Está explicado por que os minúsculos cortes de papel machucam tanto

Dolorosos e inesperados – assim são os cortes de papéis que tantas vezes nos fazem sofrer. A ciência explica agora o motivo destes minúsculos cortes nos causarem uma dor tão aguda.

Fisicamente, os cortes em papel doem muito por diversas razões. Geralmente, ocorrem em partes do nosso corpo que são mais sensíveis, como os dedos, lábios ou língua.

As redes nervosas destas partes corporais sentem, com uma excepcional clareza e especificidade, sensações de calor, frio e pressão. Os cérebros dos humanos até têm áreas especializadas para receber os sinais provenientes dessas área em alta definição.

Ou seja, as requintadas habilidades sensoriais que tornam nossos dedos, lábios e língua tão bons naquilo que normalmente fazem, transformam também as lesões dessas áreas ainda mais dolorosas, explicou Gabriel Neal, médico e professor de Medicina Familiar na Universidade do Texas, em declarações ao The Conversation.

Por obra do acaso, essas áreas altamente sensíveis são as partes do nosso corpo que mais usamos no dia a dia. Por isso, cortes nos dedos, lábios e língua tendem a reabrir, nos condenando a reviver a dor de novo. E de novo.

Para piorar a situação, a profundidade da ferida é perfeita para expor e excitar as fibras nervosas da pele, sem chegar a danificá-las. No caso de lesões mais profundas, as fibras nervosas ficam gravemente danificadas e, por isso, a capacidade de comunicar a dor até o cérebro fica comprometida. Com um corte de papel, as fibras nervosas são acesas e estão totalmente operacionais.

Como minimizar a dor

Para minimizar o desconforto causado por um corte de papel, devemos lavar a lesão com água e sabão assim que for possível. Dessa forma, a possibilidade de infecção é reduzida, ajudando, ao mesmo tempo, a cicatrizar rapidamente.

Além disso, a ferida deve ser mantida limpa e, se possível, coberta com um pequeno curativo durante alguns dias para evitar a reabertura da lesão.

Os efeitos sentidos por um corte de papel são fruto da resposta mental – e, em parte, emocional – quase imediata do nosso cérebro. Essas lesões nos recordam que não importa quantas vezes façamos uma tarefa simples, pois continuamos a ser capazes de nos ferir acidentalmente de forma repetida.

Se esses cortes nos tornam mais solidários com a dor dos outros, talvez os cortes de papel até tenham algum propósito e nos façam bem. Talvez.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …

Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de …

“Lobisomem da Sibéria”: maior assassino em série da Rússia era policial e matou 78 mulheres

Um ex-policial russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado nesta segunda-feira (10) na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história …

Pacto Global para Migração da ONU é aprovado por mais de 150 países

O Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular das Nações Unidas (ONU) foi aprovado nesta segunda-feira (10) por mais de 150 países presentes na conferência intergovernamental da organização na cidade marroquina de Marraquexe. A …

Brasileiro é eleito para Associação Internacional de Seguridade Social

O secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Abi-Ramia Caetano, foi eleito para o cargo de secretário-geral da Associação Internacional de Seguridade Social (2019-2024). Ele será o primeiro brasileiro a ocupar a posição. Em …