Cientistas norte-americanos descobriram uma antiga placa tectônica que influi diretamente no derretimento do maior bloco de gelo da Antártida.
Isso porque essa placa serve como um importante “amortecedor” que previne o deslizamento do gelo da Antártida em direção ao oceano.
A placa permaneceu escondida sob a terra durante centenas de milhões de anos. Se trata da plataforma de gelo Ross, que desacelera o deslizamento para o oceano de aproximadamente 20% do gelo da Antártida, o que equivale a uma elevação do nível do mar em quase 11,6 metros, afirma o portal Science Alert.
Os pesquisadores detectaram a placa graças às observações realizadas pelo sistema de exploração chamado IcePod. O sistema pode medir a altura, largura e a estrutura interior de um bloco de gelo, além de interceptar sinais magnéticos e gravitacionais dos blocos subjacentes.
O sistema também permite “ver” através do gelo até uma profundidade de centenas de metros para detectar estruturas que os satélites são incapazes de identificar.
Esta placa rochosa, situada entre o leste e oeste da Antártida, criou uma divisão sob o continente que protege a plataforma de gelo Ross das águas mais quentes e de seu possível derretimento, segundo estudo.
“Nós podemos ver que esta barreira geológica faz com que o fundo marinho no leste da Antártida seja mais profundo que no oeste. Isso afeta a maneira como a água circula sob o bloco de gelo”, afirmou Kirsty Tinto, geóloga da Universidade de Columbia e autora do estudo.
// SputnikNews