Igreja Católica chilena proíbe (por escrito) padres de tocar nos genitais de crianças

lrubilar / Flickr

Cardeal de Santiago do Chile, Ricardo Ezzati

A Igreja Católica no Chile publicou um manual de instruções dirigido aos sacerdotes sobre os comportamentos proibidos na interação com crianças e menores.

Segundo o El País, “abraços muito apertados”, “palmadas nos glúteos, tocar na área dos genitais ou no peito”, “fazer massagens”, “dar beijos na boca” ou “se encostar ou dormir junto com meninos, meninas ou adolescentes” são algumas das proibições que constam no documento assinado pelo cardeal de Santiago do Chile, Ricardo Ezzati.

O manual foi publicado e rapidamente retirado do site da igreja chilena poucas horas depois de a polêmica ter se instalado. O documento foi assinado pelo cardeal de Santiago do Chile, acusado pela justiça chilena de encobrir abusos sexuais no seio da igreja católica, que explicava na introdução do manual que era apenas uma versão de trabalho.

Assim, a versão definitiva do documento – Orientações que promovem o bom trato e a Coexistência Pastoral Saudável – deveria ficar pronta em abril do próximo ano. Por enquanto, o cardeal não faz referência a abusos sexuais, falando apenas de “sinais ambíguos”.

Apesar de ser apenas uma versão, o documento gerou indignação entre as vítimas que acusam a igreja chilena de não compreender a dimensão da tragédia dos abusos sexuais, classificando o documento de “vergonhoso“.

Jaime Concha, médico chileno que entre dez e 17 anos sofreu abusos sexuais de sacerdotes no colégio que frequentava, disse ao jornal espanhol que o documento “demonstra com clareza que a igreja não entende nada dessa tragédia”. “É indignante“, atirou.

Com nove páginas, o documento tem um capítulo dedicado a “mostras de afeto”, no qual a igreja católica no Chile proíbe os “abraços por trás”, “lutar ou entrar em jogos que impliquem tocar de maneira inapropriada” e “condutas que podem ser mal interpretadas e por isso devem ser evitadas”.

Além disso, acrescenta, os sacerdotes não devem “violar a privacidade, olhando ou tirando fotos de meninos, meninas, adolescentes ou pessoas vulneráveis que estejam nuas, se vestindo ou tomando banho”.

O certo é que a polêmica em torno do documento se instalou muito rapidamente, com Ricardo Ezzati sentindo a necessidade de vir esclarecer em público que se tratava apenas de um instrumento de trabalho.

Dessa forma, o cardeal vincou que “serão corrigidos certos conteúdos que foram traduzidos de forma literal e que não são adequados e podem ser sujeitos a interpretações erradas”.

O escândalo de abusos sexuais cometidos por membros do clero no Chile reacendeu após a visita do Papa Francisco ao país. A viagem motivou fortes críticas contra o bispo Juan Carlos, acusado de encobrir durante décadas abusos sexuais praticados pelo padre Fernando Karadima, condenado em 2011 pelo Vaticano e suspenso das funções.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Parlamento da China aprova lei que pode significar fim da autonomia de Hong Kong

O Parlamento chinês adotou nesta quinta-feira, praticamente por unanimidade, a polêmica lei sobre segurança nacional em Hong Kong. Segundo críticos, a medida acabará com a autonomia da ex-colônia britânica, cenário de grandes manifestações pró-democracia …

França proíbe uso de hidroxicloroquina para tratar covid-19

Decisão foi tomada após parecer desfavorável do Conselho Superior de Saúde Pública. País é o primeiro a adotar proibição desde que OMS suspendeu testes com o medicamento no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A …

Netflix vai permitir reprodução de filmes e séries parcialmente baixados

Já faz um bom tempo que a Netflix liberou a função de baixar filmes e séries para ver offline e, agora, parece que a empresa trabalha em uma maneira de liberar a reprodução antes mesmo …

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …

Costa Rica realiza primeiro casamento homoafetivo da América Central e celebra avanço social

Duas mulheres se casaram na manhã desta terça-feira na Costa Rica, que se tornou o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas homoafetivas. A pandemia de coronavírus restringiu as comemorações. …

Novo coronavírus não se propaga facilmente pelo contato com superfícies e objetos

Nós sabíamos que o novo coronavírus poderia sobreviver em superfícies por determinados períodos de tempo, e que há detergentes especiais para o manterem longe, mas essa não era a principal forma de transmissão. Agora o Centro …

Sistema do Twitter falha em rotular mensagens falsas

Com o propósito de ajudar seus usuários a não serem vítimas da desinformação sobre a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Twitter investiu em mecanismos com base na inteligência artificial para rotular postagens falsas e …