Pessoas em situação de rua viram guias turísticos na Irlanda

Olha só que iniciativa maravilhosa. Na Irlanda, o projeto ‘Secret Street Tours’ treina pessoas em situação de rua para usar seu conhecimento sobre a cidade para serem guias de turistas em tours pela cidade de Dublin.

De acordo com o Razões para Acreditar, a iniciativa tem transformado a cidade, que tem sofrido com um crescente aumento de pessoas em situação de rua.

O universitário Tom Austin começou o projeto neste ano, após ter visto ideias similares que aconteciam na Europa. Ele, que já tinha experiência com diversos trabalhos sociais, começou a convocar moradores de rua para fazer as viagens guiadas e nomeou o projeto de Secret Street Tours (em português, Tour Secreto das Ruas).

A experiência é importante para reerguer a vida das pessoas. Dublin e a Irlanda toda são vítimas de uma crise de moradia que levou milhares de pessoas às ruas desde 2011, e o ‘Secret Street Tours’ é uma maneira de recolocar essas pessoas dentro do mercado de trabalho e da sociedade. O primeiro morador de rua que fez parte do projeto foi Derek McGuire.

“Eu era invisível”, afirma Derek, que é co-fundador da iniciativa. “Eu podia tomar banho, eu podia fazer o que fosse. Ainda assim, ninguém olhava duas vezes para mim. Eu passava o tempo inteiro pensando como eu iria sobreviver àquilo”, contou ao The Irish Times, jornal de Dublin.

“Esse projeto me deu propósito e me conectou novamente à cidade e aos seus problemas sociais. Não é somente pelos tours. Eu encontrei um mentor que me ajuda a sair da jornada da rua, portanto é uma rede de apoio também. Precisamos ter certeza que as pessoas que saem dessa situação tenham bem-estar e é sobre isso que esse projeto é, no fim das contas”, completou Derek.

O ‘Secret Street Tour’ tem como fim não somente propor uma experiência turística, mas também aproveitar os tours pelos bairros para tratar de questões sociais, como desigualdade de renda, dificuldade da vida de moradores de rua e problemas do sistema de bem-estar social irlandês. Portanto, o projeto não é só focado em quem visita Dublin, mas é, certamente, uma experiência para os próprios moradores da cidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …