Poligamia: condenação de ex-bispo com 24 mulheres e 145 filhos expõe seita no Canadá

Jonathan Hayward / The Canadian Press

Poligamia: Winston Blackmore, ex bispo condenado por ter 24 mulheres e 145 filhos

Um tribunal de Colúmbia Britânica, uma província canadense, condenou dois líderes religiosos pela prática de poligamia na última terça-feira (25). Winston Blackmore, de 61 anos, se casou com 24 mulheres, com quem teve um total de filhos estimado em 145.

Além de Winston, também o ex-cunhado, James Oler, 53, se casou com cinco mulheres. Os dois podem pegar até cinco anos de prisão, segundo a BBC.

Blackmorer e Oler são membros da Bountiful, uma comunidade alternativa fundada em 1946 e que conta com cerca de 1.500 pessoas. Os dois são ex-bispos de um ramo dissidente da Igreja Mórmon chamado Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo em Seus Últimos Dias – FLDS.

A comunidade e o ramo canadense da FLDS têm sido investigados pelas autoridades desde os anos 90.

A seita também existe nos EUA e conta com 10 mil praticantes. Ao contrário da Igreja Mórmon, que aboliu a poligamia no final do século 19, a FLDS considera os casamentos múltiplos como um dos pilares da fé.

No Canadá, no entanto, a poligamia é ilegal, segundo o Código Penal. Nem Blackmore nem Oler negaram ser polígamos no tribunal. E, após o anúncio da condenação, Blackmore disse que “tinha sido condenado por viver de acordo com a sua religião“, e que nunca tinha escondido os múltiplos casamentos.

“Depois de 27 anos de investigações e dezenas de milhões de dólares gastos, a única coisa comprovada é algo que nunca negamos. Nunca neguei a minha fé”, disse.

A FLDS também é polêmica devido ao ex-líder, o americano Warren Jeffs, considerado um profeta pelos seus seguidores. Jeffs, que excomungou Blackmore em 2002, e nomeou Oler como seu substituto no cargo de bispo da FLDS no Canadá, cumpre pena de prisão perpétua nos EUA por assédio sexual de menores de idade que considerava “esposas”.

Uma investigação do FBI revelou que Jeffs promoveu vários casamentos ilegais dos seus seguidores com menores de idade. A batalha legal contra a seita no Canadá teve problemas relacionados com a interpretação da lei. Até que, em 2011, o Supremo Tribunal da província canadense determinou a constitucionalidade da leis anti poligamia.

O parecer do Tribunal foi de que a Seção 293 do Código Penal – que contempla a poligamia como uma ilegalidade – era uma “restrição razoável” às liberdades religiosas.

Mas a condenação de Blackmore e Oler não será o último capítulo desta história. O advogado de Blackmore, Blair Suffredine, disse antes do veredicto, que entraria com uma ação contra a Seção 293. Alguns especialistas em assuntos legais acreditam que o caso pode chegar ao Supremo Tribunal do Canadá.

BBC // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …