Igreja Católica chilena proíbe (por escrito) padres de tocar nos genitais de crianças

lrubilar / Flickr

Cardeal de Santiago do Chile, Ricardo Ezzati

A Igreja Católica no Chile publicou um manual de instruções dirigido aos sacerdotes sobre os comportamentos proibidos na interação com crianças e menores.

Segundo o El País, “abraços muito apertados”, “palmadas nos glúteos, tocar na área dos genitais ou no peito”, “fazer massagens”, “dar beijos na boca” ou “se encostar ou dormir junto com meninos, meninas ou adolescentes” são algumas das proibições que constam no documento assinado pelo cardeal de Santiago do Chile, Ricardo Ezzati.

O manual foi publicado e rapidamente retirado do site da igreja chilena poucas horas depois de a polêmica ter se instalado. O documento foi assinado pelo cardeal de Santiago do Chile, acusado pela justiça chilena de encobrir abusos sexuais no seio da igreja católica, que explicava na introdução do manual que era apenas uma versão de trabalho.

Assim, a versão definitiva do documento – Orientações que promovem o bom trato e a Coexistência Pastoral Saudável – deveria ficar pronta em abril do próximo ano. Por enquanto, o cardeal não faz referência a abusos sexuais, falando apenas de “sinais ambíguos”.

Apesar de ser apenas uma versão, o documento gerou indignação entre as vítimas que acusam a igreja chilena de não compreender a dimensão da tragédia dos abusos sexuais, classificando o documento de “vergonhoso“.

Jaime Concha, médico chileno que entre dez e 17 anos sofreu abusos sexuais de sacerdotes no colégio que frequentava, disse ao jornal espanhol que o documento “demonstra com clareza que a igreja não entende nada dessa tragédia”. “É indignante“, atirou.

Com nove páginas, o documento tem um capítulo dedicado a “mostras de afeto”, no qual a igreja católica no Chile proíbe os “abraços por trás”, “lutar ou entrar em jogos que impliquem tocar de maneira inapropriada” e “condutas que podem ser mal interpretadas e por isso devem ser evitadas”.

Além disso, acrescenta, os sacerdotes não devem “violar a privacidade, olhando ou tirando fotos de meninos, meninas, adolescentes ou pessoas vulneráveis que estejam nuas, se vestindo ou tomando banho”.

O certo é que a polêmica em torno do documento se instalou muito rapidamente, com Ricardo Ezzati sentindo a necessidade de vir esclarecer em público que se tratava apenas de um instrumento de trabalho.

Dessa forma, o cardeal vincou que “serão corrigidos certos conteúdos que foram traduzidos de forma literal e que não são adequados e podem ser sujeitos a interpretações erradas”.

O escândalo de abusos sexuais cometidos por membros do clero no Chile reacendeu após a visita do Papa Francisco ao país. A viagem motivou fortes críticas contra o bispo Juan Carlos, acusado de encobrir durante décadas abusos sexuais praticados pelo padre Fernando Karadima, condenado em 2011 pelo Vaticano e suspenso das funções.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …