Paulo Maluf tem mandato cassado pela Câmara; decisão foi unânime

Leonardo Prado / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados decidiu cassar, nesta quarta-feira (22), o mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), de 86 anos. A decisão da Mesa Diretora foi unânime.

De acordo com o portal de notícias da Globo, Paulo Maluf, que está preso desde dezembro, foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro, em maio de 2017.

O Ministério Público Federal o acusou de usar contas no exterior para lavar recursos desviados da Prefeitura de São Paulo quando foi prefeito, entre 1993 e 1996.

Maluf cumpre pena de 7 anos e 9 meses de reclusão em casa, em São Paulo, após condenação por desvios em obras quando foi prefeito da capital paulista.

Ele chegou a ser preso por três meses em regime fechado, em Brasília, mas teve direito a regime domiciliar concedido pelo plenário do Supremo Tribunal Federal em maio.

No mês de maio, Paulo Salim Maluf foi novamente condenado, por unanimidade, pela Primeira Turma do STF por falsidade ideológica com fins eleitorais devido a fraudes na prestação de contas de sua campanha eleitoral de 2010.

A pena é de 2 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto, convertido para domiciliar.

Ciberia // G1 / Agência Brasil

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A novela MALUF começa possivelmente antes mesmo de ter sido prefeito de S. Paulo. Deus deve ter-lhe concedido a oportunidade de poder meter a mão na caixa do dinheiro público, e aproveitou essa graça ao extremo. Até que, ironia das ironias, foi condenado em 1998 nos Estados Unidos pelos roubos cometidos no seu país. Enfim, não directamente, mas por não conseguir justificar a origem dos 22 milhões de dollars depositados num banco americano. Em iguais circunstâncias, segui-se Jersey (Inglaterra), que devolveu ao estado Brasileiro o dinheiro encontrado nas suas contas. Seguiu-se a França em 2003 quando este heroi tentava levantar a bagatela de 1,7 milhões do seu suado dinheirinho no Credit Agricole dos Campos Elisios.
    Sete anos depois, em 2010, decidiu a justiça suissa, devolver mais uns trocos na ordem dos 13 milhões de dollars ao estado brasileiro. Em 2014 os alemães do Deutsch Bank vendo o fogo aproximar-se e não querendo ser chamuscados, fizeram um pacto com o Ministério Público de S. Paulo, e em 2014 devolveram ao estado brasileiro o equivalente a cerca de 6,2 milhões de euros. Enquanto tudo isto se desenrolava, Maluf (entretanto na lista de foras da lei da Interpol) jurava que não tinha um centavo em qualquer conta no exterior. Talvez os promotores brasileiro tenham acreditado no seu ar de bom mocinho (tenho observado que é bom actor), ou quiçá haverão outras razões, mas não deixa de ser estranho que quase não tenha feito contas com a justiça, que o tenham deixado voltar para a politica, e que só agora os seus pares o tenham chutado da Câmara. Mas como são insondáveis os mistérios da politica brasileira…por aqui me fico.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Metade da chuva anual da Terra cai em apenas 12 dias

São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade …

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é uma arma fatal para o seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2 mil …

Alemanha vai proibir carros a diesel nas autoestradas

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas. As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos …

Companhia aérea pede a passageiros que paguem conserto de avião para decolar

A companhia aérea polaca LOT pediu aos passageiros, que esperavam no aeroporto de Pequim para embarcar em um voo para Varsóvia, que pagassem trabalhos de reparo no avião, informo o jornal Caixin. Segundo o portal de …

Dilma promete “aliança até com o diabo” para combater Bolsonaro

A ex-presidente Dilma Rousseff prometeu, em Buenos Aires, uma “aliança até com o diabo” para combater o governo de Jair Bolsonaro, que considera ser um “neofascista”. No Fórum do Pensamento Crítico, em Buenos Aires, Dilma Rousseff …

Descoberta uma nova estrela cercada por “megaestrutura alienígena”

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível megaestrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Pela primeira vez, NASA detecta explosão magnética no lado escuro da Terra

A Missão Multiescala Magnetosférica (MMS), projeto espacial composto por quatro satélites lançados pela NASA em 2015, detectou uma explosão magnética no lado noturno da Terra nunca vista antes. De acordo com o artigo publicado este mês …

Ferimentos diurnos cicatrizam mais rápido que os noturnos

Segundo uma pesquisa recente, ferimentos causados durante o dia cicatrizam mais rápido do que aqueles que foram causados durante a noite. Essa conclusão é explicada pela influência do nosso relógio biológico sobre as células humanas. Tendemos …

Promoção Black Friday Goodoffer24: Windows 10 Pro por R$ 51,20; Office 2016 Pro por R$ 115,95. Tudo com 20% de desconto!

A Black Friday está chegando e se você está à procura de novos softwares, veja algumas ótimas ofertas que a Goodoffer24.com preparou para você! A GoodOffer24.com já está vendendo com preços de Black Friday. E se …

Brasileira cria esmalte em dose única para variar cores sem desperdício

Uma empreendedora mineira de Juiz de Fora criou o esmalte em dose única, o sonho de mulheres que gostam de variar as cores, com higiene, sem desperdício e sem acumular vários vidrinhos em casa. Gláucia Mangia, …