Pessoas em situação de rua viram guias turísticos na Irlanda

Olha só que iniciativa maravilhosa. Na Irlanda, o projeto ‘Secret Street Tours’ treina pessoas em situação de rua para usar seu conhecimento sobre a cidade para serem guias de turistas em tours pela cidade de Dublin.

De acordo com o Razões para Acreditar, a iniciativa tem transformado a cidade, que tem sofrido com um crescente aumento de pessoas em situação de rua.

O universitário Tom Austin começou o projeto neste ano, após ter visto ideias similares que aconteciam na Europa. Ele, que já tinha experiência com diversos trabalhos sociais, começou a convocar moradores de rua para fazer as viagens guiadas e nomeou o projeto de Secret Street Tours (em português, Tour Secreto das Ruas).

A experiência é importante para reerguer a vida das pessoas. Dublin e a Irlanda toda são vítimas de uma crise de moradia que levou milhares de pessoas às ruas desde 2011, e o ‘Secret Street Tours’ é uma maneira de recolocar essas pessoas dentro do mercado de trabalho e da sociedade. O primeiro morador de rua que fez parte do projeto foi Derek McGuire.

“Eu era invisível”, afirma Derek, que é co-fundador da iniciativa. “Eu podia tomar banho, eu podia fazer o que fosse. Ainda assim, ninguém olhava duas vezes para mim. Eu passava o tempo inteiro pensando como eu iria sobreviver àquilo”, contou ao The Irish Times, jornal de Dublin.

“Esse projeto me deu propósito e me conectou novamente à cidade e aos seus problemas sociais. Não é somente pelos tours. Eu encontrei um mentor que me ajuda a sair da jornada da rua, portanto é uma rede de apoio também. Precisamos ter certeza que as pessoas que saem dessa situação tenham bem-estar e é sobre isso que esse projeto é, no fim das contas”, completou Derek.

O ‘Secret Street Tour’ tem como fim não somente propor uma experiência turística, mas também aproveitar os tours pelos bairros para tratar de questões sociais, como desigualdade de renda, dificuldade da vida de moradores de rua e problemas do sistema de bem-estar social irlandês. Portanto, o projeto não é só focado em quem visita Dublin, mas é, certamente, uma experiência para os próprios moradores da cidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …