Paulo Maluf tem mandato cassado pela Câmara; decisão foi unânime

Leonardo Prado / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados decidiu cassar, nesta quarta-feira (22), o mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), de 86 anos. A decisão da Mesa Diretora foi unânime.

De acordo com o portal de notícias da Globo, Paulo Maluf, que está preso desde dezembro, foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro, em maio de 2017.

O Ministério Público Federal o acusou de usar contas no exterior para lavar recursos desviados da Prefeitura de São Paulo quando foi prefeito, entre 1993 e 1996.

Maluf cumpre pena de 7 anos e 9 meses de reclusão em casa, em São Paulo, após condenação por desvios em obras quando foi prefeito da capital paulista.

Ele chegou a ser preso por três meses em regime fechado, em Brasília, mas teve direito a regime domiciliar concedido pelo plenário do Supremo Tribunal Federal em maio.

No mês de maio, Paulo Salim Maluf foi novamente condenado, por unanimidade, pela Primeira Turma do STF por falsidade ideológica com fins eleitorais devido a fraudes na prestação de contas de sua campanha eleitoral de 2010.

A pena é de 2 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto, convertido para domiciliar.

Ciberia // G1 / Agência Brasil

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A novela MALUF começa possivelmente antes mesmo de ter sido prefeito de S. Paulo. Deus deve ter-lhe concedido a oportunidade de poder meter a mão na caixa do dinheiro público, e aproveitou essa graça ao extremo. Até que, ironia das ironias, foi condenado em 1998 nos Estados Unidos pelos roubos cometidos no seu país. Enfim, não directamente, mas por não conseguir justificar a origem dos 22 milhões de dollars depositados num banco americano. Em iguais circunstâncias, segui-se Jersey (Inglaterra), que devolveu ao estado Brasileiro o dinheiro encontrado nas suas contas. Seguiu-se a França em 2003 quando este heroi tentava levantar a bagatela de 1,7 milhões do seu suado dinheirinho no Credit Agricole dos Campos Elisios.
    Sete anos depois, em 2010, decidiu a justiça suissa, devolver mais uns trocos na ordem dos 13 milhões de dollars ao estado brasileiro. Em 2014 os alemães do Deutsch Bank vendo o fogo aproximar-se e não querendo ser chamuscados, fizeram um pacto com o Ministério Público de S. Paulo, e em 2014 devolveram ao estado brasileiro o equivalente a cerca de 6,2 milhões de euros. Enquanto tudo isto se desenrolava, Maluf (entretanto na lista de foras da lei da Interpol) jurava que não tinha um centavo em qualquer conta no exterior. Talvez os promotores brasileiro tenham acreditado no seu ar de bom mocinho (tenho observado que é bom actor), ou quiçá haverão outras razões, mas não deixa de ser estranho que quase não tenha feito contas com a justiça, que o tenham deixado voltar para a politica, e que só agora os seus pares o tenham chutado da Câmara. Mas como são insondáveis os mistérios da politica brasileira…por aqui me fico.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …