Popa naufragada na Segunda Guerra é encontrada na costa do Alasca

(dr) Scripps Institution of Oceanography at UCSan Diego

Pesquisadores identificaram a popa de um navio da Segunda Guerra Mundial, atingido por uma mina japonesa no Mar de Bering há quase 75 anos. O destroço foi agora encontrado nas águas das Ilhas Aleutas, no Alasca.

Tecnologias de sonar e robôs aquáticos permitiram aos pesquisadores identificar a popa do USS Abner Read, arrancada do navio de guerra no dia 18 de agosto de 1943, a cerca de 88 metros abaixo da superfície do Mar de Bering, perto da ilha de Kiska, no Alasca. Cerca de 71 marinheiros americanos perderam a vida no naufrágio.

Não havia dúvidas“, disse em comunicado o líder da expedição Eric Terrill, oceanógrafo do Scripps Institution of Oceanography e cofundador do Project Recover, uma parceria público-privada que colaborou nas buscas.

“Nós conseguimos ver claramente a popa partida, a arma e o controle do leme, todos consistentes com os documentos históricos” da época, explicou.

No momento do naufrágio, o USS Abner Read patrulhava as águas de Kiska, no Alasca – que, juntamente com a ilha de Attu, era um dos dois únicos territórios dos EUA ocupados pelos japoneses durante a guerra.

Por volta da 1h50, horário local, deu-se uma enorme explosão que destruiu o navio de guerra. Acredita-se que tenha sido uma mina japonesa a causa da explosão.

O Abner Read, batizado em homenagem a um herói da Marinha da Guerra Civil, foi quase totalmente dilacerado e os marinheiros atirados ao mar gélido.

Apesar dos graves danos que a embarcação sofreu, a tripulação conseguiu impedir que a água chegasse à parte principal do navio, garantido assim a estabilidade do caso. Dois navios da Marinha ajudaram depois a rebocar os restos do navio até o porto.

“Esse foi um dano catastrófico que, por todas as razões, deveria ter afundado o navio inteiro”, disse Sam Cox, curador da Marinha e diretor do Comando de História e Patrimônio da Marinha, no mesmo comunicado.

(dr) Naval History & Heritage Command

Imagem do navio de guerra capturada em 1943

Apesar da destruição, o navio foi reparado e continuou a travar outras guerras contra os japoneses no Pacífico, antes de ser totalmente afundado em novembro de 1944. No entanto, a popa da embarcação nunca foi encontrada (até então). Durante a guerra, o Abner Read ganhou quatro estrelas de batalha.

Para encontrar o destroço, uma equipe de pesquisadores do Scripps Institution of Oceanography da Universidade da Califórnia, nos EUA, e da Universidade de Delaware começou a vasculhar o leito oceânico através de um sonar multi-feixes.

Quando era detectado um alvo provável, os cientistas enviavam um submarino operado remotamente para capturar imagens do objeto. Um destes vídeos confirmou que a popa pertencia ao USS Abner Read.

Naufrágios como o Abner Read são protegidos de buscas realizadas diretamente por mergulhadores, que podem danificar ou perturbar o local.

Essa é apenas a mais recente descoberta de uma série de navios e aeronaves da Marinha recentemente identificados. No início do ano, o Project Recover encontrou dois bombardeiros B-25, enquanto outras equipes de busca localizaram submarinos, navios de guerra e até um naufrágio da Guerra Civil dos EUA recorrendo a tecnologia semelhante.

“Entramos em uma nova era de exploração“, disse Mark Moline, cofundador do projeto. “Novos sensores e robôs subaquáticos aperfeiçoados estão sendo utilizados e podem transmitir imagens em tempo real, impulsionando novas descobertas”, concluiu.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estou entusiasmado com este post, com as materias de interesse geral, jornalismo serio, conservando a lightness of being, mas alerta, com a nuance politica necessaria, mas sem proselitismo, o que e um balmo para o cerebro coberto de “partisanship” em todas as medias, inclusive e especialmente, esta em que nos comunicamos. Em todo o mundo (estou em NYC). Para os que vem acompanhando publicacoes e continuo a ser um fanatico da imprensa impressa, este post, na epoca em que os Brasileiros tinham publicacao de bancas troppo imediaticas, a sua resenha seria comparada a “Eu Sei Tudo”, algum senior por ai? Congratulations!

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …