Paulo Maluf tem mandato cassado pela Câmara; decisão foi unânime

Leonardo Prado / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados decidiu cassar, nesta quarta-feira (22), o mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), de 86 anos. A decisão da Mesa Diretora foi unânime.

De acordo com o portal de notícias da Globo, Paulo Maluf, que está preso desde dezembro, foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro, em maio de 2017.

O Ministério Público Federal o acusou de usar contas no exterior para lavar recursos desviados da Prefeitura de São Paulo quando foi prefeito, entre 1993 e 1996.

Maluf cumpre pena de 7 anos e 9 meses de reclusão em casa, em São Paulo, após condenação por desvios em obras quando foi prefeito da capital paulista.

Ele chegou a ser preso por três meses em regime fechado, em Brasília, mas teve direito a regime domiciliar concedido pelo plenário do Supremo Tribunal Federal em maio.

No mês de maio, Paulo Salim Maluf foi novamente condenado, por unanimidade, pela Primeira Turma do STF por falsidade ideológica com fins eleitorais devido a fraudes na prestação de contas de sua campanha eleitoral de 2010.

A pena é de 2 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto, convertido para domiciliar.

Ciberia // G1 / Agência Brasil

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A novela MALUF começa possivelmente antes mesmo de ter sido prefeito de S. Paulo. Deus deve ter-lhe concedido a oportunidade de poder meter a mão na caixa do dinheiro público, e aproveitou essa graça ao extremo. Até que, ironia das ironias, foi condenado em 1998 nos Estados Unidos pelos roubos cometidos no seu país. Enfim, não directamente, mas por não conseguir justificar a origem dos 22 milhões de dollars depositados num banco americano. Em iguais circunstâncias, segui-se Jersey (Inglaterra), que devolveu ao estado Brasileiro o dinheiro encontrado nas suas contas. Seguiu-se a França em 2003 quando este heroi tentava levantar a bagatela de 1,7 milhões do seu suado dinheirinho no Credit Agricole dos Campos Elisios.
    Sete anos depois, em 2010, decidiu a justiça suissa, devolver mais uns trocos na ordem dos 13 milhões de dollars ao estado brasileiro. Em 2014 os alemães do Deutsch Bank vendo o fogo aproximar-se e não querendo ser chamuscados, fizeram um pacto com o Ministério Público de S. Paulo, e em 2014 devolveram ao estado brasileiro o equivalente a cerca de 6,2 milhões de euros. Enquanto tudo isto se desenrolava, Maluf (entretanto na lista de foras da lei da Interpol) jurava que não tinha um centavo em qualquer conta no exterior. Talvez os promotores brasileiro tenham acreditado no seu ar de bom mocinho (tenho observado que é bom actor), ou quiçá haverão outras razões, mas não deixa de ser estranho que quase não tenha feito contas com a justiça, que o tenham deixado voltar para a politica, e que só agora os seus pares o tenham chutado da Câmara. Mas como são insondáveis os mistérios da politica brasileira…por aqui me fico.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Proibição de doações empresariais não blindam política de interesses privados, afirma cientista político

Apesar da proibição do financiamento empresarial de campanhas, que vigora no país desde 2015 por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a classe empresarial continua engajada em diferentes candidaturas. Se, por um lado, …

Brasileiros são finalistas em Campeonato Mundial de Cubo Mágico

Criado nos anos 80, o cubo mágico é um dos brinquedos mais simples e fascinantes que existem. Quem nunca passou horas, dias, semanas ou até meses tentando acertar as cores de todas as faces ou …

Filhote de lobo da Idade do Gelo é encontrado preservado em mina de ouro

Enquanto procuravam por ouro nos solos gelados do território de Yukon, no Canadá, um grupo de mineiros descobriu um tesouro ainda mais raro: os corpos extremamente preservados de um filhote de lobo e de um …

Menino se despede do pai, e a foto já vale milhões (e muito mais em solidariedade)

A foto publicada no Twitter foi compartilhada milhares de vezes, gerando uma onda de solidariedade que já angariou mais de 7 milhões de rúpias. A maior parte do dinheiro servirá para ajudar a pagar as …

Programadores detectam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual. Frequentemente considerado como a grande …

Trump aconselha a Espanha a construir um muro no deserto do Saara

Donald Trump sugeriu ao governo espanhol uma medida para controlar os fluxos migratórios do Mediterrâneo. O presidente dos Estados Unidos quer que a Espanha construa um muro no deserto do Saara, na África. Depois de …

Dados do Ministério do Trabalho revelam: vagas de emprego despencaram após reforma trabalhista

“A reforma trabalhista vai gerar 6 milhões de empregos”, prometeu Henrique Meirelles (MDB), ex-ministro da Fazenda do governo de Michel Temer, em defesa das alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovadas pelo Congresso …

Aquecimento global: inundações do Rio Amazonas quadruplicaram nos últimos 30 anos

As inundações se tornaram mais frequentes e graves no rio Amazonas nos últimos 30 anos, de acordo com um estudo realizado por cientistas chilenos e britânicos, que apontam o aquecimento global como uma das causas …

Altar maia revela disputa pelo poder ao estilo de “Game of Thrones”

Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou um altar de calcário esculpido no sítio arqueológico de La Corona, localizado no norte da Guatemala, há 1500 anos. A peça, chamada Altar 5, foi descoberta no ano passado, mas …

Depois do gato, o termômetro de Schrodinger

Parecida com a teoria do gato de Schrodinger, em que o gato dentro da caixa pode estar ao mesmo tempo vivo e morto, um novo princípio de incerteza sustenta que os objetos quânticos podem ter …