Português cria site que detecta o mal de Parkinson através da voz

Um site que analisa ficheiros de voz e determina se o utilizador tem indícios da doença de Parkinson, permitindo assim uma detecção e tratamento precoce, foi desenvolvido por um engenheiro do Instituto Superior de Engenharia do Porto, norte de Portugal.

Além de permitir a detecção precoce do mal de Parkinson em pessoas de diferentes idades, a tecnologia tem também como objetivo diminuir os custos associados aos exames e aos tratamentos, explicou Diogo Braga, responsável pela criação do projeto, que terminou recentemente a graduação em Engenharia Informática no ISEP.

“Existe um elevado custo associado às doenças neurodegenerativas, com tratamentos dispendiosos e que apenas servem para dar uma melhor qualidade de vida do que aquela que os doentes teriam sem os tratamentos, que têm que ser cumpridos escrupulosamente para terem efeito”, disse o engenheiro.

No entanto, segundo Diogo Braga, a doença tem outros custos além do tratamento, que se prendem aos cuidadores, às depressões que os pacientes desenvolvem e ao fato de eles não terem atividade no mercado de trabalho.

“Quando é feito um somatório desses custos, o resultado é bastante elevado”, notou Diogo Braga, acrescentado que os tratamentos precoces não levam só a uma diminuição dos gastos associados, atuando também na progressão da doença para determinados estádios.

Para obter o resultado basta que os internautas (anônimos ou identificados) façam download no site de um arquivo de áudio (nos formatos ‘wav’ ou ‘mp3’) com cerca de cinco segundos.

O resultado é divulgado de imediato, indicando ao utilizador se tem indícios ou não, se deve consultar um médico ou repetir o teste em outro dia.

Esses indícios são detectados através de um sistema de aprendizagem automática (machine learning) baseada em dados de 24 pacientes com Parkinson, em diferentes estados de progressão da doença, e em dados de 30 pessoas saudáveis, tendo a precisão de identificação rondado os 92,38% durante os testes.

Diogo Braga explicou que a doença de Parkinson pode ser detectada pela rigidez na voz e nos ciclos vogais (que não conseguem ser percebidos pelos humanos).

“Quando expressamos uma vogal, nossa boca faz um ciclo, que é suposto ser fluído, sem nenhuma rigidez e sem travar”, indicou, esclarecendo que nos doentes de Parkinson, é possível detectar esses fatores na voz em uma fase precoce da doença.

Para o engenheiro, o fator diferenciador desta tecnologia é o fato de a detecção ser feita “com tolerância a ruído ambiente“.

“Como os internautas podem não estar em condições de laboratório, é importante que o sistema consiga detectar indícios da doença através da voz mesmo quando a gravação apresenta ruído ligeiro”, disse.

Desenvolvido no âmbito do estágio curricular que o recém-diplomado do ISEP realizou no Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD), o website demorou cerca de quatro meses para ser desenvolvido.

A plataforma, que pode ser adaptada no futuro para outras doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o Huntington, ainda não se encontra online.

Os docentes do ISEP e orientadores do projeto, Ana Maria Madureira e Luís Filipe Coelho, esclarecem que a prioridade tem sido dada à publicação de artigos científicos, que permitam “validar e conferir um maior grau de credibilidade ao projeto”.

O objetivo é, segundo os docentes, “refinar o protótipo, de modo a criar uma versão final que possa cumprir os exigentes e rigorosos padrões de qualidade e resposta necessários para ser reconhecida oficialmente como uma plataforma de apoio à medicina”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que fantástico!!
    Esse site será disponibilizado para a comunidade da web?
    Fico perplexa e muito positivamente impressionada com o que a ciência e a tecnologia podem fazer para tornar a vida humana mais saudável, confortável e longeva.
    No entanto, me entristece ver o quão difícil é levar uma pesquisa à termo com o pouco apoio e investimentos adequados das autoridades públicas e do setor privado, especialmente no Brasil, país tão rico e tão criminosamente mal tratado…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …