Vaticano estuda possível milagre de bispo de El Salvador Óscar Romero

Felton Davis / Flickr

O bispo salvadorenho Óscar Romero

O bispo salvadorenho Óscar Romero

O arcebispo de São Salvador, Jose Luis Escobar Alas, revelou esta semana que os responsáveis da Igreja Católica no país estão certos da autenticidade do milagre. No entanto, advertem que ainda pode levar bastante tempo até que a Congregação para as Causas dos Santos considere o assunto.

A Igreja Católica salvadorenha enviou no fim do mês passado ao Vaticano os resultados da investigação sobre a alegada cura de Cecilia Maribel Flores, atribuída à intercessão de Dom Óscar Arnulfo Romero, o que abriria a porta para sua canonização.

“Um milagre atribuído à sua intercessão foi enviado a Roma hoje. Rezemos pela sua canonização”, expressou no Twitter o Monsenhor Rafael Urrutia, Chanceler e Vigário da Arquidiocese de San Salvador, capital de El Salvador.

O bispo Óscar Romero, apelidado de “a voz dos sem voz”, foi assassinado com um tiro no peito quando rezava uma missa na capela do hospital da Divina Providência a 24 de março de 1980, em San Salvador, no início da Guerra Civil Salvadorenha (1980-1992).

Um relatório da Comissão da Verdade da ONU, que investigou as violações dos direitos humanos durante a guerra em El Salvador (1980-1992), concluiu que a ordem para assassinar Romero partiu de Roberto D’Aubuisson, ex-Major do Exército e fundador do Partido de direita Alianza Republicana Nacionalista, ARENA.

O Arcebispo, beatificado em 23 de maio de 2015 em San Salvador, denunciava em seus discursos os ataques dos corpos de segurança contra a população civil e outras violações dos direitos humanos.

O processo para torná-lo santo (a beatificação é a penúltima etapa) já dura longos anos com a oposição da ala mais conservadora da Igreja e dos partidos de direita, que apontavam “ideias marxistas” ao bispo, crítico da repressão do governo.

A petição pela canonização do bispo salvadorenho esteve parada durante anos na Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, até fevereiro de 2015, altura em que o papa Francisco deu início ao processo, declarando-o “mártir”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …

Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo. Dos 387 quilos de resíduos que o …

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …