Pais espanhóis iniciam greve de um mês aos deveres de casa

Os pais de crianças que frequentam a escola pública na Espanha iniciaram essa semana uma greve de um mês aos deveres de casa passados aos seus filhos, uma iniciativa inédita no país.

A Confederação Espanhola de Associações de Pais e Mães de Alunos (CEAPA), que representa cerca de 12 mil associações, instou as famílias das várias comunidades autonómicas espanholas a se recusarem a fazer os deveres durante os fins-de-semana de Novembro, noticiou o jornal espanhol El Mundo.

Os argumentos da CEAPA, defendidos em setembro numa carta aberta, é que os deveres de casa “invadem o tempo das famílias” e “violam o direito ao recreio, à brincadeira e a participar nas atividades artísticas e culturais”, tal como vem descrito no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança.

A confederação distribuiu pelos pais três cartas para entregarem nas escolas: na primeira é pedido ao diretor da escola que ordene aos professores da criança que não lhe passem deveres de casa em novembro, a segunda é o mesmo pedido, mas feito diretamente ao tutor da criança.

A terceira é uma carta dirigida ao professor, para explicar que o aluno não fez os deveres devido ao “direito constitucional que as famílias têm de tomar as decisões que considerem oportunas no âmbito familiar, que tem caráter privado, e que a escola não pode invadir”.

“Em virtude dos direitos que me assistem, dei prioridade às atividades familiares, como não podia deixar de ser, e, portanto, os deveres de casa não foram feitos”, acrescenta a carta que, segundo a CEAPA, os pais que aderirem à greve poderão entregar às escolas como forma de livre-trânsito.

O presidente da CEAPA, José Luis Pazos, declarou ao El Mundo que os pais querem “recuperar o tempo familiar dos fins-de-semana”.

“Também queremos que o modelo mude e que se dê um salto qualitativo no sistema educativo. Escolas de outros países funcionam sem deveres de casa, sem livros de texto e sem provas e obtêm resultados magníficos”, realçou.

Os estudos científicos demonstram que fazer mais deveres de casa não melhora, necessariamente, o rendimento escolar.

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta mesmo que os deveres de casa “reforçam a disparidade socio-económica entre os estudantes” e “aumentam o intervalo entre os ricos e os pobres”.

A Espanha é um dos países em que os professores mais passam deveres de casa, ocupando aos alunos uma média de 6,5 horas por semana, face à média de 4,9 horas.

// ZAP

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