Estudante mapeia prédios vazios e quer transformá-los em lar para moradores em situação de rua

refetzner / Flickr

Centro de Porto Alegre (RS)

Pensando em uma forma de dar uma vida mais digna aos moradores em situação de rua, a estudante Adriana Sabadi desenvolveu um projeto especial como trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Adriana vive em Porto Alegre e sempre ficou chocada com a quantidade de edifícios abandonados, sem utilidade alguma e ao mesmo tempo, milhares de pessoas vivendo nas ruas sob péssimas condições.

A alternativa proposta pela estudante é utilizar os prédios em desuso de Porto Alegre de forma criativa, criando um balanço entre residências e pontos comerciais.

Adriana contou com a ajuda de seu orientador, João Farias Rovati, e juntos eles fizeram todo um mapeamento visual do centro histórico da cidade.

Ao todo haviam 49 edifícios completamente vazios e começando a se deteriorar por causa do desuso e falta de manutenção. Alguns destes prédios só estavam sendo ocupados no andar térreo, por causa dos estabelecimentos comerciais, mas os outros andares, completamente abandonados.

Atualmente, Porto Alegre vive uma crise de moradia, pois “existe muita gente sem casa e muita casa sem gente”. Então sua proposta é que esses edifícios vazios resolvam o problema e a questão da segurança, porque, segundo ela, zona pouco habitadas acabam se tornando mais perigosas.

“Através da razão entre habitação e comércio, verifica-se que estas zonas são justamente as que têm menos moradias. Ao cruzar estes dados com os dados relativos a edifícios em estado de abandono ou subutilizados, constata-se que parcela expressiva destas edificações está localizada nesta zona de habitação rarefeita”, disse ao Sul 21.

Quando questionada sobre a viabilidade de seu projeto, Adriana garante que é muito mais barato oferecer moradias em edifícios que já existem, apenas adaptando-os, do que fazer uma construção do início.

Mas “o que não tem mesmo é interesse político e dos proprietários”. Ela ainda defende que esses prédios sejam usados como um misto de estabelecimento comercial e residencial, utilizando o térreo como espaços de coworking ou pequenas empresas, por exemplo.

Para concluir seu projeto, Adriana se inspirou em casos como o de Loreni da Silva Alves, que vive nas ruas há mais de 30 anos, em barracas construídas por ele mesmo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

'Morra quem morrer', diz prefeito na Bahia ao decretar reabertura do comércio

O prefeito da cidade de Itabuna (BH), Fernando Gomes, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais que autorizará reabertura de estabelecimentos comerciais em 9 de julho. Ao anunciar a implementação do decreto que autorizará reabertura do …

Édouard Philippe, premiê francês, pede demissão e deixa cargo após três anos

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, apresentou sua demissão nesta sexta-feira (3) ao presidente Emmanuel Macron, que aceitou o pedido. O anúncio foi feito nesta manhã pela assessoria do palácio do Eliseu, a sede da …

Crânio achado em tumba submarina revela aparência de homem da Idade da Pedra

Oscar Nilsson, um artista forense sueco, reconstruiu virtualmente a aparência de um homem da Idade da Pedra, cujo crânio sem mandíbula foi encontrado em uma estaca dentro de uma tumba submarina de aproximadamente oito mil …

Alemanha quer eliminar extremismo de direita de tropa de elite

Com reforma, Ministério da Defesa alemão pretende "apertar o botão de reset" no KSK, unidade de elite das Forças Armadas abalada por escândalos sobre envolvimento de seus membros com extremismo de direita. A ministra alemã da …

Putin, presidente "eterno"? Para mais de 75% dos russos, a resposta é sim

Vladimir Putin, presidente "vitalício"? Essa é uma das apostas da votação que termina hoje na Rússia, e que vem sendo apoiada por cerca de 73,55% dos eleitores, que até agora votaram “SIM” neste referendo. Se …

Funcionários da Tesla são demitidos por ficarem em casa

Quando a fábrica da Tesla na Califórnia (EUA) reabriu em meados de maio, o CEO, Elon Musk, tranquilizou os trabalhadores dizendo que não precisariam ir à fábrica se "se sentissem desconfortáveis". No entanto, apesar do comunicado, …

Brasil supera marca de 60 mil mortes por covid-19

Segundo dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde, total acumulado de óbitos no país é de 60.632, com 1.448.753 infecções. Brasil tem ainda 826.866 pessoas recuperadas. O painel do Conselho Nacional de Secretários de …

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …