Igreja Católica chilena proíbe (por escrito) padres de tocar nos genitais de crianças

lrubilar / Flickr

Cardeal de Santiago do Chile, Ricardo Ezzati

A Igreja Católica no Chile publicou um manual de instruções dirigido aos sacerdotes sobre os comportamentos proibidos na interação com crianças e menores.

Segundo o El País, “abraços muito apertados”, “palmadas nos glúteos, tocar na área dos genitais ou no peito”, “fazer massagens”, “dar beijos na boca” ou “se encostar ou dormir junto com meninos, meninas ou adolescentes” são algumas das proibições que constam no documento assinado pelo cardeal de Santiago do Chile, Ricardo Ezzati.

O manual foi publicado e rapidamente retirado do site da igreja chilena poucas horas depois de a polêmica ter se instalado. O documento foi assinado pelo cardeal de Santiago do Chile, acusado pela justiça chilena de encobrir abusos sexuais no seio da igreja católica, que explicava na introdução do manual que era apenas uma versão de trabalho.

Assim, a versão definitiva do documento – Orientações que promovem o bom trato e a Coexistência Pastoral Saudável – deveria ficar pronta em abril do próximo ano. Por enquanto, o cardeal não faz referência a abusos sexuais, falando apenas de “sinais ambíguos”.

Apesar de ser apenas uma versão, o documento gerou indignação entre as vítimas que acusam a igreja chilena de não compreender a dimensão da tragédia dos abusos sexuais, classificando o documento de “vergonhoso“.

Jaime Concha, médico chileno que entre dez e 17 anos sofreu abusos sexuais de sacerdotes no colégio que frequentava, disse ao jornal espanhol que o documento “demonstra com clareza que a igreja não entende nada dessa tragédia”. “É indignante“, atirou.

Com nove páginas, o documento tem um capítulo dedicado a “mostras de afeto”, no qual a igreja católica no Chile proíbe os “abraços por trás”, “lutar ou entrar em jogos que impliquem tocar de maneira inapropriada” e “condutas que podem ser mal interpretadas e por isso devem ser evitadas”.

Além disso, acrescenta, os sacerdotes não devem “violar a privacidade, olhando ou tirando fotos de meninos, meninas, adolescentes ou pessoas vulneráveis que estejam nuas, se vestindo ou tomando banho”.

O certo é que a polêmica em torno do documento se instalou muito rapidamente, com Ricardo Ezzati sentindo a necessidade de vir esclarecer em público que se tratava apenas de um instrumento de trabalho.

Dessa forma, o cardeal vincou que “serão corrigidos certos conteúdos que foram traduzidos de forma literal e que não são adequados e podem ser sujeitos a interpretações erradas”.

O escândalo de abusos sexuais cometidos por membros do clero no Chile reacendeu após a visita do Papa Francisco ao país. A viagem motivou fortes críticas contra o bispo Juan Carlos, acusado de encobrir durante décadas abusos sexuais praticados pelo padre Fernando Karadima, condenado em 2011 pelo Vaticano e suspenso das funções.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

A bondade não compensa (quem é simpático corre mais risco de falência)

As pessoas mais afáveis, com personalidades generosas e cordiais, tendem a se sair pior financeiramente do que as que são menos “boazinhas”, concluiu um estudo das Universidades de Columbia (EUA) e College London (Reino Unido). Os …

As plataformas de gelo da Antártida “cantam” (e é bizarro)

A União Americana de Geofísica publicou um vídeo da plataforma de gelo Ross, na Antártica, “cantando”. Os tons sísmicos podem ser usados para monitorar as alterações nas plataformas de gelo. Exploradores polares registraram sons extraordinários ao examinar como …

Graffiti pode revelar a verdadeira data da erupção que destruiu Pompeia

Na terça-feira (16), as autoridades italianas anunciaram que a erupção vulcânica que destruiu a cidade romana de Pompeia, em 79 a.C., pode ter acontecido dois meses mais tarde do que pensavam os cientistas. Até agora, pensava-se …

Crianças com até 2 anos são as que mais usam aplicativos

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicativos como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrônicos têm até 2 anos. Segundo o estudo “Happy Kids: Aplicativos Seguros e Benéficos para Crianças”, do …

Mineral ultra-raro é descoberto em antiga cratera de meteorito na Austrália

Um mineral ultra-raro que se forma apenas quando rochas espaciais atingem a crosta terrestre com uma enorme pressão foi encontrado na Austrália. Até o momento, em todo o planeta, só foram encontrados seis exemplares desse …

Rede de trilhas de 18 mil km começa a ser construída no Brasil

O governo federal criou nesta sexta-feira (19) a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), formada por quatro grandes corredores interligando paisagens naturais no país por onde milhões de pessoas poderão …

Jornalista saudita teria sido desmembrado ainda vivo; durou sete minutos

Jamal Khashoggi, o jornalista saudita desaparecido desde 2 de outubro, teria sido torturado durante sete minutos e desmembrado ainda vivo no interior do consulado da Arábia Saudita, em Istambul, revela a imprensa turca. O jornal turco …

Candidatos têm propostas antagônicas para direitos humanos

Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) que disputam, no próximo dia 28, o segundo turno das eleições presidenciais deste ano, defendem diferentes pontos de vista sobre direitos humanos. Apesar de os dois citarem …

Eleita a 1ª deputada indígena do Brasil, Wapichana promete ser resistência

Combater as "ameaças" aos direitos dos povos indígenas será um dos principais desafios de Joênia Wapichana, a primeira mulher indígena na história a ser eleita para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados. A adoção do …

Acessível e sustentável, parque suspenso em meio a Mata Atlântica é inaugurado em São Paulo

São Paulo e região metropolitana sofrem com a escassez de áreas verdes. O deficit acarreta na falta de opções de lazer e aumenta os efeitos da poluição. Por isso, é ótima a notícia de que São …