O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), um dos maiores negacionistas da pandemia e fomentador de fake news sobre o novo coronavírus, está internado com covid-19 em um hospital em Porto Alegre.
Segundo comunicado do Hospital São Lucas, Osmar está “com bom padrão respiratório, apresenta melhora no quadro geral e está respondendo às medidas adotadas até o momento”.
O deputado e ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro testou positivo para o vírus no dia 13 de novembro e afirmou que iniciaria um tratamento precoce com o vermífugo ivermectina e com a hidroxicloroquina, dois medicamentos sem comprovação científica que, aparentemente, não funcionaram para evitar o quadro grave no parlamentar.
Osmar Terra foi uma das principais vozes da base governista a se opor ao Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e se demonstrou totalmente contrário ao lockdown. No início da pandemia, ele também afirmou que o coronavírus não mataria mais de 2.000 brasileiros. O Brasil registra mais de 170 mil mortos e mais de 6 milhões de infectados.
Confira algumas afirmações do negacionista:
“A Gripe suína, H1N1, matou 2 pessoas a cada dia no Brasil em 2019. Este número, deve ser maior que as mortes que acontecerão pelo coronavírus aqui. E não se parou o país nem se destruiu a economia, como está acontecendo agora. É o fato e a versão do fato!”, afirmou no Twitter. Estava completamente errado.
“Não tem uma evidência científica que lockdown e quarentena diminuem o número de casos. Nunca se fez isso. É a primeira vez na história da humanidade. Estamos sendo cobaias de uma experiência que não funciona. (…) Essa história de que lockdown, flexibilização, piora, melhora, é invenção. Isso não tem base científica nenhuma. Temos que discutir ciência. Lockdown e quarentena não têm nada a ver com ciência”, disse à CNN em março. Espero que ele tenha olhado o que aconteceu na China, no Vietnã e na Nova Zelândia para perceber o efeito de um bom lockdown com alta testagem para perceber que estava errado.
“No Brasil, onde estamos sendo submetidos a uma quarentena radical que destrói nossa economia e empregos, eu pergunto: onde está o achatamento da curva??!! Não existe. Com a quarentena ou não, chegaremos ao pico da epidemia antes do final de abril”, tuitou em março. O Brasil vive uma segunda onda do vírus em NOVEMBRO. Novamente… errado.
Quanto ao tratamento com ivermectina e hidroxicloroquina ele também parece estar errado.
Segundo nota oficial do Hospital São Lucas, o deputado federal está “melhorando”, mas permanece internado por desenvolver graves adversidades causadas pelo novo coronavírus.
“Informamos que o deputado federal Osmar Terra, admitido no Hospital São Lucas da PUCRS no domingo, 22, permanece internado para tratamento dos sintomas decorrentes da COVID-19. O paciente se encontra estável, com bom padrão respiratório, apresenta melhora no quadro geral e está respondendo às medidas adotadas até o momento, sob os cuidados do infectologista Dr. Fabiano Ramos.”, afirmou o Dr. Saulo Gomes Bornhorst, diretor técnico do hospital, em nota à imprensa.
// Hypeness