Poligamia: condenação de ex-bispo com 24 mulheres e 145 filhos expõe seita no Canadá

Jonathan Hayward / The Canadian Press

Poligamia: Winston Blackmore, ex bispo condenado por ter 24 mulheres e 145 filhos

Um tribunal de Colúmbia Britânica, uma província canadense, condenou dois líderes religiosos pela prática de poligamia na última terça-feira (25). Winston Blackmore, de 61 anos, se casou com 24 mulheres, com quem teve um total de filhos estimado em 145.

Além de Winston, também o ex-cunhado, James Oler, 53, se casou com cinco mulheres. Os dois podem pegar até cinco anos de prisão, segundo a BBC.

Blackmorer e Oler são membros da Bountiful, uma comunidade alternativa fundada em 1946 e que conta com cerca de 1.500 pessoas. Os dois são ex-bispos de um ramo dissidente da Igreja Mórmon chamado Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo em Seus Últimos Dias – FLDS.

A comunidade e o ramo canadense da FLDS têm sido investigados pelas autoridades desde os anos 90.

A seita também existe nos EUA e conta com 10 mil praticantes. Ao contrário da Igreja Mórmon, que aboliu a poligamia no final do século 19, a FLDS considera os casamentos múltiplos como um dos pilares da fé.

No Canadá, no entanto, a poligamia é ilegal, segundo o Código Penal. Nem Blackmore nem Oler negaram ser polígamos no tribunal. E, após o anúncio da condenação, Blackmore disse que “tinha sido condenado por viver de acordo com a sua religião“, e que nunca tinha escondido os múltiplos casamentos.

“Depois de 27 anos de investigações e dezenas de milhões de dólares gastos, a única coisa comprovada é algo que nunca negamos. Nunca neguei a minha fé”, disse.

A FLDS também é polêmica devido ao ex-líder, o americano Warren Jeffs, considerado um profeta pelos seus seguidores. Jeffs, que excomungou Blackmore em 2002, e nomeou Oler como seu substituto no cargo de bispo da FLDS no Canadá, cumpre pena de prisão perpétua nos EUA por assédio sexual de menores de idade que considerava “esposas”.

Uma investigação do FBI revelou que Jeffs promoveu vários casamentos ilegais dos seus seguidores com menores de idade. A batalha legal contra a seita no Canadá teve problemas relacionados com a interpretação da lei. Até que, em 2011, o Supremo Tribunal da província canadense determinou a constitucionalidade da leis anti poligamia.

O parecer do Tribunal foi de que a Seção 293 do Código Penal – que contempla a poligamia como uma ilegalidade – era uma “restrição razoável” às liberdades religiosas.

Mas a condenação de Blackmore e Oler não será o último capítulo desta história. O advogado de Blackmore, Blair Suffredine, disse antes do veredicto, que entraria com uma ação contra a Seção 293. Alguns especialistas em assuntos legais acreditam que o caso pode chegar ao Supremo Tribunal do Canadá.

BBC // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

“Bolsonaro não está dando os anéis, mas os dedos para tentar salvar o braço”, diz cientista política

O novo ministro super poderoso do governo de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, nomeado para a Casa Civil, toma posse esta semana. Apesar de todo o fisiologismo, a analista Graziella Testa, da Escola de Políticas …

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …

Orçamento recorde não salva Jogos Olímpicos de Tóquio do desânimo causado pela Covid-19

Os jornais franceses desta detalharam o desafio dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que começaram oficialmente nesta sexta-feira (23) sob a ameaça da Covid-19 e uma impopularidade recorde no Japão. Para a imprensa …

Comunidade LGBTQ da Hungria teme repressão e perseguições

Nos últimos meses, Boldizsár Nagy teve que lidar com situações que nunca imaginara. Por muito tempo, ele foi um jornalista e editor de livros infantis desconhecido, "ninguém especial", em suas próprias palavras. Quando, em 2020, ele …

68 anos! Conheça a história do homem com a maior crise de soluço do mundo

Você provavelmente já teve soluços ao longo da vida, certo? Alguns minutos de soluço são suficientes para deixar qualquer um emburrado. Mas já pensou soluçar por nada menos que 68 anos seguidos? Pois foi isso …

Mesmo após crise gerada por pandemia, Brasil terá 10 milhões de desempregados, dizem economistas

Com a aceleração da vacinação na maior parte do país, os brasileiros já começam a vislumbrar uma luz no fim do túnel da pandemia do coronavírus. Diante da perspectiva de gradual volta à normalidade, espera-se …