seu lado

Vamos direto ao assunto: começar o trabalho cedo pode ser ruim para a sua saúde. Quem o diz é um novo estudo.

A Universidade de Surrey, na Inglaterra, e a Universidade Northwestern, nos EUA, informam que os notívagos colocar a saúde em risco com noites tardias e com inícios de dia “prematuros”.

Já se sabe que a falta de sono pode causar doenças cardíacas, mas as descobertas mais recentes dizem que o sono insuficiente resultante de adormecer a altas horas da noite também pode resultar em problemas de saúde mental e diabetes, além do consumo não saudável de álcool e drogas.

As taxas de mortalidade também foram 10% maiores nos “corujas” do que aqueles que gostam de ir para a cama cedo.

O Independent relata: os pesquisadores disseram que os patrões devem permitir horários de trabalho flexíveis para que os funcionários possam começar e terminar mais tarde.

“Essa é uma questão de saúde pública que não pode mais ser ignorada”, disse Malcolm von Schantz, professor de cronobiologia da Universidade de Surrey. “Devemos discutir a possibilidade de permitir que as noites comecem e terminem o trabalho mais tarde, quando for prático. E precisamos de mais pesquisas sobre como podemos ajudar os notívagos a lidar com o maior esforço de manter o relógio do corpo sincronizado com a hora do sol”.

O estudo analisou os hábitos do sono de 433 mil pessoas e acompanhou sua saúde durante seis anos e meio. Enquanto os seres humanos evoluíram para dormir de acordo com o ciclo dia-noite, cada pessoa tem uma predisposição individual para dormir as horas de acordo com fatores ambientais e genéticos conhecidos como “cronotipo”.

“Os notívagos que tentam viver em um mundo matinal podem ter consequências para a saúde dos seus corpos”, disse Kristen Knutson, coautora e professora associada de neurologia da Feinberg School of Medicine da Northwestern University.

“Se pudermos reconhecer que esses cronotipos são, em parte, geneticamente determinados e não apenas uma falha de caráter, os empregos e as horas de trabalho poderiam ter mais flexibilidade”.

“Não devem ser forçadas a se levantar para um turno das 8h. Façam com que os turnos de trabalho correspondam aos cronotipos das pessoas”, apelou aos empregadores.

Ciberia // Move / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo comprova ligação entre estresse e cabelos brancos

Pesquisadores brasileiros e americanos investigaram processo de embranquecimento dos cabelos e concluem que estresse leva à liberação de substância que pode danificar células-tronco regeneradoras de pigmentos. Quando Maria Antonieta foi capturada durante a Revolução Francesa, consta …

Japão pretende desenvolver tecnologia ultrarrápida 6G até 2030

O governo japonês elaborará uma estratégia abrangente sobre as futuras redes de comunicação sem fio ultrarrápidas 6G e montou um painel para discutir o assunto, declarou ministra japonesa do Interior e Comunicações. O anúncio foi feito …

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …

A descoberta dessa nova célula imunológica pode ser um tratamento “universal” para o câncer

Um novo estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) descobriu um tipo de célula imune que poderia levar a uma “terapia universal” contra o câncer. Estamos falamos de uma célula T equipada com um tipo …

Governo brasileiro diz que UPS está interessada na privatização dos Correios

A privatização dos Correios tem despertado o interesse de diversas empresas estrangeiras de logística. Há algum tempo, Alibaba e Amazon manifestaram desejo em participar do processo de desestatização da estatal brasileira. Agora, a UPS também teria …

Coronavírus. OMS diz que ainda é cedo para decretar urgência internacional

Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (23) em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, descartou, por enquanto, lançar um alerta de urgência internacional contra o coronavírus que se espalha …

Parlamento britânico valida definitivamente acordo do Brexit

O Parlamento britânico adotou em definitivo o acordo do Brexit, abrindo caminho para a saída do Reino Unido da União Europeia dentro de nove dias. O texto que regula os termos do divórcio, negociado entre o …

Brasil piora em ranking mundial de corrupção

O Brasil caiu uma posição no principal ranking internacional de corrupção, passando da 105ª para a 106ª entre 180 países, segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (23/01) pela ONG Transparência Internacional. O Brasil continua sendo um …