Paulo Maluf tem mandato cassado pela Câmara; decisão foi unânime

Leonardo Prado / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados decidiu cassar, nesta quarta-feira (22), o mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), de 86 anos. A decisão da Mesa Diretora foi unânime.

De acordo com o portal de notícias da Globo, Paulo Maluf, que está preso desde dezembro, foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro, em maio de 2017.

O Ministério Público Federal o acusou de usar contas no exterior para lavar recursos desviados da Prefeitura de São Paulo quando foi prefeito, entre 1993 e 1996.

Maluf cumpre pena de 7 anos e 9 meses de reclusão em casa, em São Paulo, após condenação por desvios em obras quando foi prefeito da capital paulista.

Ele chegou a ser preso por três meses em regime fechado, em Brasília, mas teve direito a regime domiciliar concedido pelo plenário do Supremo Tribunal Federal em maio.

No mês de maio, Paulo Salim Maluf foi novamente condenado, por unanimidade, pela Primeira Turma do STF por falsidade ideológica com fins eleitorais devido a fraudes na prestação de contas de sua campanha eleitoral de 2010.

A pena é de 2 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto, convertido para domiciliar.

Ciberia // G1 / Agência Brasil

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A novela MALUF começa possivelmente antes mesmo de ter sido prefeito de S. Paulo. Deus deve ter-lhe concedido a oportunidade de poder meter a mão na caixa do dinheiro público, e aproveitou essa graça ao extremo. Até que, ironia das ironias, foi condenado em 1998 nos Estados Unidos pelos roubos cometidos no seu país. Enfim, não directamente, mas por não conseguir justificar a origem dos 22 milhões de dollars depositados num banco americano. Em iguais circunstâncias, segui-se Jersey (Inglaterra), que devolveu ao estado Brasileiro o dinheiro encontrado nas suas contas. Seguiu-se a França em 2003 quando este heroi tentava levantar a bagatela de 1,7 milhões do seu suado dinheirinho no Credit Agricole dos Campos Elisios.
    Sete anos depois, em 2010, decidiu a justiça suissa, devolver mais uns trocos na ordem dos 13 milhões de dollars ao estado brasileiro. Em 2014 os alemães do Deutsch Bank vendo o fogo aproximar-se e não querendo ser chamuscados, fizeram um pacto com o Ministério Público de S. Paulo, e em 2014 devolveram ao estado brasileiro o equivalente a cerca de 6,2 milhões de euros. Enquanto tudo isto se desenrolava, Maluf (entretanto na lista de foras da lei da Interpol) jurava que não tinha um centavo em qualquer conta no exterior. Talvez os promotores brasileiro tenham acreditado no seu ar de bom mocinho (tenho observado que é bom actor), ou quiçá haverão outras razões, mas não deixa de ser estranho que quase não tenha feito contas com a justiça, que o tenham deixado voltar para a politica, e que só agora os seus pares o tenham chutado da Câmara. Mas como são insondáveis os mistérios da politica brasileira…por aqui me fico.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …